Francisco Sá que ocupava a presidência do IAPMEI desde fevereiro de 2021 em regime de substituição pediu para cessar funções esta semana, segundo comunicado do Ministério da Economia e do Mar, que comunica já o seu sucessor.

“O ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, designou hoje [quinta-feira, 26 de janeiro], em regime de substituição, o Mestre Luís Filipe Pratas Guerreiro, para exercer o cargo de presidente do Conselho Diretivo do IAPMEI,  na sequência do pedido de cessação de funções apresentado, esta semana, por Francisco Sá, que ocupava o cargo em regime de substituição desde fevereiro de 2021″.

De acordo com a nota curricular enviada, Luís Pratas Guerreiro estava, desde março de 2022 (quando o atual Executivo tomou posse), como adjunto de António Costa Silva com quem trabalhou na Partex.

Não são dados esclarecimentos sobre os motivos para a saída de Francisco Sá que foi nomeado pelo ministro Siza Vieira, na altura em que era seu adjunto João Neves, secretário de Estado que foi demitido por Costa Silva. O Jornal de Negócios, que avançou a notícia, diz que a demissão de Francisco Sá foi forçada pelo ministro da Economia, que se preparava para mudar a direção do IAPMEI.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Sai Francisco Sá, entra Luís Filipe Pratas Guerreiro que estava, desde março, com Costa Silva no Ministério da Economia. Era seu adjunto. Segundo o currículo, Luís Pratas Guerreiro é licenciado em engenharia de minas pelo Instituto Superior Técnico, tendo um mestrado em mineralurgia e planeamento mineiro e um MBA da Católica e outro do Insead.

A sua prática profissional foi sendo realizada na área dos petróleos e das minas. Esteve na Partex com Costa Silva, tendo sido diretor de Exploração e Novos Negócios (2010 -2021) e coordenador de Caracterização de Reservatórios (2004 -2010) nessa empresa à data detida pela Fundação Calouste Gulbenkian, e que entretanto foi vendida, ditando a saída de Costa Silva e de muitos outros quadros. Trabalhou também na Beicip -Franlab e na PDVSA da Venezuela; na CGGP e na BAPCO, Bahrain (1998 -2002), na Parexpro e ainda na Somincor.

Foi do IAPMEI que chegou o novo secretário de Estado da Economia. Pedro Cilínio tem carreira no organismo público e foi chamado para assumir a pasta depois da demissão de João Neves.

Costa reforça Medina, arruma a casa de Costa Silva e tem mais um irmão Mendes no núcleo duro