Quem Tem Medo do Género?, o primeiro livro de Judith Butler pensado para o grande público, vai ser publicado em Portugal pela Orfeu Negro, anunciou a editora esta terça-feira. A edição portuguesa sairá em simultâneo com a internacional. Ainda não existe data definitiva, mas a publicação acontecerá perto do final do ano.

O novo livro da importante feminista e teórica dos estudos de género foi anunciado em dezembro. Trata-se de uma defesa esclarecedora dos estudos de género, motivada pelos recentes retrocessos nos direitos LGBTQI+ em alguns países europeus.

De acordo com a informação divulgada em dezembro pela editora da Farrar, Straus and Giroux, responsável pela publicação de Quem Tem Medo do Género? nos Estados Unidos da América, o livro parte de áreas distintas, como a filosofia, história, direito e jornalismo, e analisa “a fantasia social do ‘género’ enquanto força destrutiva que tem incitado novas formas de fascismo do mundo”.

Butler argumenta que, “para nos opormos a essa força, temos de chegar a uma nova compreensão e afirmação radical do género em toda a sua complexidade e diversidade”.

Além de Quem Tem Medo do Género?, a Orfeu Negro vai publicar da mesma autora Corpos Que Contam. Os Limites Discursivos do «Sexo», que continua a reflexão iniciada em Problemas de Género, “clarificando o conceito de performatividade e refletindo sobre o funcionamento da hegemonia heterossexual no forjar de matérias sexuais e políticas”. O livro será editado em abril.

Entre as novidades da Orfeu Negro para os primeiros meses do ano, contam-se ainda Mulheres, Raça e Classe, de Angela Davis; Tudo do Amor. Novas Perspetivas, de Bell Hooks; e Branco. História de Uma Cor, de Michel Pastoureau.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR