A Netflix já tinha avisado que seria no primeiro trimestre de 2023 que começaria a tomar medidas para impedir a partilha gratuita de contas. Agora, no seu site, a empresa reitera que a partilha de credenciais de login com alguém que não mora na mesma casa não é permitida: “Uma conta Netflix destina-se a ser utilizada por pessoas que vivem juntas na mesma residência”.

Quando a Netflix detetar que “alguém inicia sessão na sua conta” através de uma televisão, telemóvel, computador ou tablet que não esteja “associada à sua residência” pode solicitar a verificação dos dispositivos. O mesmo acontece quando a conta é “acedida com regularidade de uma localização fora da sua residência”. A plataforma adianta que, para fazer a verificação dos equipamentos “com sessão iniciada”, utiliza “informações como endereços IP, o identificador dos dispositivos e a atividade da conta”.

A Netflix explica, no documento de perguntas e respostas que partilhou esta semana, que para verificar um dispositivo “envia um link para o endereço de email ou número de telemóvel associado ao titular da conta principal”, a “ligação abre uma página web com um código de verificação de quatro dígitos e o código tem de ser introduzido no dispositivo que fez o pedido no espaço de 15 minutos”. “Quando a verificação for concluída com êxito, o dispositivo poderá ser utilizado para ver” as séries e os filmes disponíveis no serviço de streaming, acrescenta a plataforma.

A verificação dos dispositivos “poderá ser solicitada periodicamente”, alerta a Netflix, sem dar mais pormenores. O site 9to5mac refere que para garantir o acesso ininterrupto à plataforma os subscritores precisam de se conectar ao wi-fi da “localização principal” associada à conta pelo menos uma vez a cada 31 dias.

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“Se estiver a viajar ou a viver em mais do que uma residência” e “se for o titular da conta principal (ou viver com o titular) não deverá necessitar de verificar o seu dispositivo para ver a Netflix”, refere a empresa. Caso um novo dispositivo seja ligado à conta a partir de uma localização diferente, o mesmo não acontece. Aí, segundo o site 9to5mac, a Netflix exigirá um código temporário que permita o acesso por sete dias consecutivos.

O Observador questionou a Netflix acerca das informações avançadas pela imprensa internacional, incluindo a necessidade de os assinantes se conectarem ao wi-fi da “localização principal” pelo menos uma vez a cada 31 dias, mas a empresa não confirmou, nem desmentiu. A resposta da plataforma foi a seguinte: “Embora os nossos termos de utilização limitem a utilização da Netflix a uma residência, reconhecemos que isto é uma mudança para os membros que partilham a sua conta de forma mais ampla. Assim, temos trabalhado arduamente para criar novas funcionalidades adicionais que melhoram a experiência na Netflix, incluindo a capacidade dos nossos subscritores de rever que dispositivos estão a utilizar a sua conta e transferir um perfil para uma nova conta”, refere a empresa.

“À medida que lançamos o pagamento por conta partilhada, os membros em muitos países também terão a opção de pagar mais se quiserem partilhar a Netflix com pessoas com quem não vivem. Como agora, todos os membros poderão ver Netflix em movimento, seja numa televisão ou num dispositivo móvel. Durante este processo, daremos a conhecer as diferentes particularidades”, conclui.