A publicação deste Direito de Resposta do deputado do Chega ao artigo “Deputado e militante do Chega envolvidos em confronto físico na Assembleia da República” é feita ao abrigo da Lei de Imprensa.

“Exmo. Senhor Diretor Executivo do Jornal Observador, Dr. Miguel Pinheiro

Nos termos do disposto no art. 25ª e nos nº 1 e 3 do art. 24º da Lei de Imprensa, venho reclamar a publicação e emissão do direito de resposta no decurso da notícia da jornalista Inês Figueiredo, no site do Observador pelas 17:18 hora do dia 6 de janeiro de 2023, intitulada “Deputado e Militante do Chega envolvidos em confronto físico na Assembleia da República”.

Informo V. Exa que o artigo em causa contém um conjunto de factos falsos, deturpados e ofensivos, apresentados de forma sensacionalista e claramente exagerada, os quais têm como resultado evidente um dano à reputação da minha pessoa, do Grupo Parlamentar e do Partido que represento e em última instância à própria Assembleia da República.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Assim, cumpre-me esclarecer que:

1- Na notícia em apreço foi ostensivamente referido que Rui Afonso e Jerónimo Fernandes são ambos dirigentes locais do Chega.

R: Trata-se de uma afirmação falsa, dado que Jerónimo Fernandes não possui qualquer cargo de Direção do Chega, seja Local, Distrital ou Nacional. Apenas eu exerço o cargo de Presidente da Comissão Política Distrital do Porto.

2- Na notícia em apreço foi referido que “… envolveram-se numa discussão acesa nos corredores da Assembleia da República…”

R: Trata-se de uma afirmação falsa. O que ocorreu foi a existência de uma reunião tensa, com alguns momentos de elevação do tom de voz, que decorreu num Gabinete à porta fechada.

3- Na notícia em apreço foram usadas expressões como “palavras ofensivas”, “agressões físicas”, “contacto físico agressivo”, “empurrões” e “agressões física”.

R: Tratam-se de expressões com intuito muito depreciativo e que em nada correspondem à realidade dos factos. Caso tivessem ocorrido quaisquer dos atos supra descritos, seriam imediatamente acionados os Serviços de Segurança da Assembleia da República, o que manifestamente não ocorreu.

4- Na notícia em apreço foi referido que “Jerónimo Fernandes esteve na Assembleia da República, ao que o Observador apurou devido à apresentação de uma sugestão de lista de delegados à Convenção, e terá confrontado Rui Afonso sobre a falta de empenho na Assembleia Municipal do Porto — uma conversa que não agradou ao deputado.

R: Trata-se de uma afirmação falsa e desprovida de qualquer sentido. O que despontou os momentos de tensão foi a suposta lista de 21 nomes à V Convenção Nacional do Partido ChEGA que Jerónimo Martins queria entregar e não as minhas substituições na Assembleia Municipal do Porto.

Lisboa, 23 de janeiro de 2023

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pedro da Silva Afonso”