Não é o primeiro jogador no ativo a fazê-lo, mas é o primeiro numa primeira divisão europeia a assumir ser homossexual. Foi através de um vídeo partilhado nas redes sociais que Jakub Jankto, internacional checo de 27 anos, revelou que não quer continuar a “esconder-se”.

O futebolista do espanhol Getafe, que está emprestado ao Sparta de Praga, afirma querer viver “em liberdade, sem medos, sem preconceitos, sem violência, mas com amor”. Nas imagens em que assume a homossexualidade, que foram publicadas nas redes sociais do jogador, Jakub Jankto surge vestido de preto e sob um fundo preto.

“Como toda a gente tenho as minhas forças, tenho as minhas fraquezas, tenho uma família, tenho os meus amigos. Tenho um trabalho que, durante anos, tenho desempenhado o melhor que consigo, com seriedade, profissionalismo e paixão”, salienta no vídeo, que conta com centenas de comentários de apoio por parte de diversos clubes internacionais, além daqueles com quem tem contrato.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Sparta de Praga, onde o internacional checo joga atualmente (por empréstimo), divulgou um comunicado onde revela que “Jakub falou abertamente sobre a sua orientação sexual com o clube há algum tempo”. “Tudo o resto diz respeito à sua vida pessoal. Sem mais comentários. Sem mais perguntas. Tem o nosso apoio. Vive a tua vida, Jakub. Nada mais importa”, lê-se na nota, que é citada pelo The Guardian. O Getafe também reagiu à notícia escrevendo no Twitter que o jogador que contratou em 2021 tem o seu “apoio incondicional” e “máximo respeito”.

O Atlético de Madrid, por exemplo, mostrou-se “orgulhoso” do jogador e a Premier League destacou que o “futebol é para todos”. Por sua vez, a UEFA considerou que Jakub Jankto é uma “verdadeira inspiração” e a Juventus reagiu com um emoji de um coração e outro da bandeira arco-íris, símbolo da comunidade LGBTQIA+.

Jakub Jankto, de 27 anos, foi esta época emprestado ao Sparta de Praga. Na sua carreira, conta com 45 internacionalizações (e quatro golos marcados) pela República Checa, tendo participado no Euro2020. O anúncio do jogador checo surge dois anos depois de o australiano Josh Cavallo (do Adelaide United) ter sido o primeiro profissional de futebol no ativo a assumir ser homossexual.

Jogador de futebol australiano é o único no ativo a assumir homossexualidade