Coreia do Norte

Coreia do Norte

Morreu antigo ministro da Defesa norte-coreano

Kim Yong-chun fazia parte do Comité Central do Partido dos Trabalhadores, era membro da Assembleia Popular Suprema e Conselheiro Geral do Ministério da Forças Armadas Populares.
Estados Unidos da América

Rússia deixa alerta sobre sanções dos EUA

A Rússia avisou que as sanções dos EUA a uma empresa russa, acusada de desrespeitar as sanções internacionais à Coreia do Norte, podem prejudicar as conversações para a desnuclearização deste país.
Coreia do Norte

EUA sancionam empresas por violarem embargo

O Tesouro norte-americano anunciou sanções financeiras contra duas empresas, uma russa e outra chinesa, por terem continuado as relações comerciais com a Coreia do Norte.
Cimeiras

China espera bons resultados de cimeira de Coreias

O Governo chinês deu hoje as boas-vindas à próxima cimeira entre as duas coreias, que se celebra em setembro, em Pyongyang, e disse esperar resultados positivos.
Vladimir Putin

Putin volta a convidar Kim Jong-un para cimeira

O Presidente russo voltou a convidar o líder norte-coreano, Kim Jong-un, para uma cimeira. Putin quer discutir relações bilaterais e matérias de natureza regional.
Coreia do Sul

Coreias realizam nova cimeira até setembro

Os dois países escreveram um comunicado conjunto em que declararam que vão estudar os avanços sobre os acordos assinados na Declaração de Panmunjom.
Coreia do Norte

Austrália pede restos mortais de soldados 

A ministra dos Negócios Estrangeiros da Austrália disse que pediu ao seu homólogo norte-coreano a recuperação dos corpos dos 43 soldados australianos desaparecidos na Guerra da Coreia.
Estados Unidos da América

EUA. Pressão sobre Coreia do Norte deve continuar

O secretário de Estado norte-americano pediu à comunidade internacional a "manutenção da pressão diplomática e económica" contra a Coreia do Norte, até que seja cumprida a desnuclearização.
Armamento Nuclear

EUA criticam "inconsistência" da Coreia do Norte

Mike Pompeo afirmou que "há um caminho a fazer" para a desnuclearização da Coreia do Norte e considerou que Pyongyang está a agir de modo inconsistente em relação ao compromisso que assumiu.
Presidente Trump

Donald Trump recebe carta de Kim Jong-un

O presidente norte-americano, Donald Trump, revelou esta quinta-feira através do Twitter ter recebido uma carta do líder norte-coreano, Kim Jong-un, deixando no ar a possibilidade de um novo encontro.
Coreia do Norte

Restos mortais de militares chegam aos EUA

Os restos mortais de dezenas de soldados norte-americanos que combateram durante a Guerra da Coreia chegaram quarta-feira aos Estados Unidos da América, 65 anos após o fim do conflito.
Coreia do Norte

Coreia pode estar a construir novos mísseis

As agências de espionagem norte-americanas detetaram sinais suspeitos de que a Coreia do Norte poderá estar a construir novos mísseis, nem dois meses depois da cimeira de Trump e Kim Jong-un.
Coreia do Norte

12 mil norte-coreanos dançam pelo fim da guerra

Para comemorar os 65 anos do armistíco que pôs fim à guerra na península, uma multidão de 12 mil norte-coreanos dançou numa coreografia em massa, de forma rigorosa e disciplinada. Veja no vídeo.
Estados Unidos da América

Trump agradece entrega de restos de soldados

Os caixões foram recebidos "com solenidade" por uma guarda de honra e esperam agora pela cerimónia oficial de repatriação que a Administração dos EUA vai realizar no próximo dia 1 de agosto.
Coreia do Norte

EUA. Pyongyang entrega restos mortais de soldados

Um avião militar dos Estados Unidos aterrou numa base aérea sul-coreana, após ter recolhido, na Coreia do Norte, restos mortais de soldados norte-americanos que combateram na Guerra da Coreia.
Coreia do Norte

Coreia desmantela pista de lançamento de mísseis 

A medida vai ao encontro das promessas feitas por Kim Jon Un a Donald Trump em Singapura e surge numa altura em que os esforços de desnuclearização por parte de Pyongyang estavam a ser questionados.
Coreia do Norte

Nuclear: EUA pedem sanções contra Coreia do Norte

O secretário de Estado dos Estados Unidos exigiu às Nações Unidas a "plena aplicação das sanções" contra a Coreia do Norte até que o país cumpra com os seus compromissos de desnuclearização.
Coreia do Norte

Pyongyang impõe condições para reunir famílias

A Coreia do Norte anunciou que a próxima reunião de famílias separadas pela guerra pode ficar comprometida caso a Coreia do Sul não entregue de imediato alguns cidadãos norte-coreanos.
Coreia do Sul

Lee, o norte-coreano detido por vender segredos

Um desertor norte-coreano foi detido em Seúl, acusado de vender 109 informações secretas da Coreia do Sul a um país da Ásia Oriental. Agentes sul-coreanos no exterior tiveram de regressar ao país.
Estados Unidos da América

Trump sem pressa para desnuclearização da Coreia

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que "não há pressa" para a desnuclearização da Coreia do Norte, referindo que as relações entre os dois países "são muito boas".
Armamento Nuclear

Sanções a Pyongyang continuam até desnuclearização

Após dois dias de conversações entre Mike Pompeo e responsáveis de Pyongyang, o regime de Kim Jong-un considerou que EUA estão a cometer "erro fatal". Pompeo diz que sanções serão mantidas.
Estados Unidos da América

Pyongyang. Atitude dos EUA é "lamentável"

Pyongyang diz que atitude dos EUA durante as conversações sobre a desnuclearização foi lamentável. Horas antes Pompeo tinha dito que foram feitos progressos neste campo.
Presidente Trump

Trump: Pompeo vai dar a Kim-Jong Un "Rocket Man"

Na terceira visita à Coreia do Norte, Mike Pompeo, o secretário de Estado norte-americano, leva para Kim Jong-Un um presente de Donald Trump: um CD de Elton John com a música Rocket Man.
Basquetebol

Seleções das duas Coreias voltam a defrontar-se

Em junho, as duas Coreias reuniram-se na fronteira para discutirem colaborações no âmbito desportivo. A deslocação das equipas de basquetebol à Coreia do Norte foi uma das consequências desta reunião.
Pyongyang

Coreias. Equipas de basquetebol jogam amigáveis

As equipas feminina e masculina de basquetebol da Coreia do Sul estão a caminho da Coreia do Norte para jogarem uma série de jogos amigáveis.
Coreia do Norte

Kim Jong-un volta a visitar fronteira com a China

O líder norte-coreano sublinhou o reforço dos laços económicos com Pequim, ao realizar uma segunda visita em apenas dois dias à fronteira com a China, informou a agência estatal norte-coreana KCNA.
Kim Jong Un

Suspeitas de matar irmão de Kim foram treinadas

Kim Jong-nam, meio-irmão do líder norte-coreano, foi envenenado no aeroporto de Kuala Lumpur. As duas suspeitas do seu assassinato foram treinadas para utilizar o agente neurotóxico, disse a acusação.
Coreia do Norte

Coreia do Norte expande complexo nuclear

Apesar do acordo entre Kim e Trump, a Coreia do Norte continua a expandir o seu principal complexo nuclear de acordo com imagens de satélite analisadas por três especialistas.
Donald Trump

Trump: Coreia do Norte é "ameaça extraordinária"

Numa ordem executiva, o Presidente norte-americano prorrogou por um ano a chamada "emergência nacional" em relação à Coreia do Norte, voltando a autorizar as restrições económicas.
Coreia do Norte

Kim Jong-un em Pequim para analisar cimeira 

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, chegou hoje a Pequim para se encontrar com o homólogo chinês, para analisarem a histórica cimeira, na semana passada, com o Presidente dos Estados Unidos.
Presidente Trump

EUA cancelam exercício militar na Coreia do Sul

O Pentágono anunciou o cancelamento dos exercícios militares na Coreia do Sul previstos para agosto. Este passo não faz parte do acordo com a Coreia do Norte, mas Donald Trump já o tinha referido.
Coreia do Norte

Duas Coreias unem-se nos Jogos Asiáticos

Nos Jogos Asiáticos, que se realizam em agosto, a Coreia do Norte e a Coreia do Sul vão competir juntas em algumas modalidades, à semelhança do que já aconteceu nos Jogos de Inverno.
Coreia do Norte

Seul propõe a Pyongyang tirar armas da fronteira

A Coreia do Sul propôs que a Coreia do Norte mova sua artilharia de longo alcance para longe das fronteiras, reduzindo as tensões nas negociações militares de alto nível de quinta-feira.
Coreia do Norte

Gazprom retoma projeto de gasoduto na Coreia

O gigante do gás russo Gazprom retomou as conversações com a Coreia do Sul sobre a construção de um gasoduto que atravessará território norte-coreano, anunciou a empresa estatal russa
Coreia do Norte

Expectativas e máquinas fotográficas /premium

Há três elementos a debater: o que levou à cimeira, que é em si mesma o sucesso; quem ganha e quem perde; e o que vem a seguir, que na verdade não sabemos. Mas conhecemos os dilemas de alguns Estados.
Jornalismo

Das "fake news" aos "fake comments" /premium

266
A presidência de Trump teve o efeito de trazer para a luz do dia o sectarismo e a vulgaridade de uma elite despeitada por os cidadãos americanos terem votado contra as suas instruções.
Coreia do Norte

Coreia. Manobras militares suspensas

As principais manobras militares com a Coreia do Sul que se realizam regularmente foram "suspensas indefinidamente", afirma um responsável da administração dos Estados Unidos.
Coreia do Norte

Coreias discutem fim de tensão na fronteira

As Coreias estão em conversações com o objetivo de reduzir a tensão que existe na fronteira e alcançar um compromisso por parte da Coreia do Sul de terminar os exercícios militares com os EUA.
Donald Trump

A política como "showbiz" /premium

O Presidente dos EUA é capaz de ganhar – ou, pelo menos, não perder – votos na terra dele, enquanto a Europa que se crê alfabetizada continuará a dar más notas a um Trump que considera semi-iletrado.
Coreia do Norte

EUA esperam "essencial" do desarmamento até 2020

Os EUA esperam que "o essencial do desarmamento nuclear" da Coreia do Norte ocorra até ao final do mandato de Donald Trump, "dentro de dois anos e meio".
Presidente Trump

O "trailer" de Trump e Kim. Num cinema perto de si

Durante a cimeira em Singapura, Trump mostrou a Kim Jong-Un, num iPad, um vídeo de quatro minutos feito seguindo a receita dos "trailers" de filmes de ação, com narrador barítono e música dramática.
Estados Unidos da América

Trump vai à Coreia do Norte e Kim Jong-un aos EUA

"Kim Jong-un convidou Trump a fazer uma visita a Pyongyang num momento oportuno e Trump convidou Kim Jong-un a deslocar-se aos Estados Unidos", referiu a agência oficial da Coreia do Norte.
Relações Internacionais

Rússia saúda diálogo entre EUA e Coreia do Norte

O Kremlin saudou o início do diálogo direto entre o presidente de Estados Unidos, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, mas sublinhou que não se deve esperar soluções rápidas.
Coreia do Norte

Desnuclearização depende do fim do antagonismo

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, defendeu que a desnuclearização da península coreana depende do cessar por parte de Washington e Pyongyang de ações que antagonizam os dois países.
Diplomacia

Mike Pompeo vai a Pequim após cimeira Trump-Kim

A China anuncia que o secretário de Estado norte-americano vai reunir-se na quinta-feira, em Pequim, com o ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, Wang Yi.
Presidente Trump

Mundo está mais longe "de uma catástrofe nuclear"

Donald Trump defendeu na noite de terça-feira que o mundo está mais longe de uma "catástrofe nuclear", após uma reunião com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, em Singapura.
Diplomacia

Trump e Kim aceitam convite para visita

"Kim Jong-un convidou Trump a efetuar uma visita a Pyongyang em altura oportuna e Trump convidou Kim Jong-un a ir aos EUA", avançou a KCNA. Os dirigentes "aceitaram com prazer os seus convites".
Coreia do Norte

Afinal, quanto vale o acordo de Trump e Kim? /premium

104
Entre a comunidade de especialistas, a palavra de ordem perante o acordo assinado entre os EUA e a Coreia do Norte é "ceticismo". Ao Observador, notam que o entendimento é "vago" e apontam-lhe falhas.
António Costa

Costa: cimeira de Trump e Kim melhor do que G7

O primeiro-ministro português acredita que a cimeira entre os Presidentes dos Estados Unidos e da Coreia do Norte terá acabado melhor do que a última reunião do G7, no Canadá.
NATO

NATO saúda "cimeira histórica" entre Trump e Kim

A NATO salientou que "apoia todos os esforços que conduzam a uma desnuclearização da Península Coreana, sendo que o cumprimento deste objetivo contribuirá para a segurança" dos aliados e da região.
PCP

PCP. Cimeira Trump-Kim é passo para solução de paz

633
PCP divulgou comunicado sobre a cimeira de Trump e Kim Jong-un onde felicita passo dado no sentido de encontrar uma "solução pacífica" para um conflito motivado pela "política agressiva dos EUA".
Coreia do Norte

O que está nas entrelinhas do acordo Trump-Kim /premium

O acordo assinado entre os EUA e a Coreia do Norte tem apenas uma página e quatro pontos. O que quer dizer aquela linguagem vaga? O que vai ser mais fácil fazer? E mais difícil?
Coreia do Norte

Vídeo: 4 momentos de um encontro histórico 

106
O mundo esperou por este momento. Entre três reuniões, um almoço e um passeio, Donald Trump e Kim Jong-un deram apertos de mão e trocaram sorrisos. Estas são as imagens de um encontro histórico.
Coreia do Norte

Quem é quem? Os homens dos presidentes à mesa

Depois de uma primeira reunião a sós, Kim Jong-un e Donald Trump passaram a uma reunião alargada com os seus conselheiros. Veja quem são as dez pessoas sentadas à mesa nesta cimeira histórica.
Coreia do Norte

As curiosidades da cimeira para lá da diplomacia

As lágrimas de Rodman, a presença de uma cantora pop ou a limousine “A Besta”. Para lá dos documentos assinados, outros pormenores inusitados destacaram-se durante esta cimeira.
Coreia do Norte

Leia aqui o acordo que Trump e Kim assinaram

550
Apesar de ainda não ter sido distribuído, o acordo histórico assinado pelos líderes dos EUA e da Coreia do Norte foi captado pelos fotógrafos. Leia aqui na íntegra o que foi assinado.
Coreia do Norte

As imagens históricas do encontro de Kim e Trump

100
Vários apertos de mão históricos, alguns sorrisos, poucas palavras e nenhuma informação. Donald Trump e Kim Jong-un fizeram história em Singapura, mesmo com as conclusões vagas da cimeira.
Coreia do Norte

Siga aqui a transmissão da cimeira em direto

Kim Jong-un e Donald Trump reúnem-se primeiro a sós, depois de um aperto de mão para a história. Siga aqui a transmissão em direto da cimeira.
Coreia do Norte

Trump e Kim acordam desnuclearização total - como aconteceu

650
O acordo assinado entre Trump e Kim Jong-un prevê o caminho para a desnuclearização total da península da Coreia e a manutenção de um regime estável e pacífico na península.
Marcelo Rebelo de Sousa

Cimeira entre Trump e Kim "é bom que exista"

"É bom que exista, que tenha sucesso, que haja um passo fundamental para a paz no mundo", disse Marcelo Rebelo de Sousa sobre a cimeira entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte, esta terça-feira.
António Guterres

Guterres confiante na paz entre Trump e Kim 

"O mundo está a seguir de perto o que se vai passar dentro de horas em Singapura", disse António Guterres à imprensa na véspera da histórica cimeira entre Donald Trump e Kim Jong-un.
Diplomacia

Cinco respostas sobre uma cimeira nunca vista /premium

Donald Trump e Kim Jong-un encontram-se na próxima madrugada. O que acontecerá dentro daquela sala de reuniões? O Observador falou com dez especialistas que arriscam espreitar pelo buraco da fechadura
Coreia do Norte

Os países que vão estar atentos à cimeira de longe

Kim Jong-un e Donald Trump sentam-se à mesa pela primeira vez, mas terão muitos olhos atentos a controlar todos os seus movimentos. Da China a Israel, estes são os principais interessados.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)