Coreia do Norte

Coreia do Norte

Kim Jong-un diz que relação com China é invencível

Kim Jong-un considerou a visita de Xi Jinping a Pyongyang "uma oportunidade importante" para os dois países mostrarem ao mundo a sua relação "invencível" e amizade "imutável".
Sismo

"Explosão suspeita" causa sismo na Coreia do Norte

224
Serviços sismológicos chineses registaram um sismo de 1,3 graus depois de uma "explosão suspeita", dizem as autoridades, a poucos dias da visita de Xi Jinping à Coreia do Norte.
Coreia do Norte

Meio irmão de Kim Jong-un era informador da CIA

138
Kim Jong-nam foi assassinado no aeroporto de Kuala Lumpur, em 2017. O Wall Street Journal avança que o irmão do líder norte-coreano colaborava com os serviços secretos norte-americanos.
Coreia do Norte

Kim critica evento organizado pela Coreia do Norte

Kim Jong-Un não gostou do que viu na inauguração dos "jogos em massa" e criticou o "espírito errado" dos organizadores. A irmã mais nova apareceu pela primeira vez em 50 dias. Jogos foram suspensos.
Coreia do Norte

Enviado coreano aos EUA poderá, afinal, estar vivo

Depois de um jornal sul-coreano noticiar que Kim Jong-un terá dado ordem para executar Kim Hyok Chol pela cimeira falhada com Trump, a CNN avança agora que o diplomata estará vivo e a ser investigado.
Coreia do Norte

Kim Jong-un executa enviados aos EUA após cimeira 

846
Enviado especial da Coreia do Norte aos EUA e outros funcionários terão sido executados. O líder da diplomacia e a intérprete que traduziu cimeira foram enviados para campo de trabalhos forçados.
Coreia do Norte

"Kim Jong-un segue os passos de William e Kate" /premium

O autor do livro "Coreia do Norte — Estado de Paranoia" aponta muitas fraquezas ao regime de Kim Jong-un: fome, corrupção e pobreza. Mas a imagem é o ponto forte: "Segue os passos de William e Kate".
Donald Trump

"Grande respeito" mútuo entre EUA e a Coreia

O Presidente norte-americano afirmou que entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte existe um "grande respeito" mútuo, apesar do impasse nas negociações e dos recentes lançamentos de mísseis.
Coreia do Norte

Nuclear: EUA e Coreia do Sul encontram-se em junho

Donald Trump e Moon Jae-In vão reunir-se em Seul, para discutir a questão nuclear norte-coreana, atualmente num impasse. O anúncio foi feito pela Casa Branca.
Coreia do Norte

Samoa. Cargueiro norte-coreano apreendido por EUA

Um cargueiro norte-coreano apreendido pelos Estados Unidos por suspeita de ter violado sanções internacionais chegou este sábado à capital da Samoa Americana, no Pacífico Sul.
Presidente Trump

Trump desvaloriza ensaio de mísseis de Pyongyang

O presidente dos Estados Unidos afirmou que os recentes disparos de mísseis da Coreia do Norte não afetaram a "relação de confiança" com Pyongyang.
Coreia do Norte

Coreia do Norte. Novo teste com armas numa semana

Um comunicado das forças militares da Coreia do Sul indicam que pela segunda vez no espaço de uma semana, a Coreia do Norte lançou projéteis em direção ao mar do Japão.
Coreia do Norte

Coreia do Norte volta aos testes nucleares

A Coreia do Norte voltou a lançar um míssil de curto alcance, numa altura em que as relações com os Estados Unidos enfrentam um impasse.
Coreia do Norte

Seul insta Pyongyang a por fim à "tensão"

O pedido surge depois da Coreia do Norte ter lançado vários mísseis de curto alcance na passada madrugada de sexta-feira, algo que "viola o espírito do acordo de 19 de setembro"
Crime

Acusada de assassinar Kim-Jong-nam foi libertada 

A vietnamita Doan Thi Huong, detida há mais de dois anos acusada do assassinato do meio-irmão de Kim Jong-un, foi esta sexta feira libertada em resultado do seu "bom comportamento".
Mercedes-Benz

Mercedes recusa-se a vender Classe S a Kim Jong-un

751
Como muitos outros, o líder norte-coreano revela preferência pelas limusinas Classe S da Mercedes. Mas a marca não lhas vende, obrigando-o a adquiri-las no mercado de usados ou de forma mais criativa.
Coreia do Norte

Pyongyang alerta para "crescente perigo de guerra"

Em 2018, a Coreia do Norte e do Sul pareceram aproximar-se, mas agora Pyongyang fala no risco de guerra e coloca a responsabilidade nos Estados Unidos.
Kim Jong Un

Kim Jong-un acusa EUA de má fé 

O líder da Coreia do Norte teceu críticas à atitude dos EUA. Kim Jong-un acusou os americanos de "má fé" e sublinhou que a paz e segurança do seu país dependem da atitude futura dos Estados Unidos.
Coreia do Norte

Coreia pediu 2 milhões aos EUA para libertar jovem

Otto Warmbier só foi libertado da Coreia do Norte depois de os EUA terem concordado pagar 2 milhões de dólares pela prestação de cuidados de saúde. Valor pode ainda estar em dívida. Trump não comenta.
Armamento Nuclear

Kim e Putin juntos para resolver problema nuclear

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, pediu ao Presidente russo, Vladimir Putin, para trabalharem em conjunto de forma a resolverem o problema da desnuclearização da península coreana.
Coreia do Norte

Kim Jong-un chega à cidade russa Vladivostok

Vladimir Putin e Kim Jong-un reúnem-se na quinta-feira para debater o programa nuclear na Coreia do Norte. A reunião surge num momento em que a Coreia do Norte procura novos apoios internacionais.
Moscovo

Putin e Kim Jong-un encontram-se em Moscovo 

Os dois líderes vão abordar o problema nuclear na península coreana. O encontro surge num momento em que Kim Jong-un procura novos apoios internacionais para o seu braço de ferro com os EUA.
Estados Unidos da América

Detido suspeito de assalto a embaixada em Madrid

Assalto tinha sido a 22 de fevereiro e foi reivindicado pelo grupo Cheollima Civil Defense (CDC), que tem por objetivo destronar regime norte-coreano. Autoridades detiveram membro desse grupo.
Rússia

Rússia confirma encontro entre Putin e Kim Jong-un

A cimeira, que ainda não tem data nem local definidos, será o primeiro encontro entre os dois governantes. A preparação da reunião foi confirmada por Dmitri Peskov, porta-voz da presidência russa.
Coreia do Norte

Kim Jong-un pede mudança de atitude a Trump

Kim Jong-un diz que só aceita reunir-se com o presidente dos EUA se houver uma mudança de atitude. Trump diz que quer "ver a Coreia do Norte tornar-se numa das nações mais bem sucedidas do mundo".
Coreia do Norte

Japão prolonga sanções à Coreia do Norte

Sanções terminavam este sábado mas o governo japonês decidiu prolongar a proibição total das exportações e importações bilaterais, bem como a entrada no Japão de navios norte-coreanos.
Estados Unidos da América

Pompeo espera cimeira entre Trump e Kim em breve

O secretário de Estado norte-americano, no entanto, indicou que queria ser "cuidadoso quando se trata de fazer previsões no calendário" para uma futura cimeira entre Donald Trump e Kim Jong-un.
Coreia do Norte

Suspeita de matar irmão de Kim Jong-un condenada

A mulher suspeita de matar o meio-irmão do líder norte-coreano declarou-se esta segunda-feira culpada de uma nova acusação, que substitui a de homicídio. Doan Thi Huong pode ser libertada em maio.
Madrid

Madrid. Ladrões de embaixada fugiram por Lisboa

121
O grupo apanhou um avião em Lisboa para Nova Iorque. Na embaixada, sequestraram os funcionários e roubaram computadores e documentos. Líder do grupo era mexicano e contou ao FBI tudo o que aconteceu.
Donald Trump

Trump cancela sanções extra à Coreia do Norte

"Ordenei hoje a retirada dessas sanções adicionais", escreveu o Presidente dos Estados Unidos. Departamento do Tesouro dos EUA tinha anunciado novas sanções esta quinta-feira.
Espanha

Espanha lança protocolo de segurança em embaixada

A iniciativa parte da Polícia Nacional espanhola, que pretende controlar o bem-estar dos funcionários coreanos que trabalham numa embaixada em Madrid assaltada a 22 de fevereiro.
Política

Coreia do Norte não é democracia? "É uma opinião"

5.597
O secretário-geral do PCP recusou-se a classificar o regime de Kim-Jong-un: "Primeiro tínhamos de discutir o que é a democracia", afirmou em entrevista ao Polígrafo.
Coreia do Norte

Espanha. Arsenal na embaixada da Coreia do Norte

250
Investigadores encontraram uma série de armas de grande calibre dentro da embaixada da Coreia do Norte em Madrid. Polícias investigavam o assalto de fevereiro que levou computadores e documentos.
Coreia do Norte

Kim Jong-nam. Tribunal recusa libertar vietnamita

O processo está em curso há um ano e meio, na sequência do assassínio de Kim Jong-nam com um agente neurotóxico e uma versão letal do gás sarín. Na segunda-feira o tribunal libertou a outra ré.
Coreia do Norte

Espanha suspeita da CIA em assalto a embaixada

215
As autoridades espanholas pensam que a CIA está por trás do assalto à embaixada da Coreia do Norte em Madrid, a poucos dias da cimeira de Trump com Kim Jong-un. Assaltantes só levaram computadores.
Coreia do Norte

Mulher acusada de matar Kim Jong-nam libertada

Siti Aisyah, indonésia, e Doan Thi Huong, vietnamita, estavam detidas há dois anos na Malásia sob suspeita de matarem o meio-irmão do líder norte-coreano. Uma foi libertada, a outra não.
Coreia do Norte

Coreia do Norte elege assembleia suprema

192
Coreia do Norte realiza eleições para eleger os novos deputados da Assembleia Popular Suprema, o principal órgão legislativo. Só há um candidato por cada distrito eleitoral do país
Coreia do Norte

Coreia do Norte está a preparar lançamento

Novas imagens de satélite mostram movimentações à volta das instalações nucleares a sul de Pyongyang. Especialistas acreditam que regime de Kim Jong Un se prepara para lançar satélite.
Estados Unidos da América

EUA querem retomar negociações com Coreia do Norte

Os Estados Unidos declararam-se"dispostos" a retomar o diálogo com a Coreia do Norte, que concluiu a reconstrução de um complexo de lançamento de mísseis
Coreia do Norte

Confirma-se: Kim Jong-un reforçou base nuclear

A Coreia do Norte tinha começado a desmantelar a base nuclear para cumprir compromissos com os EUA, mas o posto está de novo operacional, o que acontece após o acordo falhado entre Trump e Kim.
Estados Unidos da América

Nuclear. Trump "muito desiludido" com Kim

Se se confirmar que Kim Jong-un está efetivamente a reforçar construções na base nuclear que desmantelou em 2018 como parte do processo de desarmamento, Trump diz ficar "muito desiludido".
Coreia do Norte

Kim Jong-un reforça construções em base nuclear

A reconstrução de uma base de testes nucleares na Coreia do Norte estava suspensa. Depois do encontro entre Kim Jong-un e Donald Trump, as obras recomeçaram.
Coreia do Norte

Comboio de Kim Jong-un não parou em Pequim

O comboio passou pela cidade portuária de Tianjin e seguiu em direção ao norte, para a província de Liaoning, o que parece ter afastado a possibilidade de uma reunião com o Presidente chinês.
Armamento Nuclear

"Cimeira com Kim Jong Un foi um sucesso"

Cimeira sobre o nuclear entre Donald Trump e Kim Jong Un acabou mais cedo do que o previsto e sem declaração conjunta. Ainda assim, John Bolton diz que "foi um sucesso".
Coreia do Sul

EUA e Coreia acabam com manobras militares

Os EUA e a Coreia do Sul vão acabar com os exercícios militares conjuntos de grande envergadura anuais, que provocam regularmente a cólera da Coreia do Norte.
Coreia do Norte

Kim Jong-un quer cooperar mais com o Vietname

Declaração foi feita ainda durante a visita a Hánoi, já depois da cimeira com Donald Tump. O líder norte-coreano referia-se a áreas como economia, ciência, tecnologia, desporto, cultura, arte e media.
Coreia do Norte

Pais culpam Kim Jong-un por morte do filho

Caso do jovem norte-americano que morreu após detenção na Coreia do Norte recordado pelos seus pais 24 horas após falhanço da cimeira entre Trump e Kim Jong-un.
China

China contra sanções à Coreia do Norte

China afirma que a ONU "deve considerar e discutir a disposição para modificar as sanções" em relação às medidas propostas pela Coreia do Norte sobre desnuclearização.
Diplomacia

Coreia do Sul quer paz e unificação das Coreias

O Presidente sul-coreano quer trabalhar com o povo da Coreia do Norte para criar uma nova ordem de paz.
Coreia do Norte

Coreia do Norte diz que fez "proposta realista"

Segundo a Coreia do Norte, Kim Jong-un apenas pediu um alívio parcial das sanções em troca do encerramento do principal complexo nuclear. Trump perdeu uma oportunidade "que pode não repetir-se".
Coreia do Norte

A arte do negócio não chegou para convencer Kim /premium

Trump acenou com notas de dólares, mas Kim não foi capaz de largar os seus mísseis. A cimeira de Hanói foi interrompida de forma abrupta e sem acordo. Mas, até ver, os dois líderes continuam amigos.
Armamento Nuclear

Yongbyon, o "coração nuclear" da Coreia do Norte

O complexo tem capacidade para produzir material para sete a dez bombas nucleares e o líder do regime estava apto a destruí-lo. Mas o seu fim não seria o fim do programa nuclear e Trump não aceitou.
Presidente Trump

Trump e Kim. Uma cimeira interrompida a meio - como aconteceu

119
Kim Jong-un queria levantamento total de sanções em troca de concessões nucleares, mas Trump disse não. Cimeira acabou mais cedo — e sem acordo —, mas EUA falam em "progressos".
Cimeiras

Os oito à mesa no jantar EUA/Coreia do Norte

175
Foi o primeiro encontro entre Donald Trump e Kim Jong-Un na cimeira desta quarta-feira no Vietname. Cada líder teve a seu lado mais três pessoas. Saiba quem se sentou à mesa nesta cimeira histórica.
Coreia do Norte

Assaltada embaixada norte-coreana em Madrid

Um grupo de homens roubou computadores e prendeu os funcionários durante 4 horas. A justiça espanhola receia que a informação roubada sirva fins terroristas ou militares na cimeira de Trump com Kim.
Cimeiras

Trump/Kim: "O maior progresso foi a nossa relação"

160
Com o aperto de mão oficial, os dois líderes começaram a cimeira. Nas horas anteriores, circularam por Hanói, com a limusine de Kim rodeada pelos incansáveis 12 seguranças que o protegem.
Donald Trump

Trump vê "futuro espetacular" para Coreia do Norte

O Presidente dos Estados Unidos fez, poucas horas antes da cimeira com o líder norte-coreano um Twitter a antever o "potencial" que a desnuclearização teria para a Coreia do Norte.
Coreia do Norte

Miséria e abandono. Ser criança na Coreia do Norte /premium

243
Subnutrição, exploração, domínio total do pensamento e até tortura. A cimeira entre Kim e Trump não deve abordar os direitos das crianças — mas na Coreia do Norte eles são violados todos os dias.
Coreia do Norte

Trump e Kim: muito amor, pouca ação. Será agora? /premium

141
Os dois líderes já estão em Hanói para a sua segunda cimeira. Desde a reunião de Singapura, Trump diz que a tensão desceu e o amor aumentou. Mas tudo indica que Kim está a traí-lo.
Coreia do Norte

Kim Jong-un e Trump já no Vietname para cimeira

116
O líder norte-coreano partiu no sábado de Pyongyang e fez 4500 quilómetros de comboio para chegar à capital do Vietname. Donald Trump aterrou na tarde de terça-feira após duas paragens técnicas.
União Europeia

O nosso regime ainda é deste mundo? /premium

203
O nosso regime assenta, desde 1976, na premissa da solidariedade do Ocidente, tal como existiu durante a Guerra Fria e nos anos 90. Num mundo menos internacionalista, que poderá acontecer ao regime?
Cimeiras

Hanói em festa para receber cimeira Trump/Kim

Trump e Kim reúnem-se esta quarta e quinta-feira, visando pôr fim ao programa nuclear norte-coreano. Esta será uma cimeira de grande foco mediático e será decisiva para a paz na Ásia.
Donald Trump

Trump e Jong-un inspiram hambúrgueres em Hanói

Um chef irlandês decidiu inovar e aproveitar a ida de Donald Trump e Kim Jong-un a Hanói para criar dois hambúgeres relacionados com os dois chefes de Estado que se reúnem em mais uma cimeira de paz.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)