Coreia do Norte

Presidente Trump

Trump anuncia Hanói como local da cimeira

Trump anunciou a capital do Vietname como o local da cimeira a 27 e 28 de fevereiro com o líder da Coreia do Norte e afirmou que Pyongyang "tornar-se-á numa grande potência económica".
Estados Unidos da América

Enviado especial vai a Pyongyang preparar cimeira

Vão ser discutidos o processo de desnuclearização da península coreana, as relações bilaterais entre Washington e Pyongyang e a construção de uma paz duradoura, além dos preparativos para a cimeira.
Cimeiras

Cimeira Trump e Jong-un: local e data para breve

O Vietname está a ser considerado como uma hipótese para o encontro, a par da Tailândia, Havai e Singapura. Singapura recebeu a primeira cimeira entre Trump e Jong-un, a 12 de junho de 2018.
Coreia do Sul

Coreia do Sul deixa de tratar Norte como "inimigo"

O documento do Ministério da Defesa sul-coreano não inclui os habituais rótulos "inimigo, principal inimigo ou atual inimigo". As terminologias têm sido uma fonte de animosidade entre os países.
Coreia do Norte

Kim Jong-un acerta estratégias com China em visita

O líder norte-coreano chegou esta terça-feira a Pequim para uma visita oficial, num esforço para acertar estratégias com o único grande aliado, antes de uma segunda cimeira com o Presidente dos EUA.
Coreia do Norte

Kim Jong Un faz nova visita-surpresa à China

A passagem de um comboio especial pela fronteira entre a China e a Coreia do Norte tinha levantado suspeitas de que poderia transportar Kim, como fez no passado. A informação foi agora confirmada.
Coreia do Norte

Coreia do Norte. Embaixador em Itália "escondido"

Agência de informação da Coreia do Sul revela que Jo Song Gil abandonou o posto em novembro e está "escondido e a salvo" com proteção do Governo italiano. Terá pedido asilo a um país não identificado.
Kim Jong Un

Kim pede a suspensão das sanções dos EUA

Durante o discurso de ano novo, o líder norte-coreano, Kim Jong-un, admitiu uma segunda cimeira com Trump em 2019, mas apelou também ao fim dos exercícios militares conjuntos com a Coreia do Sul.
Ano Novo

Ano Novo chegou a Tóquio e Pyongyang

135
Japoneses pegaram na fruta que traz "bom ano". Uma multidão aguardou (encharcada) em Sidney, depois de o fogo de artifício ter sido atrasado pela chuva. Tonga foi dos primeiros a entrar em 2019.
Coreia do Norte

Kim-Jong Un quer mais reuniões com Coreia do Sul

O líder norte-coreano prometeu, numa carta endereçada ao governo sul-coreano. reunir-se "muitas vezes" em 2019 com o homólogo Moon Jae-in para debater a desnuclearização da península.
Acordo Nuclear

Coreias. Sanções bloqueiam progresso na ferrovia

Coreias abriram caminho ao ambicioso projeto de ligação das estradas e ferrovias entre os dois países. Mas, sem progresso nas negociações nucleares, os comboios não devem cruzar a fronteira tão cedo.
Coreia do Norte

Coreia do Norte diz que ONU fez "provocação grave"

A Coreia do Norte manifestou-se contra a última resolução da ONU que condena o país por violação sistemática dos direitos humanos, apelidando-a de "provocação grave".
Coreia do Norte

Juiz ordena a Coreia que pague por americano morto

Um juiz federal dos Estados Unidos ordenou à Coreia do Norte que pague uma indemnização de 500 milhões de dólares pela morte dum jovem norte-americano detido no país asiático.
Armamento Nuclear

Pyongyang pode recusar desnuclearização

A Coreia do Norte recusa avançar na desnuclearização se os EUA não removerem primeiro todas as fontes de ameaça nuclear, não só do Sul e do Norte, mas também das áreas vizinhas à Península.
Futebol

Kim Yong Jun é selecionador da Coreia do Norte

O ex-jogador futebolista internacional norte-coreano Kim Yong Jun vai substituir o treinador norueguês Jorn Andersen, que deixou o cargo há seis meses.
Coreia do Norte

Famosa pivot norte-coreana vai ser substituída

Com a mais recente reformulação que a televisão estatal está a sofrer, Ri Chun-hee, conhecida por anunciar os grandes feitos da Coreia do Norte, vai ser substituída por uma apresentadora mais nova.
Coreia do Norte

Imagens revelam atividade em base de mísseis

Apesar do acordo de desnuclearização firmado em junho com os Estados Unidos, a base de Yeongjeo-dong continua ativa e há imagens que mostram que possa estar a ser ampliada.
Donald Trump

Trump envia mensagem de louvor a Kim Jong-un

O chefe de Estado sul-coreano disse que Donald Trump enviou uma mensagem de louvor ao líder norte-coreano, na qual garantiu que vai cumprir o acordo com Pyongyang se houver desnuclearização.
Presidente Trump

Trump e Kim reunem-se "em janeiro ou fevereiro"

Em setembro, havia planos para programar uma segunda cimeira com Kim Jong-un, mas o impasse nas negociações adiou a reunião, que daria continuidade ao histórico encontro de Singapura, em junho.
Coreia do Sul

Coreia do Sul. Comboio entra na Coreia do Norte

Pela primeira vez em dez anos, um comboio sul-coreano entrou na Coreia do Norte e numa altura em que os dois países iniciaram inspeções conjuntas em linhas ferroviárias do norte.
Coreia do Norte

Francês suspeito de ser espião da Coreia do Norte

Benoît Quennedey é um alto funcionário do Senado francês, onde trabalha na direção de arquitetura e jardinagem — mas a justiça francesa acredita agora que ele é um espião a soldo da Coreia do Norte.
Coreia do Norte

Coreia do Norte desmantela postos fronteiriços

O Ministério da Defesa da Coreia do Sul informou que os seus militares confirmaram o desmantelamento de dez postos de guarda fronteiriços norte-coreanos por forma a atenuar as tensões existentes.
Coreia do Norte

Coreia do Norte vai visitar países sul-americanos

Uma delegação da Coreia do Norte encabeçada pelo presidente da Assembleia Popular Suprema, Kim Yong-nam, vai deslocar-se numa visita oficial ao México, Cuba e Venezuela.
Estados Unidos da América

Cidadão detido na Coreia do Norte foi libertado

Os Estados Unidos e a Coreia do Sul acusam regularmente o regime de Pyongyang de deter estrangeiros para obter vantagens e concessões diplomáticas.
Coreia do Norte

Kim Jong-un supervisiona testes de nova arma

Pyongyang anuncia nova arma "ultramoderna", mas não divulga fotos do teste. Kim Jong-un fala em homenagem ao pai, de quem diz ter "muitas saudades". É o primeiro teste desde a cimeira com os EUA.
Coreia do Norte

Kim Jong-un quer criar cidade na fronteira chinesa

Kim Jong-un, deu instruções para o desenvolvimento de infraestruturas em Sinuiju, a principal cidade fronteiriça com a China. O plano de renovação da cidade passa pela melhoria das áreas industriais
Estados Unidos da América

Pence anuncia cimeira com Coreia do Norte em 2019

Mike Pence adiantou que o próximo encontro entre os dois líderes "colocará no papel todos os pormenores" sobre a desnuclearização na Coreia do Norte.
Coreia do Norte

Coreia do Norte tem mísseis nucleares em 13 locais

Segundo a investigação de um centro de estudos norte-americano, divulgada na segunda-feira, a Coreia do Norte tem mísseis balísticos com capacidade nuclear em pelo menos 13 locais secretos.
Estados Unidos da América

Mike Pence no Japão para discutir Coreia do Norte

Mike Pence visita o Japão na próxima semana para discutir matérias relacionadas com a Coreia do Norte e outras questões do foro diplomático.
Estados Unidos da América

Pompeo reúne-se com braço direito de Kim-Jong Un

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, vai reunir-se "esta semana" em Nova Iorque com Kim Yong Chol, o braço direito do presidente norte-coreano, Kim Jong Un.
Coreia do Norte

Coreia do Norte ameaça com mais armas nucleares

A Coreia do Norte alertou que poderá reativar uma política de Estado dirigida a fortalecer o seu arsenal nuclear se os Estados Unidos não suspenderem as sanções económicas contra Pyongyang.
Coreia do Norte

Coreia do Norte. "Éramos brinquedos sexuais"

676
As histórias de 54 mulheres que revelam o dia-a-dia de abuso e violência sexual na Coreia do Norte estão num relatório da Human Rights Watch. Nove em cada dez mulheres já foram vítimas.
Coreia do Norte

Violência contra mulheres comum na Coreia do Norte

302
A violência sexual contra as mulheres realizada por homens em posição de poder será tão comum na Coreia do Norte que passou a ser aceite como parte de vida quotidiana.
Kim Jong Un

Kim Jong-un vai visitar Seul "em breve"

O líder da Coreia do Sul já tinha revelado que Kim Jong-un acordara visitar Seul ainda este ano, quando ambos se reuniram em Pyongyang em setembro.
Donald Trump

Trump reforça confiança em Kim Jong Un

Em entrevista no programa "60 Minutes", do canal CBSNews, Donald Trump reafirma a boa relação com Kim Jong Un. O presidente fala da morte do jornalista, mas não especifica penalizações.
Coreia do Norte

Kim Jong-un convida Papa a visitar Coreia do Norte

327
Agência de notícias sul-coreana avança que o líder da Coreia do Norte gostaria de receber o Papa Francisco no país. Um convite que será reforçado durante a visita do homólogo sul-coreano ao Vaticano.
Coreia do Norte

EUA e Coreia do Norte em nova cimeira

Os EUA e a Coreia do Norte concordaram em realizar uma segunda cimeira "o mais breve possível" entre Trump e Kim Jong-un
Ásia

Pompeo vai à Ásia discutir nova cimeira com Kim

Secretário de Estado norte-americano vai ao Japão, às Coreias e à China discutir a relação com a Coreia do Norte. Pompeo quer "construir confiança suficiente" antes de nova cimeira.
Acordo Nuclear

Japão acredita no sucesso da desnuclearização

O Governo japonês disse acreditar que a próxima visita a Pyongyang do secretário de Estado norte-americano vai permitir avançar para uma "completa e rápida desnuclearização da península coreana".
Diplomacia

Desnuclearização. EUA e Pyongyang em desacordo

Pyongyang advertiu, esta terça-feira, Washington para que fim da Guerra da Coreia não vai motivar a desnuclearização, mas o fim das sanções ao país poderá ser um passo nesse sentido.
Coreia do Norte

Coreias removem minas terrestres na fronteira

Tropas sul e norte-coreanas começaram a remover as mais de 800 mil minas terrestres armadilhadas na fronteira que separa os dois países. É mais um passo no processo de paz.
Nações Unidas

Japão está pronto para encontro com Kim Jong-un

O primeiro-ministro japonês disse estar disponível para se encontrar com o líder da Coreia do Norte, na sequência da cimeira histórica entre Kim Jong-un e o Presidente norte-americano.
Fotogaleria

Diferenças e semelhanças entre Coreias em 30 fotos

Numa viagem entre as duas Coreias, um fotógrafo comparou as pessoas que têm as mesmas ocupações mas estão separadas pelo Paralelo 38N. Eis as diferenças (e semelhanças) nos dois países em 30 imagens.
Donald Trump

Trump promete s cimeira com Kim "muito brevemente"

"Tenho a impressão de que teremos uma segunda cimeira muito brevemente", disse esta segunda-feira o presidente dos Estados Unidos, à margem da Assembleia-Geral anual da ONU.
Cosméticos

Coreia do Norte tem marca de cosméticos de luxo

101
A recém aberta fábrica de cosméticos de Pyongyang tem a pretensão de concorrer com marcas e luxo internacionais, como a Chanel e a Shiseido.
Armamento Nuclear

UE valoriza desnuclearização da Coreia do Norte

A alta representante para a Política Externa da União Europeia considerou "um passo importante" o compromisso da Coreia do Norte de desmantelar totalmente o complexo nuclear de Yongbyon.
Coreia do Norte

Coreias anunciam candidatura aos Jogos Olímpicos

As duas Coreias já tinham discutido a possibilidade de sediar conjuntamente os Jogos Olímpicos de Verão de 1988, mas as negociações tinham fracassado. Seul e Pyongyang voltaram a acertar-se.
Coreia do Norte

Coreia do Norte vai desmantelar complexo nuclear

A decisão de Kim Jong-un em desmantelar as principais instalações de testes e de lançamento de mísseis perto de sua fronteira com a China é o passo mais concreto nos dois dias da cimeira em Pyongyang.
Cimeiras

Cimeira entre Coreias para a desnuclearização

Os líderes das duas Coreias voltam a reunir-se, até quinta-feira, no Norte, numa tentativa de desbloquear o diálogo entre o regime de Kim Jong-un e os EUA para a desnuclearização da península.
Acordo Nuclear

Coreias voltam a cimeira para desnuclearização

Kim Jong-un quer progressos na assinatura de um tratado de paz que ponha fim ao estado de guerra na península em troca do avanço do desmantelamento do arsenal nuclear.
Mundo

Coreias abrem gabinete para facilitar comunicação

O primeiro gabinete de ligação foi aberto na cidade fronteiriça de Kaesong, na Coreia do Norte. O presidente sul-coreano Moon Jae-in vai visitar a vizinha Coreia durante a próxima semana.
Coreia do Norte

EUA dizem que Coreia do Norte pediu novo encontro

A Casa Branca anunciou que o líder norte-coreano, Kim Jong-un, solicitou, numa carta, a realização de um segundo encontro com o Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump.
Coreia do Norte

Trump saúda desfile norte-coreano "sem mísseis" 

O presidente norte-americanos saudou o desfile militar organizado em Pyongyang "sem a tradicional exibição de mísseis nucleares". E agradeceu ao líder norte-coreano, Kim Jong Un, por essa iniciativa.
Coreia do Norte

Desfile militar na Coreia do Norte sem mísseis

Coreia do Norte fez um desfile militar para assinalar o 70º aniversário da fundação do país mas não apresentou mísseis balísticos intercontinentais, que estiveram na origem das sanções internacionais.
Coreia do Norte

76 mortos em inundações na Coreia do Norte

As chuvas torrenciais registadas nas províncias de Hwanghae do Norte e do Sul provocaram inundações, deslizamentos de terras e o colapso de mais de 800 edifícios, incluindo escolas e centros médicos.
Diplomacia

Coreias voltam a reunir-se de 18 a 20 de setembro

Encontro tem como objetivo discutir a "completa desnuclearização da península coreana", informou esta quinta-feira uma autoridade do Governo de Seul.
Nações Unidas

Coreia do Norte. Rússia bloqueia análise a sanções

A Rússia bloqueou na ONU um relatório crítico de especialistas encarregues da aplicação de medidas internacionais contra a Coreia do Norte.
Estados Unidos da América

Trump. Não há razões para "jogos de guerra"

O presidente norte-americano que não há razões para gastar dinheiro em "jogos de guerra" com a Coreia do Sul, mas avisou que poderá relançar os exercícios militares "maiores de sempre".
Donald Trump

Trump: "China complica" questão norte-coreana

Para Trump, "uma parte do problema com a Coreia do Norte está relacionado com as disputas comerciais com a China", reafirmando a sua disposição em rever a natureza das relações comerciais com Pequim.
Coreia do Norte

Coreia do Norte. Supermercados valem 60 milhões

O Estado norte-coreano recebe cerca de 60 milhões de dólares por ano em rendas e impostos dos supermercados espalhados pelo país. Mas o desenvolvimento do comércio pode custar caro a Kim Jong-un.
Coreia do Norte

Centenas de familiares das duas Coreias reunidos

Centenas de sul-coreanos e norte-coreanos despediram-se no final das emotivas rondas de reencontros, sendo para muitos deles a primeira e última ocasião para se verem.
Coreia do Norte

China acusa Trump de declarações "irresponsáveis"

A China acha "irresponsáveis" as declarações do Presidente dos EUA, que explicou o cancelamento da viagem do seu secretário de Estado Mike Pompeo à Coreia do Norte com a falta de cooperação de Pequim.
Coreia do Norte

Coreia do Norte. Trump acusa China de não ajudar

O presidente dos Estados Unidos cancelou a viagem de Mike Pompeo à Coreia do Norte por acreditar que não estão a ser feitos os progressos suficientes face à desnuclearização. Trump culpa China.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)