Coreia do Norte

Coreia do Norte

Kim Jong-un em Pequim para analisar cimeira 

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, chegou hoje a Pequim para se encontrar com o homólogo chinês, para analisarem a histórica cimeira, na semana passada, com o Presidente dos Estados Unidos.
Presidente Trump

EUA cancelam exercício militar na Coreia do Sul

O Pentágono anunciou o cancelamento dos exercícios militares na Coreia do Sul previstos para agosto. Este passo não faz parte do acordo com a Coreia do Norte, mas Donald Trump já o tinha referido.
Coreia do Norte

Duas Coreias unem-se nos Jogos Asiáticos

Nos Jogos Asiáticos, que se realizam em agosto, a Coreia do Norte e a Coreia do Sul vão competir juntas em algumas modalidades, à semelhança do que já aconteceu nos Jogos de Inverno.
Coreia do Norte

Seul propõe a Pyongyang tirar armas da fronteira

A Coreia do Sul propôs que a Coreia do Norte mova sua artilharia de longo alcance para longe das fronteiras, reduzindo as tensões nas negociações militares de alto nível de quinta-feira.
Coreia do Norte

Gazprom retoma projeto de gasoduto na Coreia

O gigante do gás russo Gazprom retomou as conversações com a Coreia do Sul sobre a construção de um gasoduto que atravessará território norte-coreano, anunciou a empresa estatal russa
Coreia do Norte

Expectativas e máquinas fotográficas /premium

Há três elementos a debater: o que levou à cimeira, que é em si mesma o sucesso; quem ganha e quem perde; e o que vem a seguir, que na verdade não sabemos. Mas conhecemos os dilemas de alguns Estados.
Jornalismo

Das "fake news" aos "fake comments" /premium

266
A presidência de Trump teve o efeito de trazer para a luz do dia o sectarismo e a vulgaridade de uma elite despeitada por os cidadãos americanos terem votado contra as suas instruções.
Coreia do Norte

Coreia. Manobras militares suspensas

As principais manobras militares com a Coreia do Sul que se realizam regularmente foram "suspensas indefinidamente", afirma um responsável da administração dos Estados Unidos.
Coreia do Norte

Coreias discutem fim de tensão na fronteira

As Coreias estão em conversações com o objetivo de reduzir a tensão que existe na fronteira e alcançar um compromisso por parte da Coreia do Sul de terminar os exercícios militares com os EUA.
Donald Trump

A política como "showbiz" /premium

O Presidente dos EUA é capaz de ganhar – ou, pelo menos, não perder – votos na terra dele, enquanto a Europa que se crê alfabetizada continuará a dar más notas a um Trump que considera semi-iletrado.
Coreia do Norte

EUA esperam "essencial" do desarmamento até 2020

Os EUA esperam que "o essencial do desarmamento nuclear" da Coreia do Norte ocorra até ao final do mandato de Donald Trump, "dentro de dois anos e meio".
Presidente Trump

O "trailer" de Trump e Kim. Num cinema perto de si

Durante a cimeira em Singapura, Trump mostrou a Kim Jong-Un, num iPad, um vídeo de quatro minutos feito seguindo a receita dos "trailers" de filmes de ação, com narrador barítono e música dramática.
Estados Unidos da América

Trump vai à Coreia do Norte e Kim Jong-un aos EUA

"Kim Jong-un convidou Trump a fazer uma visita a Pyongyang num momento oportuno e Trump convidou Kim Jong-un a deslocar-se aos Estados Unidos", referiu a agência oficial da Coreia do Norte.
Relações Internacionais

Rússia saúda diálogo entre EUA e Coreia do Norte

O Kremlin saudou o início do diálogo direto entre o presidente de Estados Unidos, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, mas sublinhou que não se deve esperar soluções rápidas.
Coreia do Norte

Desnuclearização depende do fim do antagonismo

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, defendeu que a desnuclearização da península coreana depende do cessar por parte de Washington e Pyongyang de ações que antagonizam os dois países.
Diplomacia

Mike Pompeo vai a Pequim após cimeira Trump-Kim

A China anuncia que o secretário de Estado norte-americano vai reunir-se na quinta-feira, em Pequim, com o ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, Wang Yi.
Presidente Trump

Mundo está mais longe "de uma catástrofe nuclear"

Donald Trump defendeu na noite de terça-feira que o mundo está mais longe de uma "catástrofe nuclear", após uma reunião com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, em Singapura.
Diplomacia

Trump e Kim aceitam convite para visita

"Kim Jong-un convidou Trump a efetuar uma visita a Pyongyang em altura oportuna e Trump convidou Kim Jong-un a ir aos EUA", avançou a KCNA. Os dirigentes "aceitaram com prazer os seus convites".
Coreia do Norte

Afinal, quanto vale o acordo de Trump e Kim? /premium

104
Entre a comunidade de especialistas, a palavra de ordem perante o acordo assinado entre os EUA e a Coreia do Norte é "ceticismo". Ao Observador, notam que o entendimento é "vago" e apontam-lhe falhas.
António Costa

Costa: cimeira de Trump e Kim melhor do que G7

O primeiro-ministro português acredita que a cimeira entre os Presidentes dos Estados Unidos e da Coreia do Norte terá acabado melhor do que a última reunião do G7, no Canadá.
NATO

NATO saúda "cimeira histórica" entre Trump e Kim

A NATO salientou que "apoia todos os esforços que conduzam a uma desnuclearização da Península Coreana, sendo que o cumprimento deste objetivo contribuirá para a segurança" dos aliados e da região.
PCP

PCP. Cimeira Trump-Kim é passo para solução de paz

633
PCP divulgou comunicado sobre a cimeira de Trump e Kim Jong-un onde felicita passo dado no sentido de encontrar uma "solução pacífica" para um conflito motivado pela "política agressiva dos EUA".
Coreia do Norte

O que está nas entrelinhas do acordo Trump-Kim /premium

O acordo assinado entre os EUA e a Coreia do Norte tem apenas uma página e quatro pontos. O que quer dizer aquela linguagem vaga? O que vai ser mais fácil fazer? E mais difícil?
Coreia do Norte

Vídeo: 4 momentos de um encontro histórico 

106
O mundo esperou por este momento. Entre três reuniões, um almoço e um passeio, Donald Trump e Kim Jong-un deram apertos de mão e trocaram sorrisos. Estas são as imagens de um encontro histórico.
Coreia do Norte

Quem é quem? Os homens dos presidentes à mesa

Depois de uma primeira reunião a sós, Kim Jong-un e Donald Trump passaram a uma reunião alargada com os seus conselheiros. Veja quem são as dez pessoas sentadas à mesa nesta cimeira histórica.
Coreia do Norte

As curiosidades da cimeira para lá da diplomacia

As lágrimas de Rodman, a presença de uma cantora pop ou a limousine “A Besta”. Para lá dos documentos assinados, outros pormenores inusitados destacaram-se durante esta cimeira.
Coreia do Norte

Leia aqui o acordo que Trump e Kim assinaram

550
Apesar de ainda não ter sido distribuído, o acordo histórico assinado pelos líderes dos EUA e da Coreia do Norte foi captado pelos fotógrafos. Leia aqui na íntegra o que foi assinado.
Coreia do Norte

As imagens históricas do encontro de Kim e Trump

100
Vários apertos de mão históricos, alguns sorrisos, poucas palavras e nenhuma informação. Donald Trump e Kim Jong-un fizeram história em Singapura, mesmo com as conclusões vagas da cimeira.
Coreia do Norte

Siga aqui a transmissão da cimeira em direto

Kim Jong-un e Donald Trump reúnem-se primeiro a sós, depois de um aperto de mão para a história. Siga aqui a transmissão em direto da cimeira.
Coreia do Norte

Trump e Kim acordam desnuclearização total - como aconteceu

650
O acordo assinado entre Trump e Kim Jong-un prevê o caminho para a desnuclearização total da península da Coreia e a manutenção de um regime estável e pacífico na península.
Marcelo Rebelo de Sousa

Cimeira entre Trump e Kim "é bom que exista"

"É bom que exista, que tenha sucesso, que haja um passo fundamental para a paz no mundo", disse Marcelo Rebelo de Sousa sobre a cimeira entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte, esta terça-feira.
António Guterres

Guterres confiante na paz entre Trump e Kim 

"O mundo está a seguir de perto o que se vai passar dentro de horas em Singapura", disse António Guterres à imprensa na véspera da histórica cimeira entre Donald Trump e Kim Jong-un.
Diplomacia

Cinco respostas sobre uma cimeira nunca vista /premium

Donald Trump e Kim Jong-un encontram-se na próxima madrugada. O que acontecerá dentro daquela sala de reuniões? O Observador falou com dez especialistas que arriscam espreitar pelo buraco da fechadura
Coreia do Norte

Os países que vão estar atentos à cimeira de longe

Kim Jong-un e Donald Trump sentam-se à mesa pela primeira vez, mas terão muitos olhos atentos a controlar todos os seus movimentos. Da China a Israel, estes são os principais interessados.
Coreia do Norte

De fã da NBA a ditador: a vida improvável de Kim /premium

Kim Jong-un não foi feito para ser líder. Em criança era viciado na NBA, mas cresceu depressa, ganhou respeito e meteu medo. Agora, tem pela frente o seu maior desafio: enfrentar Donald Trump.
Coreia do Sul

Cimeira. Coreia do Sul espera marco histórico

A um dia da cimeira entre Estados Unidos e Coreia do Norte, o presidente da Coreia do Sul disse desejar um "acordo significativo" que seja "um marco histórico no caminho para a paz".
Coreia do Norte

Os norte-coreanos pouco sabiam da cimeira até hoje

Os norte-coreanos pouco sabiam da cimeira até esta segunda-feira, quando a agência de notícias deu conta da chegada de Kim Jong-un a Singapura.
Coreia do Norte

A perigosa armada de hackers da Coreia do Norte /premium

283
É uma das mais temidas forças de hackers do mundo. Rouba bancos, faz extorsão a empresas (até em Portugal), ataca governos e tem bases da China a Moçambique. Criptomoedas como a bitcoin são novo alvo.
Coreia do Norte

Os 335 dias mais tensos entre EUA e Pyongyang /premium

Em 1968 o navio-espião USS Pueblo foi capturado pela Coreia do Norte sem dar resposta. Falámos com um tripulante, que foi torturado durante quase um ano. Hoje, o navio é atração turística em Pyongyang
Donald Trump

Guia para compreender a cimeira histórica 

Onde, quando, a que horas e o que se vai discutir. Preparámos um pequeno guia para ajudar a compreender a cimeira história, entre Trump e Kim, da próxima terça-feira.
Papa Francisco

Papa reza para que cimeira leve à paz

O papa Francisco rezou este domingo para que a cimeira entre os líderes norte-americano e norte-coreano consiga estabelecer as bases para a paz.
Coreia do Norte

Kim aterra em Singapura 48 horas antes da cimeira

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, chegou a Singapura, dois dias antes do encontro com o Presidente dos EUA, Donald Trump, após três meses de preparativos marcados por avanços e recuos.
Coreia do Norte

Coreia. O acesso à informação na “caixa negra” /premium

O "Reino eremita" não é, apesar de tudo, totalmente isolado. Seja através da roupa chinesa, dos filmes americanos ou dos telefonemas dos familiares exilados, os norte-coreanos descobrem um mundo novo.
Coreia do Norte

O mistério dos estrangeiros raptados por Pyongyang /premium

107
Megumi vinha do badminton quando foi levada. Won apanhou um voo para Seul e nunca mais regressou. Como eles, outros milhares foram raptados pela Coreia do Norte. Estas são as suas histórias.
PCP

"O PCP nunca defendeu a sovietização do país" /premium

592
Vice-presidente da bancada do PCP avisa Governo que "não há orçamentos aprovados à partida". Critica culto de Kim Jon-Un, mas equipara-o à família real britânica.
Diplomacia

"Está tudo pronto" para a cimeira de Trump com Kim

A cimeira, que decorrerá terça-feira em Singapura, será "muito mais que uma sessão de fotos" perante os "media", prometeu o Presidente norte-americano. Trump admite visita de Kim Jong Un aos EUA.
Estados Unidos da América

O hotel de luxo da cimeira entre Trump e Kim

O encontro histórico entre o Presidente dos EUA e o líder norte-coreano vai decorrer num hotel de luxo na ilha Sentosa, em Singapura, que tem alojamentos a 5.771 euros por noite. Veja as imagens.
Diplomacia

Trump e Kim Jong-un: encontro já tem hora e hotel

Encontro entre os líderes norte-coreano e norte-americano vai decorrer às 9h00 de Singapura, no dia 12 de junho, no Shangri-La Hotel. Casa Branca diz que o encontro "é um começo".
Estados Unidos da América

Onde se vai sentar Kim? O protocolo da cimeira

Há questões importantes que envolvem a cimeira inédita entre Trump e Kim Jong-un. E depois há as outras. Quem se senta onde? Quem paga? O que se bebe no brinde? Resta uma semana para acertar agulhas.
Coreia do Norte

Bashar Al-Assad vai visitar Coreia do Norte

Media norte-coreanos anunciam visita do Presidente sírio, sem data marcada. Assad elogia papel de Pyongyang nas negociações com Coreia do Sul, destacando "calibre político notável" de Kim Jong-un.
Mundo

Seul: Cimeira é "oportunidade preciosa para a paz"

"Espero que os presidentes Trump e Kim cheguem a um acordo para a completa desnuclearização e para a paz na península coreana", indicou Young-moo em entrevista à emissora "Channel NewsAsia".
Coreia do Norte

"A Coreia do Norte é um laboratório especial" /premium

157
Palmilhou as ruas do país e conheceu o número dois dos Kims. Hoje, o diplomata vê com "esperança moderada" as negociações com os EUA — e teme que quem deite tudo a perder seja Trump e não Kim Jong-un.
Estados Unidos da América

Cimeira EUA-Coreia do Norte vai mesmo acontecer

Presidente norte-americano confirma que encontro afinal vai mesmo realizar-se a 12 de junho em Singapura. "Penso que este processo acabará por ser muito bem sucedido", disse.
Coreia do Norte

Kim Jong-un escreve carta a Donald Trump 

Kim Yong-chol entregou uma carta do líder norte-coreano ao Presidente americano. É a primeira vez em 18 anos que um representante de Pyongyang entra na Casa Branca.
Coreia do Norte

Kim Jong-un reafirma plano de "desnuclearização"

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, reforçou o compromisso "consistente e imutável" para a desnuclearização da península da Coreia, informou hoje a agência estatal de notícias KCNA.
Diplomacia

Seul e Pyongyang retomam encontros

As duas Coreias reiniciaram reuniões para começar a aplicar a declaração conjunta assinada em abril, na qual concordaram em aumentar a cooperação e trabalhar para a paz e a "desnuclearização total".
Estados Unidos da América

EUA. Cimeira Trump/Kim está "na direção certa"

O chefe da diplomacia norte-americana, Mike Pompeo, disse hoje que as discussões preliminares para uma possível cimeira estão "na direção certa".
Kim Jong Un

Ministro russo reúne-se com líder norte-coreano

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia reuniu-se em Pyongyang com o chefe de Estado norte-coreano, durante o período de preparação da cimeira entre Kim Jong-un e Donald Trump.
Kim Jong Un

Pompeo e 'braço direito' de Kim começam reunião

O encontro entre o chefe da diplomacia norte-americana, Mike Pompeo, e o braço direito do líder norte-coreano, Kim Jong-un, começou na quarta-feira à noite, para preparar a cimeira deste com Trump.
Coreia do Norte

Casa Branca continua preparação da cimeira

A porta-voz da Casa Branca Sarah Sanders confirmou que o secretário de Estado, Mike Pompeo, vai reunir-se "esta semana em Nova Iorque" com Kim Yong Chol, vice-presidente da Coreia do Norte.
Coreia do Norte

Norte-coreano voa para EUA para preparar cimeira

"Washington Post" adianta que um alto responsável do regime de Kim Jong Un deverá aterrar no aeroporto JFK ao início da tarde (hora norte-americana) de quarta-feira.
Diplomacia

Líderes coreanos podem voltar a encontrar-se

Kim Jong Un e Moon Jae-in surpreenderam recentemente com um encontro público. Poderá haver mais cimeiras inesperadas, diz o segundo. Trump falou com o PM japonês e prepara cimeira.
Coreia do Norte

23 coisas inesperadas na Coreia do Norte

149
Uma delegação dos Estados Unidos foi à Coreia do Norte para tentar manter para 12 de junho a cimeira entre Donald Trump e Kim Jong-un. Este foi o país que encontrou.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)