A portuguesa Inês Allen Pereira cumpriu a vontade do pai e entregou em Empada, no sul da Guiné-Bissau, o distintivo da companhia da tropa colonial portuguesa “Os Metralhas” a um clube de futebol com o mesmo nome.

O pai de Inês Allen Pereira, Francisco Allen Pereira, ajudou a criar a companhia “Os Metralhas”, que serviu em Empada entre 1972 e 1974.

Depois da independência da Guiné-Bissau, Francisco Allen Pereira visitou o novo país por diversas vezes e percorreu vários antigos quartéis e localidades guineenses.

Numa dessas visitas, em 2005, Francisco Allen Pereira encontrou o símbolo de “Os Metralhas” a fazer de degrau para acesso à escada da sede do Comité de Estado (administração do Estado), servindo de suporte a quem fosse subir ao edifício.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nostálgico, Francisco pegou naquele símbolo circular com cerca 50 centímetros de diâmetro, que levou para Portugal.

A ideia, contou à Lusa em Bissau a filha Inês Allen Pereira, era restaurar aquela relíquia feita de argila da Guiné e um dia devolvê-la a Empada.

Em outubro passado, quando Francisco tinha tudo planeado para trazer de volta o símbolo de “Os Metralhas”, acabou por morrer de doença.

Conhecedora da vontade do pai, a filha Inês, acompanhada de dois ex-colegas de Francisco, levou de volta o símbolo que entregou aos populares e dirigentes do Empada Futebol Clube “Os Metralhas”, criado em junho de 2021.

“Ele tinha muito orgulho porque soube que há muito pouco tempo tinha sido criado o clube de futebol “Os Metralhas” em Empada e estava a correr muito bem e que tinham subido de divisão”, explicou à Lusa Inês Pereira.

Francisco “tinha muito orgulho” pelo facto de em Empada terem dado o nome do clube local à sua companhia durante a guerra colonial, acrescentou Inês Pereira.

Tão cedo Inês não se vai esquecer da “grande receção” que teve na vila onde o pai foi militar quando no passado domingo, dia 12 de fevereiro, fez 12 horas de viagem entre Bissau e Empada para entregar o símbolo de “Os Metralhas”, com cerca de 19 quilogramas.

A grande batalha agora de “Os Metralhas” é trabalhar para cumprir um desejo dos cidadãos de Empada que querem batizar o campo de futebol com o nome Francisco Allen Pereira.

Dauda Cassamá, vice-presidente do Empada Futebol Clube “Os Metralhas”, criado há dois anos e que subiu da terceira para a segunda divisão, explicou à Lusa que o símbolo devolvido por Inês Pereira vai ser colocado numa vitrina no hall de entrada da sede do clube.

Nascido já com a independência da Guiné-Bissau, Dauda Cassamá lamentou também ter pisado várias vezes o objeto de cada vez que entrava no Comité de Estado de Empada. “Se não conheces algo, não lhe dás valor”, afirmou.

Sobre o facto de terem colocado o nome “Os Metralhas” ao clube de futebol local, Cassamá disse ser uma forma de homenagear os antigos militares portugueses que serviram em Empada.

“É um gesto para honrar aqueles militares pela sua passagem pela nossa aldeia, onde deixaram amigos e até familiares, porque não é só quem sai da mesma barriga que é teu irmão”, sublinhou Dauda Cassamá.