O Banco Central Europeu (BCE) lançou com sucesso o novo sistema de processamento de pagamentos de grande montante T2 com liquidação bruta em tempo real, que substitui o TARGET 2.

O Banco Central Europeu (BCE) afirmou esta terça-feira que o novo sistema de liquidação de pagamentos de grandes montantes T2 entrou em funcionamento no dia 20 de março.

“O novo sistema de pagamentos consolidado foi concluído com êxito no primeiro dia de operações”, afirmou o BCE.

“Os sistemas que foram modernizados contribuirão para a harmonização e eficiência dos mercados financeiros na Europa”, acrescentou o BCE.

O novo sistema de processamento de pagamentos por grosso T2 inclui a liquidação bruta em tempo real e um instrumento de gestão de liquidez.

A migração para o novo sistema teve lugar entre 17 e 20 de março.

O T2 substitui o TARGET2, um sistema de pagamentos que permite a transferência de dinheiro entre bancos da União Europeia (UE) em tempo real, conhecido como liquidação em bruto em tempo real.

T2 é o novo sistema de liquidação bruta em tempo real para a liquidação de pagamentos relacionados com operações de política monetária, bem como operações entre bancos e transações comerciais.

O TARGET2 processou pagamentos de 2,2 biliões de euros por dia em média.

O primeiro dia de operações T2 decorreu sem problemas, apesar de um encerramento tardio, cuja causa foi identificada e fixada.

O novo sistema de liquidação bruta em tempo real liquidou cerca de 400.000 transações, o que é semelhante ao volume médio antes da migração.

O software e ambiente para o novo sistema foi fornecido pelo Banca d’Italia, o Banco de España, o Banque de France e o Deutsche Bundesbank, os quatro bancos centrais nacionais que prestam serviços ao TARGET (T2, TARGET2-Títulos e TIPS).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Todos os bancos centrais dos países que partilham o euro têm apoiado este projeto.

O TARGET (Trans-European Automated Real-time Gross settlement Express Transfer) é o sistema de Transferências Automáticas Transeuropeias de Liquidações pelos Valores Brutos em Tempo Real e o TARGET2 é a segunda geração deste sistema.

O projeto de atualização foi lançado em dezembro de 2017 para harmonizar e integrar os serviços TARGET em benefício dos mercados financeiros europeus e para reduzir os custos.

“O novo sistema oferece uma maior resiliência cibernética e otimiza a utilização da liquidez, na medida em que os participantes podem tratar, gerir e controlar a liquidez em dinheiro do banco central em todos os serviços TARGET”, acrescenta o BCE.

A harmonização é conseguida através da utilização da norma ISO 20022 para mensagens de pagamento e informação sobre sistemas de compensação de alto e baixo valor, utilizando o serviço de mensagens via SWIFT.

Os participantes também poupam custos através dos componentes comuns partilhados por todos os serviços TARGET.

Foram feitas alterações técnicas ao TARGET2 Securities em julho de 2022, em preparação para o lançamento deste novo sistema T2.

O TARGET2 Securities facilita a liquidação centralizada das transações de títulos em euros ou outras moedas em moeda do banco central.

O BCE também lançou este novo sistema após cinco incidentes em outubro de 2020, que afetaram o serviço de liquidação de pagamentos em tempo real TARGET2 e TARGET2 Securities, quando se verificou uma paragem de dez horas do sistema.