786kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

“O acne não me define”

Este artigo tem mais de 1 ano

Susana Domingues lida com a acne já numa fase adulta. Apesar de existirem momentos mais difíceis do que outros, hoje olha-se ao espelho e a acne não vem na sua lista de preocupações.

E se esse reflexo mostrar uma condição de pele que não se enquadra nos padrões esteticamente aceitáveis da sociedade? Neste caso, ao encarar o espelho, podemos assistir a uma história de pele marcada pela acne. Em “Pele com Pele” conhecemos Susana Domingues. Uma pele de 41 anos que reflete as marcas que a acne deixa na pele e na vida.

Parte I: A partida

Ter acne em adolescente não significa ficar livre desta condição de pele para a vida. Que o diga Susana Domingues. “Depois de ter tido a minha filha, a acne voltou. Já tinha tido em adolescente, e durante muito tempo achei que ia passar. Mas não passou”, conta Susana. Foi ao se aperceber que este era um problema para durar, que Susana decidiu procurar ajuda profissional. Depois de tratamentos constantes, sintomas secundários muito fortes e imensas cedências, Susana decidiu aceitar a permanência da acne na sua pele do que ficar refém de medicação.

Parte II: A viagem

Dos olhares às chamadas de atenção constantes de quem estava à sua volta, tudo fazia com que Susana se lembrasse do seu problema, tornando todo o processo ainda mais difícil.

“Houve momentos mais difíceis, onde foi difícil para mim ver-me ao espelho. Afetou-me, mas depois de algum tempo percebi que não ia embora e aceitei. Depois de aceitar, tudo melhorou. (…) O acne já não me define”, afirma Susana, orgulhosa da sua caminhada que, apesar de difícil, a fez ficar em paz consigo própria e a lidar melhor com as pessoas que estão à sua volta.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Parte III: A superação

Para Susana, a acne em vida adulta impacta mais do que na adolescência. No entanto, depois de aceitar, a procura pelo produto milagroso termina e o mais importante é encontrar aliados que ajudem a atenuar e a aliviar. “Percebi que faz parte e, portanto, é melhor aceitar do que viver nesta ansiedade de ficar com a pele perfeita”, confessa.

Na procura dos melhores produtos, conta que numa farmácia foi aconselhada a usar os produtos da Eucerin, principalmente a gama Dermopure. Atualmente, ainda usa o tónico da gama de limpeza, Dermatoclean e o creme de dia DermoPure.

A chegada

“Superei a questão da acne”, responde a Susana quando questionada sobre o tema. No futuro revela que a acne não vai interferir nos seus planos e não vai deixar de fazer programas que socialmente a tiram de casa. As suas vontades e desejos estarão em primeiro lugar e a acne já não vem na sua lista de preocupações.

Acompanhe tudo em Pele com Pele

Assine o Observador a partir de 0,18€/ dia

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos