O aviso subiu para “severa”. Uma tempestade geomagnética vai atingir a Terra esta sexta-feira, depois de vários dias de intensa atividade solar. Começou por ser esperada uma tempestade de grau 3 (Forte), mas, esta sexta-feira, o Centro de Previsão do Clima Espacial norte-americano subiu as expectativas. Deverá ser de grau 4, ou seja, severa. A consequência imediata é o aumento das zonas onde se poderão ver luzes do norte, as auroras boreais.

Normalmente, as auroras são vistas dentro do círculo polar ártico — Noruega, Suécia, Finlândia, Rússia, Estados Unidos, Canadá, Dinamarca (Groenlândia) e Islândia —, mas devido à força desta tempestade, os especialistas preveem que nos Estados Unidos possam ser vistas mais a sul do que é habitual, como na zona do Alabama ou na zona norte da Califórnia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Também no Reino Unido houve alertas da possibilidade de serem avistadas auroras e, na noite de quinta para sexta-feira, houve quem captasse o momento no arquipélago Shetland, na Escócia.

A atividade solar subiu de intensidade a 23 de março e deverá manter-se até dia 26. Além das auroras, a perturbação do campo magnético do planeta pode causar algumas perturbações tecnológicas, como nos sistemas de GPS.