Julian Nagelsmann deixou o comando técnico do Bayern de Munique, anunciou o clube alemão em comunicado divulgado esta sexta-feira. O substituto já está escolhido. Thomas Tuchel vai assinar um contrato válido até junho de 2025 e assume a equipa já partida desta segunda-feira.

Nagelsmann conquistou um Campeonato Alemão e duas Supertaças. Tuchel volta ao ativo depois de ter deixado o Chelsea no início da época. O Bayern Munique perdeu a liderança da Bundesliga para o Borussia Dortmund, após perder com o Bayer Leverkusen por 2-1. Na próxima jornada, os bávaros vão defrontar o líder do campeonato.

Horas antes do despedimento, Joshua Kimmich, que neste momento se encontra ao serviço da seleção alemã, tinha comentado uma saída que estava a ser pensada há vários dias. “Só posso dizer que Julian Nagelsmann é um excelente treinador. Diria que está facilmente no top-3 dos meus melhores treinadores”, afirmou o jogador. “Claro, estas discussões preocupam-te quando se trata do treinador do teu próprio clube. É o treinador com quem trabalhas todos os dias”.

O antecessor de Julian Nagelsmann, Hansi Flick, que atualmente é o treinador da seleção alemã, recusou-se a comentar as movimentações no Bayern Munique. “Ficamos muito, muito surpreendidos. Por respeito ao Julian e ao Bayern, não quero dizer nada sobre isso agora”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Thomas Tuchel levou o Chelsea à conquista da Liga dos Campeões. O início da época nos blues, não foi positivo. O técnico conseguiu apenas três vitórias em sete jogos e foi despedido. Na Alemanha, Tuchel treinou o Mainz e o Borussia Dortmund. Antes de rumar a Inglaterra, orientou também o Paris Saint-Germain.

A decisão de despedir Nagelsmann foi tomada pela direção do Bayern Munique. O CEO do clube, Oliver Kahn, justificou a medida. “Quando contratámos Julian Nagelsmann para o Bayern, no verão de 2021, estávamos convencidos de que trabalharíamos com ele a longo prazo — e esse era o objetivo de todos nós até ao fim. O Julian compartilha a nossa visão de jogar um futebol de sucesso e atraente. Mas agora percebemos que a qualidade da equipa — apesar do campeonato alemão no ano passado — tem estado cada vez menos presente. Depois do Mundial, jogámos de maneira menos atraente”.

O diretor desportivo, Hasan Salihamidžić, disse não estar agradado com o “rendimento desportivo da equipa”. “Foi a decisão mais difícil do meu período no Bayern. Tive uma relação aberta, de confiança e de amizade com o Julian desde o primeiro dia”, esclareceu numa nota de lamento pela saída do técnico.

Cai a “bomba” na Alemanha: Bayern prepara rescisão com Nagelsmann (e tem como sucessor um alemão ex-campeão europeu)