Está aí o horário de verão — e uma pré-anunciada subidas das temperaturas, já para este domingo. O convite para ir a banhos começa a desenhar-se com as novas coleções de swimwear, que ao longo de março vão partilhando novidades. Lançamento atrás de lançamento (prepare-se para um sortido de drops ao longo dos próximos meses), os pesos pesados das novidades de banho e respetivos acessórios vão fazendo a sua entrada em cena. Depois da Cantê, também a Latitid já revelou esta semana a latitude em destaque para os próximos meses. No Mediterrâneo, ou do outro lado do mundo, siga as primeiras coordenadas para preparar o guarda-roupa estival.

Pelos recantos solares das Baleares, ao ritmo Cantê

Mais do que peças de banho, todo um conceito (cultivado no verão e nas restantes estações). “Desde o começo, criámos um lifestyle muito específico, uma forma de estar na vida descontraída, com mulheres naturais, que não têm que ser perfeitas. Tentamos ser realistas nas campanhas, entre verão, viagens, amigas. É o que nos permite ir crescendo.”, descreve Rita Soares, uma das metades da Cantê. Com Mariana Delgado, propõem nova viagem, agora à distância de um pulo, para poder fazer amizade com Solena, Felicia ou Alba, alguns dos nomes dos modelos em estreia. “O ano passado o tema foi o Havaí. Queríamos algo diferente. Maiorca é um ambiente mais calmo, verde, com muito mais texturas. A nível de cores também são mais leves“.

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É oficial: as saliências nos materiais vieram para ficar na roupa de banho (incluindo em forma de padrão sol ou ondas). “Solar” é aliás o mote para esta coleção primavera-verão 2023 da Cantê, que navega pelas inspirações mediterrânicas, não fosse Deia o cenário da nova campanha. “Começámos a usar texturas há alguns anos, já a coleção do ano passado seguia isso em quase 50%. Este ano, talvez a percentagem chegue aos 80%, porque mesmo as estampas têm uma base de relevo.”, diz Rita.

O lado rústica da vida na ilha espanhola, as lojas de cerâmica e os tons terracota dão a toada certa para este ADN de verão animado pela vibe balear. Os dias longos fazem-se acompanhar pela lista de acessórios, dos panamás aos sacos e vestidos leves e coloridos. “Temos uma coleção de roupa muito grande este ano. Estamos a apostar em swimwear mas também em saídas de praia, acessórios, chapéus, vestidos, saias que são uma novidade e que são do mesmo tecido dos biquínis e com o mesmo estampado.”

Também o turquesa e o verde água se juntam à paleta que guia as novidades previstas para esta temporada, que abre a porta a 84 peças de banho. No total, serão três os lançamentos. A linha Basics, que terá um drop único e maior do que o anterior, chega em abril, e inclui biquínis que condizem com a restante coleção Canté, até porque aqui é possível comprar peças separadas — de resto a intemporalidade extra das peças tem permitido esticar cada vez mais o target da marca. “Estamos entre os 20 e os 35 anos, até aos 40. Termos lançado a linha Basics veio buscar um público mais velho, são coisas com ADN Canté mas mais simples e adaptáveis. A marca evoluiu connosco.”, explicam. Quanto à My First Canté, cujo “matchy matchy com as mães as clientes procuram muito”, já está disponível desde dia 16 (e inclui algumas estampas criadas de propósito para crianças”.

Mas vamos a modelos para elas (que em alguns casos vão até ao XL). Como em todas as coleções, a fórmula é “ter um pouco de tudo”. “Temos pedidos muito diferentes e corpos muito diferentes. É sempre a maior preocupação quando pensamos a coleção e fazemos provas. Mesmo os mais arrojados, testamos em vários corpos para ver se assentam bem”, enquadra Mariana. “Queremos que sintam que têm ali sempre oferta, solução. Nem todos os biquínis vestem todas as mulheres mas depende também muito do gosto de cada uma.”

Há clientes que chegam com uma ideia em mente (depois de ver uma peça numa modelo) que acaba por ser demolida quando chegam à loja; outras que duvidavam do potencial de alguma escolha e têm boas surpresas; e ainda quem confia no atendimento in loco, ou mesmo nos conselhos cedidos por telefone. “Muitas pessoas ligam a tirar dúvidas e as sugestões são bem aceites”.

Quanto ao processo de compra, é cada vez mais equilibrado quando comparamos opções. Muitas não dispensam o toque e a deslocação às lojas da marca. Outras, sem tempo a perder, e já bastante familiarizadas com os modelos Cantê, confiam na compra online. “São clientes que já sabem o que fica bem”, nota Rita, enquanto o desejo de diversidade e atenção ao pormenor se consolida cada vez mais nesta praia. “É quase como sair a noite. Dantes vestíamo-nos para sair à noite, hoje temos essa preocupação com a ida à praia. É igual, pensamos no fato de banho ideal. Procuramos muito mais cores e estampas diferentes”.

A coleção está à distância de um clique e disponível na loja do Chiado e no atelier Cantê, no Restelo, em Lisboa. Os preços de swimwear variam entre os 99,90 e os 124,90€, as peças de roupa entre os 38,90 e os 89,90€ e os acessórios entre os 3,90 e os 57,90€.

Closer. Uma viagem de sonho ao Japão com a Latitid

Com uma grande viagem em mente, a Latitid vira agulhas para o outro lado do globo, mantendo na bagagem a qualidade e o fitting perfeito. “Foi a coleção mais desafiante até agora, inspirada no Japão, que culturalmente é muito rico. Nada óbvio, mas gostamos de colocar surpresa e já gostávamos de ter feito há algum tempo, até para quebrar essa barreira de associação direta à praia”, define Inês Fonseca. A experiência é iminentemente sensorial, e aos já conhecidos cinco sentidos junta-se o sexto, tão feminino quanto ligado a uma atitude que se estende ao areal.”As pessoas estão muito menos complexadas com o corpo, aceitam-se mais como são. Sente-se muito isso, o que é espectacular. Esperamos que também tenhamos ajudado nesse sentido. É a atitude que interessa, somos todas diferentes.”

Com a irmã Marta, Inês assume o leme da marca que veste dos 15 aos 75, sendo que o core absoluto continua a ser a faixa 25-45. “Closer” traz consigo novas texturas, inspiradas no futurismo dos arranha céus nipónicos, uma cor nova na paleta original Latitid — o rosa, “que raramente usamos” –, estampados florais saídos do cenário de Quioto, e muitos triângulos. “A mulher Latitid está a evoluir e pediu-nos mais alças, mais fininhas, mais triângulos, peças mais pequenas em baixo”. Continuamos com aquela parte composta, mas estamos a abraçar este novo registo.”. Acrescentem-se os já familiares brilhos para uma incursão glam, a ascensão do turco entre charriots dedicados à lycra (agora também em degradê), muitos padrões geométricos, e formatos icónicos como os fatos de banho, em várias cores, inspirados no modelo de um quimono, criando a ilusão de sobreposição através de cortes nos modelos.

No total, a coleção é composta por 10 biquínis e 5 fatos de banho, pelo menos este primeiro dos três lançamentos previstos para este ano. “O segundo drop vai ter Latitid Wear, para quebrar ali os fatos de banho, no final de abril; e a terceira sai no final de maio”. Atenção às retardatárias: o último dos lançamentos não será tão grande e é provável que o grau de surpresa se esfume um pouco (aliás, no site prepare-se já para uma posição paciente em waiting list). “Há aqui padrões que vamos ver mais tarde. A primeira coleção está muito completa e é sempre muito popular, sobretudo para quem viaja já na Pascoa. Por outro lado, junho também é uma altura forte e têm mais opção de escolha.”

Depois das 20 mil peças lançadas no ano passado, a fasquia volta a estar elevada. “Vamos aumentar ligeiramente, em 10%, mas temos que ter cuidado com o número lançado porque não queremos saturar excessivamente o mercado. Temos mais variedade de modelos com o mesmo numero de peças”. Para quem prefere os tons escuros, também encontra a nuance certa. “A Latitid quando começou tinha sempre uma peça preta por cada modelo, nós é que fomos reduzindo os pretos. Aqui temos uma mancha que inclui ainda azuis escuros.” Mantém-se a fórmula que permite comprar parte de cima e de baixo com diferentes tamanhos (mas atenção que não se misturam modelos). Para um toque oriental extra, espreite os sacos coloridos e mantenha os restantes acessórios debaixo do radar.

Das grande viagens para o ponto pequeno, ou Latitid Mini, a coleção dos 1 aos 14 anos, lançada há 15 dias, feita de peças inspiradas nos nomes de personagens japonesas e em seis prints retirados de videojogados e texturas. Sora, Yuna, Sakura, Sonic e Mario revelam-se nos três modelos de fatos de banho e dois modelos de calções, que variam entre o verde-tropa, o azul, o verde-água e o cor de rosa. Os preços da coleção Pop ‘n Color oscilam entre os 47,50€ e 48,50€.

Quanto a “Closer”, os preços variam entre os 103€ e os 140€. Pode encontrar as peças nas lojas físicas da marca, em Lisboa (no Príncipe Real), no Porto (a partir de dia 30 de março) e na Comporta (desde 8 de junho), ou através do site oficial da marca.