A linha azul do Metropolitano de Lisboa vai estar temporariamente interrompida durante o mês de abril. Em comunicado oficial, a empresa refere que o trajeto, que liga a Amadora a Santa Apolónia, vai ficar interdito entre os dias 7 e 10 do próximo mês para trabalhos de modernização. Ou seja, a paralisação apanha a Sexta-Feira Santa e o Domingo de Páscoa.

Em causa está “um conjunto de intervenções planeadas que se destinam à instalação de um novo sistema de sinalização e controlo de comboios Communications-Based Train Control (CBTC)”, pode ler-se na mesma nota. A circulação na linha azul deverá ser retomada a partir das 6h30 de terça-feira, dia 11 de abril.

Como alternativa, a empresa ferroviária recomenda a utilização das carreiras de autocarro da Carris 726, 746, 759 e 767, ou o serviço de comboios da CP das Linhas de Sintra e de Cintura, nas ligações entre Sintra e Rossio e entre Sintra e Oriente, respetivamente.

Para os clientes da Margem Sul afetados, a recomendação é que sejam utilizadas as estações de Entrecampos e Roma-Areeiro (através da Fertagus) para circulação através das linhas Amarela e Verde do Metro, e as ligações da Carris Metropolitana que fazem correspondência com as estações da CP nas linhas de Sintra e Cascais.

O novo sistema de sinalização integra o projeto de Modernização do Metropolitano de Lisboa, estando previsto o seu alargamento futuro às linhas amarela (Rato-Odivelas) e verde (Cais do Sodré-Telheiras). No comunicado, a empresa refere que o sistema CTBC “vai permitir melhorar a regulação do tráfego e, consequentemente, permitir melhorar a oferta e a qualidade do serviço prestado ao cliente”.

O projeto de modernização da rede do Metropolitano de Lisboa prevê um investimento de 114,5 milhões de euros no novo sistema de sinalização CBTC para as linhas Azul, Verde e Amarela e inclui a aquisição de 14 novas unidades triplas (41 carruagens) estando, também, prevista a adaptação de 70 unidades triplas a esse novo sistema de sinalização.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR