Tem havido “melhorias progressivas e constantes” no estado de saúde de Silvio Berlusconi e os médicos dizem, por isso, haver razões para um “otimismo cauteloso” em relação à evolução expectável da saúde do ex-primeiro-ministro italiano.

“Nas últimas 48 horas, tem havido melhorias progressivas e constantes no funcionamento dos órgãos, que está a ser monitorizado”, afirmam os médicos de Berlusconi, Alberto Zangrillo e Fabio Ciceri, em comunicado citado pela Reuters esta segunda-feira.

Berlusconi tem vindo a receber tratamento na unidade de cuidados intensivos do Hospital de San Raffaele, em Milão, desde quarta-feira, por leucemia crónica e uma infeção pulmonar.

Apelidado de “o imortal” pela sua longevidade na política e reeleito para o Senado em 2022, Silvio Berlusconi sofre de uma infeção pulmonar associada à “leucemia mielomonocítica crónica da qual sofre há algum tempo”, segundo os seus médicos.

Na sexta-feira, o ex-primeiro-ministro italiano admitiu que é difícil ver-se confrontado com uma leucemia, mas assegurou que ultrapassará a doença, como já fez noutros momentos da vida. “É duro, mas desta vez vou ultrapassar novamente. Mesmo em situações difíceis e delicadas consegui recuperar”, afirmou.

Silvio Berlusconi entrou na política em 1994 e foi primeiro-ministro durante um total de nove anos. Apesar de uma série de escândalos sexuais e de processos judiciais que mancharam a sua imagem, manteve um lugar especial no coração de muitos italianos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR