O último registo de tanto calor durante o mês de abril foi feito em 1945, mas o recorde registado nesse ano, a 25 de abril, em Pinhão, quando os termómetros chegaram aos 36 graus Celsius, foi batido esta quinta-feira. A estação meteorológica de Mora, no Alentejo, revelam os dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), atingiu os 36.9º C.

De acordo com o mapa da rede de estações meteorológicas, que confirma um novo máximo de temperaturas para o mês de abril, além da estação de Mora, também a estação de Amareleja registou 36.7º C, a estação de Neves Corvo registou 36.5º C, Alcácer do Sal registou 36.3º C, Alvalade/Sado com 36.2º C e, por fim, a estação de Portel a registar 36.1º C. Em comunicado, o IPMA avança ainda que “esta situação meteorológica, que está a influenciar o estado tempo no território Continental, dará origem a uma terceira onda de calor em diversas regiões do país das quais se destacam: Alentejo, Lezíria do Ribatejo e Beira Interior”.

O IPMA indica ainda que em 61% das estações foram ultrapassados “os valores extremos de temperatura máxima do ar”, em 45% das estações registaram-se novos extremos de temperatura máxima do ar e, em 11 estações, os recordes que tinham sido alcançados esta quarta-feira foram ultrapassados esta quinta-feira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Estas temperaturas não são habituais, já que, nesta altura, costumam estar situadas entre os 20 e os 25ºC, mas o IPMA já tinha alertado para o calor intenso que se registou esta quinta-feira. Em causa está um massa de ar quente com origem no norte de África, que é transportada para a Península Ibérica por um anticiclone. Aliás, além das temperaturas máximas, também as mínimas subiram.

Na próxima sexta-feira e sábado, os dias vão ficar mais frescos, especialmente no litoral Norte e Centro. Ainda assim, com temperaturas muito altas, sobretudo a Sul.

A propósito de recordes, já esta quarta-feira tinham sido ultrapassados valores de temperatura máxima absolutos para o mês de abril em, pelo menos, seis estações do IPMA — sendo a maioria na região do Alentejo. Os destaques foram as estações de Neves-Corvo (35.4°C), Alvalade do Sado (35.2°C), Alcácer do Sal (35°C), Mértola (34.9°C), Amareleja (34.4°C) e Évora (33.3°C).