A economia portuguesa cresceu no primeiro trimestre deste ano 1,6% face ao último trimestre de 2022. E cresceu 2,5% em termos homólogos.

Segundo o INE, o contributo da procura interna para a variação homóloga do PIB manteve-se positivo no primeiro trimestre, mas foi inferior ao observado no trimestre anterior, “em resultado da desaceleração do consumo privado e da redução do investimento, determinada por um contributo negativo da variação de existências, verificando-se uma aceleração das exportações de bens e serviços e um abrandamento das importações de bens e serviços”.

Em consequência, refere o INE, o contributo positivo da procura externa líquida foi superior ao do trimestre anterior. No primeiro trimestre houve um “abrandamento significativo do deflator das importações em termos homólogos, mais intenso que o do deflator das exportações, traduzindo-se em ganhos dos termos de troca, o que não acontecia desde o 1º trimestre de 2021″

Face ao último trimestre de 2022, o PIB aumentou 1,6% em volume, o que reflete” o contributo positivo expressivo da procura externa líquida (que tinha sido negativo no 4º trimestre), em larga medida resultante do dinamismo das exportações, enquanto o contributo da procura interna passou a negativo”.

Portugal registou mesmo a maior subida em cadeia na zona euro, segundo dados do Eurostat. A economia do bloco avançou no primeiro trimestre 0,1% face ao anterior e 1,3% na comparação com o homólogo. De acordo com uma estimativa rápida preliminar do serviço estatístico da União Europeia (UE), no conjunto dos 27 Estados-membros, o PIB avançou 1,3% na comparação com o primeiro trimestre de 2022 e 0,3% face aos últimos três meses de 2022.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os economistas apontavam para crescimentos em Portugal entre 1% e 2,3% em termos homólogos, segundo um levantamento feito pela Lusa. Já em cadeia o crescimento previsto estava entre os 0,5% e 1,4%. Fernando Medina, ministro das Finanças, tinha antecipado, no Parlamento, a possibilidade de o PIB ter crescido, em cadeia, 0,6% no primeiro trimestre.

Medina estima que economia cresceu 0,6% em cadeia no primeiro trimestre do ano

No quarto trimestre de 2022, o PIB tinha registado um crescimento homólogo de 3,2% e em cadeia de 0,3%.

Para o conjunto do ano, o Governo estima um crescimento de 1,8%.

Crescimento “pobrezinho” e queda “otimista” na inflação. Projeções do Programa de Estabilidade não entusiasmam economistas