910kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Um já está, o outro fica à espera: Moreirense vence Estrela da Amadora e regressa à Primeira Liga um ano depois

Este artigo tem mais de 1 ano

Num jogo que opôs o 1.º ao 2.º classificado da Segunda Liga, o Moreirense foi à Reboleira vencer o Estrela, sagrou-se campeão e garantiu o regresso à Primeira um ano depois da despromoção (2-4).

A equipa da Amadora ainda começou a vencer mas acabou por permitir a reviravolta
i

A equipa da Amadora ainda começou a vencer mas acabou por permitir a reviravolta

LUSA

A equipa da Amadora ainda começou a vencer mas acabou por permitir a reviravolta

LUSA

Era um dia muito importante para toda a gente: o Moreirense podia garantir o regresso à Primeira Liga ao vencer o Estrela da Amadora, o Estrela da Amadora podia garantir que vai pelo menos disputar o playoff de acesso à Primeira Liga ao vencer o Moreirense. O primeiro classificado da Segunda Liga visitava o segundo classificado da Segunda Liga e o mítico Estádio José Gomes estava bem composto para assistir a um dos melhores jogos do segundo escalão do futebol português.

A equipa da casa vinha de três vitórias consecutivas, sendo que mantinha apenas uma única derrota sofrida no Campeonato esta temporada, ainda em outubro e perante o Torreense. Do outro lado, o conjunto de Moreira de Cónegos surgia na Reboleira vindo de dois triunfos nas últimas quatro partidas, tendo perdido recentemente no Algarve com o Farense.

“É verdade que é um jogo especial. Isso é factual, não podemos esconder. Sabendo isso, os jogadores têm uma forma de estar que leva a um estímulo maior e melhor. O que tentámos fazer foi manter a lucidez, o caminho, a postura de seriedade e responsabilidade que nos trouxe até aqui. Não vale a pena esconder que o jogo pode eventualmente ser decisivo. Temos de transformar essa motivação, esse estímulo positivo, numa atitude competitiva excelente e extraordinária, que nos pode ajudar a ter sucesso. Não podemos tirar os pés do chão nem deixar de fazer aquilo que temos de fazer”, explicou Paulo Alves, o treinador que podia levar o Moreirense de regresso à Primeira Liga um ano depois da despromoção no playoff contra o Desp. Chaves.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Esperamos uma partida bem disputada. É um jogo em que as duas equipas têm uma ambição muito grande de conseguir os três pontos, em termos gerais. Do lado do nosso adversário não conseguimos dissecar mais do que isso, não estamos no dia a dia. É uma boa equipa, está a fazer um Campeonato acima do normal, sempre em primeiro lugar praticamente desde o início. É uma equipa forte, individualmente e coletivamente. Mas isso são dados, são factos. Temos de olhar para nós, como sempre fizemos, e fazer um jogo com muita ambição, crer, coragem, confiança. Saber que existem três pontos em disputa, dos 12 que faltam. Temos de nos focar em jogar bem em todos os momentos. A caminhada que fizemos até aqui tem de nos levar até essa lógica”, atirou Sérgio Vieira, o técnico responsável pela temporada em que o Estrela da Amadora pode voltar à Primeira Liga pela primeira vez desde 2008/09.

Os lisboetas abriram o marcador ainda na primeira parte, com Ronaldo a estrear-se a marcar pelo Estrela com um pontapé em jeito já na grande área (37′). O Moreirense reagiu já na segunda parte e por intermédio de Alan, o jogador que Paulo Alves até se preparava para substituir: com dois golos em quatro minutos (59′ e 62′), ambos através de um pontapé cruzado descaído na esquerda, o avançado deu a volta ao marcador e deixou a equipa a um passo da subida à Primeira Liga.

O xeque-mate do Moreirense parecia ter aparecido a 20 minutos do fim, altura em que João Reis viu cartão vermelho direto por tentar agredir Gonçalo Franco e Sérgio Vieira também foi expulso, deixando o Estrela da Amadora com menos um elemento e sem o treinador no banco. O futebol, porém, é impossível de prever: praticamente no primeiro lance depois da expulsão, João Silva apareceu ao segundo poste a responder a um livre cobrado na direita e empatou a partida (74′), provocando uma explosão de alegria no Estádio José Gomes.

Já na ponta final, porém, a equipa de Moreira de Cónegos não quis deixar fugir o primeiro match point. Kodisang recuperou a vantagem (90′), Platiny fechou as contas nos descontos (90+5′) e o Moreirense venceu o Estrela da Amadora, conquistou a Segunda Liga e garantiu o regresso à Primeira um ano depois da despromoção. Do outro lado, o conjunto da Reboleira sofreu a segunda derrota da temporada no Campeonato, ainda não conseguiu garantir a presença no playoff de subida e vai lutar pela promoção praticamente até à última jornada.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.