Primeiro, os rumores. Porque a permanência no PSG se tinha tornado uma utopia, porque o Barcelona não tinha a folga orçamental para recuperar a sua estrela, porque não existia qualquer outro clube interessado em pagar um vencimento ao nível dos melhores entre os melhores. Depois, as especulações. Porque o jogador fez uma viagem ao país ao abrigo do acordo que tem com o Turismo local (e que rende mais de sete milhões de euros por ano), porque os adeptos parisienses não gostaram, porque o clube castigou o avançado, porque o avançado teve de pedir desculpas públicas para voltar aos treinos. Agora, o primeiro sinal de que não existe fumo sem fogo. Ainda que sem confirmações, Lionel Messi pode estar a caminho da Arábia Saudita.
De acordo com a agência France Press, que cita uma fonte saudita próxima das negociações, já existe acordo com o jogador de 36 anos para se mudar de armas e bagagens para a Liga do país na próxima temporada com um “contrato enorme”. “A vinda do jogador é um affaire concluído, ele vai jogar na Arábia Saudita”, referiu a mesma fonte ao órgão pedindo anonimato. Perante a informação, o PSG, atual clube do campeão mundial pela Argentina, referiu apenas que o jogador tem um contrato válido com o clube até 30 de junho.
⚽La star du Paris Saint-Germain, Lionel Messi, jouera en Arabie saoudite la saison prochaine, a affirmé à l'#AFP une source saoudienne proche des négociations, qualifiant le contrat d'"énorme" 1/2 pic.twitter.com/ncLb21IXUW
— Agence France-Presse (@afpfr) May 9, 2023
A notícia não refere o clube que estará prestes a contratar Messi mas tudo aponta para que seja o Al Hilal, atual campeão saudita que conta com jogadores que já passaram por Portugal como Moussa Marega (FC Porto), André Carillo (Sporting e Benfica) e Luciano Vietto (Sporting). Ou seja, em 2023/24 poderá haver um duelo entre o argentino e Cristiano Ronaldo, do Al Nassr, depois de quase uma década de confrontos diretos em Espanha entre Real Madrid e Barcelona – fora os duelos na Champions entre Barça e Manchester United.
Perante a notícia, o Sport, jornal catalão, reforçou que Lionel Messi não tem ainda nada assinado com mais nenhum clube a não ser o PSG, com quem tem ligação até ao final de junho, sendo que uma fonte da família salientou ao jornal que só depois do final da Ligue 1 é que o argentino vai decidir o seu futuro.
???????? Jorge Messi official statement.
“There’s absolutely NOTHING agreed with any club for next season. We will decide at the end of the season”.
“Nothing is signed, agreed or verbally agreed. Only fake news using Leo’s name”. pic.twitter.com/eJQOsBerGp
— Fabrizio Romano (@FabrizioRomano) May 9, 2023
“Não há absolutamente nada com nenhum clube para o ano que vem. A decisão não se tomará antes que o Lionel termine a Liga com o PSG. Uma vez que esteja finalizada a temporada, será o momento de analisar e ver o que acontece, e então tomar uma decisão. Existem sempre rumores e muitos usam o nome do Lionel para ganhar notoriedade mas a verdade é apenas uma e podemos assegurar que não há nada. Nem verbal, nem acordado, nem pactuado. E não haverá antes que termine a temporada. É uma falta de respeito dos meios da forma como respondem, como enganam de maneira consciente e deliberada, sem fornecer provas de alguma das afirmações proferidas, querendo transformar numa notícia qualquer rumor mal-intencionado ou estão a mando de alguém a favor dos seus interesses.. Teriam de explicar por que não confrontam as informações… Não querem que a verdade arruíne as ‘notícias'”, escreveria depois o pai e representante do jogador, Jorge Messi, num comunicado difundido nas suas redes sociais.