Está fechado o calendário da comissão parlamentar de inquérito à TAP. Na reunião de mesa e coordenadores desta terça-feira, os deputados decidiram “por unanimidade” que as audições terminam a 16 de junho, sendo que a discussão e votação final do relatório deverá decorrer a 13 de julho. A data é uma prorrogação face à que estava prevista, 23 de maio. A informação foi avançada pelo presidente da comissão de inquérito, António Lacerda Sales. Até agora foram feitas 31 audições presenciais, e ficam a faltar 18 audições presenciais e 11 por escrito.

Ao que o Observador apurou, o ex-presidente da TAP, Fernando Pinto, será um dos inquiridos por escrito, tal como o ex-acionista David Neeleman e o ex-CEO da TAP Antonoaldo Neves. Está também prevista a inquirição por escrito da DG Comp, a direção europeia da concorrência que negociou e aprovou o plano de reestruturação da TAP.

Uma das audições que estava prevista mas não irá realizar-se é a de Stéphanie de Sá Silva, ex-diretora jurídica da TAP e mulher de Fernando Medina. Quanto aos advogados não ficou convocada qualquer audição, porque a comissão, ao que apurou o Observador, ainda aguarda a resposta ao pedido de levantamento de sigilo profissional.

O ex-ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, será ouvido a 15 de junho. Já a última audição está reservada para Fernando Medina, a 16 de junho. O ex-secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Mendes, é ouvido a 14 de junho.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As próximas audições serão as seguintes:

24 de maio: Ex-chefe de gabinete do ministro das Infraestruturas e Habitação e atual chefe de gabinete do secretário de Estado das Infraestruturas, Maria Antónia Barbosa Araújo

25 de maio: Ex-CFO da TAP, João Weber Gameiro e diretora jurídica da TAP Manuela Simões

30 de maio: ex-secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro

31 de maio: ex-ministro das Infraestruturas, Pedro Marques

1 de junho: ex-secretário de Estado do Tesouro, Miguel Cruz

2 de junho: ex-secretário de Estado do Tesouro, João Nuno Mendes

5 de junho: ex-ministro das Finanças, Mário Centeno

6 de junho: ex-ministro das Finanças, João Leão

7 de junho: ex-ministro da Economia, António Pires de Lima

14 de junho: ex-secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Mendes

15 de junho: ex-ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos

16 de junho: ministro das Finanças, Fernando Medina

A comissão de inquérito à TAP prossegue esta terça-feira com as audições de Pedro Ferreira Pinto, ex-Presidente da Parpública e Luís Cabaço Martins, ex-presidente da Comissão de Vencimentos da TAP. Esta quinta-feira será ouvido o ex-adjunto de João Galamba, Frederico Pinheiro, e a sua chefe de Gabinete, Eugénia Correia. O ministro será ouvido esta quinta-feira pelos deputados da CPI.