Uma campanha publicitária da Intimissimi que mostra Heidi Klum, 49 anos, e a filha Leni, que completou 19 anos este mês, de mão dada a posar em lingerie está a levantar polémica na Alemanha. Os cartazes estão espalhados por todo o país. Em causa está o debate sobre o empoderamento feminino e a sociedade patriarcal: se um dos lados acredita que as mulheres devem poder mostrar o corpo como lhes apetece, o outro argumenta que uma mãe não deve expor a filha como um “objeto de desejo”.

“Esta campanha mãe-filha cruza uma linha”, lê-se no Frankfurter Allgemeine Zeitung, citado peloEl Mundo. “A mera presença da mãe faz da menina um objeto de desejo.” Para a autora, Julia Schaaf, a top model alemã apresenta-se como se fosse “madame” da filha.

“Uma mãe que se vende com a filha desta maneira é uma reminiscência dos tempos arcaicos”, pode ler-se no Der Spiegel, num artigo de opinião com o título “Uma imagem tão antiga quanto o patriarcado”, que considera a campanha “de arrepiar”. Para a autora, Stevie Schmiedel, Klum e a filha são apresentadas nesta imagem como uma “dupla de sedução”, representando as antigas estruturas patriarcais, nas quais a primeira tenta “vender” a segunda.

Por detrás desta campanha, explica a socióloga Katharina Warda ao WDR, “está uma indústria publicitária que também vive de provocação. São profissionais que sabem o que estão a fazer.” Warda considera que há algo de errado na imagem. “Leni é encenada como a criança protegida pela mãe mas sexy ao mesmo tempo”, observa.

Já no espanhol El Mundo, Carmen Valera questiona as intenções de Klum enquanto profissional. “Por detrás da imagem de mulher empoderada que, segundo se diz por aí, pretende passar nas suas aparições e atividades profissionais, esconde-se uma máquina de fazer dinheiro”, escreve, antes de questionar sobre a campanha da Intimissimi: “Pergunta: isto é repreensível?”

Os comentários foram desativados no post de Instagram onde Klum partilhou pela primeira vez a imagem desta campanha — mãe e filha já tinham posado juntas para a marca de lingerie italiana.  Leni Olumi Klum é fruto da relação da modelo com o ex-empresário italiano de Fórmula 1 Flavio Briatore.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR