“A TAP não é um ‘ativo tóxico’. É um trunfo económico ao serviço do País“, defendem 25 figuras de relevo da sociedade portuguesa numa carta aberta veiculada esta terça-feira pelo jornal Público. Entre os subscritores estão Ana Gomes, Pedro Abrunhosa, António-Pedro Vasconcelos, Francisco Louçã e Vasco Lourenço, bem como o ex-ministro da Saúde Correia de Campos e o advogado Ricardo Sá Fernandes.
Destacando a importância da TAP para a economia nacional, o grupo faz uma comparação com o rendimento que a Caixa Geral de Depósitos tem tido – através dos dividendos pagos nos últimos anos, depois da injeção pública de 2016 – com aquilo que a transportadora aérea pode representar para o Estado e para a economia portuguesa.
“Uma TAP, controlada por capitais públicos e bem gerida, à semelhança da CGD, poderá gerar dividendos para os contribuintes. Por isso, só a manutenção pública da TAP permitirá que venhamos a recuperar o dinheiro ali investido, através da distribuição futura de dividendos. A sua anunciada privatização só serviria interesses ocultos e não o interesse nacional.
Os subscritores pedem a “manutenção do controlo estratégico da TAP, de modo a assegurar o interesse nacional e garantir a soberania estratégica do Estado português sobre uma infraestrutura económica essencial ao País”.
Entre as outras reivindicações feitas pelos subscritores, pede-se também a “recusa da privatização integral da TAP, sem prejuízo da eventual abertura do capital minoritário a investidores nacionais e estrangeiros, desde que se prove que podem contribuir para o seu robustecimento e competitividade internacional, através de uma gestão autónoma, profissional e eficaz, com manutenção no Estado do controlo estratégico da empresa”.
Esta é a lista integral dos subscritores:
António-Pedro Vasconcelos
Anabela Mota Ribeiro
Ana Gomes
André Freire
António Correia de Campos
António Garcia Pereira
Bernardo Trindade
Carmo Afonso
Daniel Oliveira
Eduardo Gageiro
Eduardo Paz Ferreira
Fernando Rosas
Francisco Louçã
Gabriel Leite Mota
Inês Pedrosa
José Vítor Malheiros
Luísa Schmidt
Maria Emília Brederode Santos
Miguel Prata Roque
Paulo de Morais
Pedro Abrunhosa
Ricardo Monteiro
Ricardo Paes Mamede
Ricardo Sá Fernandes
Vasco Lourenço