775kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

CIP

Economia

Atividade económica cresce no 4º trimestre de 2023

A atividade económica cresceu entre 0,3% e 0,5% no último trimestre de 2023, que a CIP afirma ser melhor que o esperado, mas a confiança das empresas e produção industrial continuou em queda.
Promova Talks

Sustentabilidade: que papel têm as empresas?

A sustentabilidade é hoje uma prioridade nas empresas. Sílvia Machado, Diretora Executiva de Sustentabilidade na CIP, e Lígia Mendes, ED&I Manager na Randstad Portugal, partilham a sua visão.
Explicador

Salário mínimo nos 1000 euros. É suficiente?

Isabel Camarinha garante que o salário mínimo já devia estar nos mil euros para responder à inflação. Para Armindo Monteiro é preciso que as empresas não sejam esquecidas e que se invista no setor.
Trabalho

"Último governo de Costa foi o mais à esquerda"

Líder da Confederação do Comércio e Serviços rejeita divergências entre patrões (e com a CIP em particular), mas admite que prefere um "funcionamento conjunto". Em relação a 2024 está mais pessimista.
Economia

CIP quer pacto PS-PSD para que país "não pare"

Presidente do CIP defende pacto "entre os candidatos a chefe de governo" para que não haja uma paragem em questões essenciais da economia. Líder apela a um "compromisso" pelo "interesse nacional".
Orçamento do Estado

CIP lamenta orçamento para "clientelas eleitorais"

Armindo Monteiro, presidente da Confederação Empresarial de Portugal, considerou que o orçamento para 2024 ficou aquém do necessário e lamentou que tenha sido adaptado a "clientelas eleitorais".
Orçamento do Estado

Subidas salariais do acordo custam 4,7 mil milhões

O aumento do salário mínimo e o colocar em 5% o referencial para as valorizações salariais custam às empresas 4,7 mil milhões de euros, sem expressão nas medidas de compensação colocadas no Orçamento.
Orçamento do Estado

Se OE incluir propostas da CIP "aderimos" a acordo

A CIP não assinou o reforço do acordo de rendimentos e, por isso, sente-se desobrigada a cumpri-lo. Mas Armindo Monteiro ainda admite apoiar o acordo caso a proposta de Orçamento para 2024 mude.
E o vencedor é...

PS gosta de se proclamar pai do SNS. E coveiro?

Estamos a reviver os últimos meses de Temido como ministra. PS governa o país numa lógica assistencialista: asfixia rendimentos para dar esmolas e passar cheques depois. Vamos ter uma CIP diferente?
Noticiário

14h. Israel. Embaixador em Portugal condena ataque

Em entrevista à Rádio Observador, Dor Shapira fala num "ato de terrorismo e numa clara declaração de guerra". Ainda neste jornal, CIP diz que acordo de rendimentos "não é abrangente" para empresas.
Noticiário

13h. CIP fora do acordo sobre rendimentos

CIP não assinou atualização do acordo sobre rendimentos. Começam a chegar os convidados para o casamento Real.
Noticiário

12h. Israel declara guerra ao Hamas

Israel declara guerra ao Hamas depois dos ataques que provocaram pelo menos 22 mortos. CIP fora do acordo sobre rendimentos.
Noticiário

13h. Governo recusa 15ª mês. CIP reage

Armindo Monteiro, presidente da Confederação Empresarial de Portugal, reage à recusa do Governo de discutir o pagamento do 15º mês. Ainda o protesto dos professores.
Resposta Pronta

15.º mês? CIP: "Não desistimos da proposta"

Sobre a nega do primeiro-ministro à proposta da Confederação Empresarial de Portugal, Armindo Monteiro, presidente da CIP, confessa a deceção e diz mesmo: "Ficamos, mais uma vez, aquém." 
Noticiário

8h. PM recusa proposta da CIP sobre 15º mês 

Mas Costa não exclui o aumento do salário mínimo acima de 810 euros, valor que consta do acordo para os rendimentos. Ainda, governador russo de Bryansk acusa Ucrânia de lançar bombas de fragmentação.
Semáforo Político

Livro "lavar roupa suja" e a "podridão" na Defesa

Amarelo intermitente para os "patos difíceis de depenar", Frederico Pinheiro e Hugo Mendes, e vermelho para o caso Tempestade Perfeita e os figurões que enxameiam a administração pública.
Economia

PCP. Governo "não começou bem" negociações

PCP diz que os primeiros sinais do Governo nas negociações com os sindicatos "não são positivos" e acusa a CIP de querer "fragilizar ainda mais os direitos dos trabalhadores".
Contra-Corrente

15º mês e aumentos... Patrões perderam a cabeça?

O Pacto Social proposto pela CIP pôs o país a discutir aumentos de 14,75% ou um 15.º mês de salário. Os actores da concertação social não gostaram da proposta. E os portugueses o que pensam?
Orçamento do Estado

Chega apresenta proposta idêntica à da CIP

André Ventura diz que o partido vai entregar uma proposta de aumento salarial e o pagamento de um 15.º mês isento de impostos, tal como as medidas apresentadas pela CIP na semana passada.
Trabalho

PCP: proposta da CIP é "ataque à Segurança Social"

Em causa está o pagamento voluntário pelas empresas do 15.º mês aos trabalhadores isento de contribuições e impostos, proposto pela CIP. PCP diz que prioridade é "aumentar salários", sem "propaganda".
Explicador

Pacto Social coloca em causa a Concertação Social?

Armindo Monteiro, presidente da CIP, refere que CES "é um pilar e não pode ser beliscado". Sérgio Monte, secretário-geral adjunto da UGT, deixa o aviso: "Decisões têm de ser discutidas em Concertação.
A História do Dia

Vamos ter um 15º mês e livre de impostos?

A CIP apresenta um conjunto de 30 propostas para melhorar a vida das empresas e famílias. Que “Pacto Social” é este e o que dizem as letras pequenas? Beatriz Ferreira, jornalista, é a nossa convidada.
Trabalho

As 30 medidas do Pacto Social da CIP

Apesar da polémica, CIP não vai desistir do Pacto Social. Quer dividendos isentos desde que alocados no plano de reforma público. Em matéria de TSU, não está totalmente alinhada com restantes patrões.
Trabalho

CIP propõe pagamento de 15º mês sem impostos

A CIP propôs ao Governo um "Pacto Social" com 30 medidas, entre as quais o pagamento voluntário pelas empresas do 15º mês aos trabalhadores, isento de contribuições e impostos.
Economia

Barómetro: economia portuguesa vai crescer 2,5%

A previsão económica da CIP e do ISEG para 2023 fica acima da prevista pelo Governo no Programa de Estabilidade (1,8%), sendo porém inferior à avançada pelo Banco de Portugal (2,7%).
Resposta Pronta

"Parte deste aumento vai direitinho para o Estado"

"Qual é a ideia de estabelecer regras na casa do vizinho?" Armindo Monteiro afirma "estar perplexo" com "a decisão unilateral" do Governo em aumentar os salários para trabalhadores do privado.
Concertação Social

Empresas com benefícios fiscais em 2023 e 2024

Para Ana Mendes Godinho, o benefício fiscal em sede de IRC foi a "solução equilibrada" encontrada entre os parceiros sociais para a operacionalização da medida. CIP diz que iniciativa é aceitável.
Secretas

PS acusa PSD de não querer ser esclarecido

PSD defendeu que ministro das Infraestruturas mentiu na CIP. "Rejeito em absoluto as conclusões dessa mesma intervenção e insisto que o PSD não quer ser esclarecido", responde João Torres.
Economia

CIP: "Economia asfixiada em impostos e taxas"

Armindo Monteiro faz duras criticas ao Estado português durante conferência. "Economia sem indústria, sem produção nacional, economia asfixiada em impostos e taxas", acusou.
Empresas

CIP defende fiscalização da Agenda do Trabalho

A CIP acredita que a proibição ao "outsourcing", patente na Agenda do Trabalho Digno, tem "potencial gravoso para as empresas". A confederação pede a fiscalização da constitucionalidade do documento.
Noticiário

13h. BE. Saída de Carlos Pereira era inevitável

Pedro Filipe Soares diz ainda que saída pecou por tardia, e quer que o deputado do PS esclareça, ainda hoje, as dúvidas que envolvem o caso. Ainda, CIP acusa Medina de dar "esmolas" aos portugueses.
Noticiário

19h. TAP. CIP critica "excesso" de política

Em entrevista à Rádio Observador, Armindo Ribeiro, que tomou esta quarta-feira posse como presidente da Confederação Empresarial de Portugal. Fala mesmo em sufoco. E ainda os casos de assédio no CES.
CIP

"Governo ousou nível de intervenção nunca testado"

Primeira ação do "patrão dos patrões" será chamar UGT e CGTP para alinhar o passo. Em entrevista, Armindo Monteiro admite que acordo de salários, que quer rever, levantou "discussões acesas" na CIP.
Noticiário

18h. Montenegro já respondeu a Marcelo 

O líder do PSD garante ao Presidente da República que está pronto para ser primeiro-ministro. Ainda neste jornal, a primeira entrevista do novo presidente da Confederação Empresarial de Portugal.
CIP

Armindo Monteiro, o empresário que sempre o foi 

Criou a primeira empresa aos 22 anos, ainda antes de sair da faculdade, e sempre trabalhou por conta própria. Aos 55, o empreendedor que vê no mergulho uma metáfora para a vida vai presidir à CIP.
CIP

António Saraiva: "Costa deve repensar estratégia"

O presidente cessante da CIP vê sinais de cansaço no primeiro-ministro e admite que Costa Silva "tem estado mais em gabinete que no dia-a-dia". António Saraiva reconhece sentimento de dever cumprido.
Governo

"Espero que ninguém se lembre da minha existência"

Em entrevista, António Costa garantiu não viver preocupado com a ideia de deixar um legado ou uma marca para a posterioridade. "Não tenho nenhuma vocação para ser figura histórica", afirmou.
CIP

Armindo Monteiro eleito presidente da CIP 

Sucessor de António Saraiva na presidência da Confederação Empresarial de Portugal foi eleito esta quinta-feira. Tomada de posse de Armindo Monteiro acontecerá no próximo dia 12.
E o vencedor é...

A IGF não quis permitir que ex-CEO se defendesse

Começamos a ter dúvidas sobre a isenção da IGF na auditoria à TAP. Houve um cuidado excessivo em proteger o lado das Finanças. Finalmente a CIP irá ter alguém capaz de levantar a voz pelas empresas?
Sindicatos

Patrões não querem rever rendimentos

A UGT admite fazer um balanço com os sindicatos para monitorizar o acordo com os patrões. Já António Saraiva, da CIP, não vê com bons olhos essa revisão porque a última aconteceu em outubro.
Explicador

Habitação. Novo líder da CIP fala em "delírio"

Eleições da Confederação Empresarial de Portugal decorrem amanhã. Armindo Monteiro, candidato único à presidência, critica o pacote Habitação e fala em "bolha estatal" que limita ação das empresas.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine a partir
de 0,10€ /dia

Nesta Páscoa, torne-se
assinante e poupe 42€.

Assinar agora