CIP

Orçamento do Estado

CIP: Em regra, falta justificada não deve ser paga

1.275
CIP propôs aos partidos que lei estabeleça "como princípio geral" que as faltas justificadas não sejam remuneradas. Entre as propostas para a próxima legislatura, CIP pede IRC de 17%.
Greve

Motoristas. CIP quer regulamentar direito à greve

A confederação que representa quase 115 mil empresas apela ainda à criação de uma "base negocial que permita evitar que um conflito laboral coloque todos os portugueses na situação de reféns".
Comissão Europeia

Europa diz que investimento na Saúde é baixo

4.418
Relatório da Comissão Europeia sobre sistemas de saúde na Europa mostra como a despesa com a Saúde tem caído em relação aos outros países. E alerta para a redução demográfica e para o envelhecimento.
CIP

CIP diz que Berardo não representa empresários

348
O presidente da CIP disse que o comportamento de Joe Berardo enquanto empresário não é representativo do empresariado português, que afirma ser composto sobretudo por pessoas com ética.
CIP

Medo inibe conciliação entre trabalho e família

138
Mais teletrabalho, maior flexibilidade do horário de trabalho ou benefícios para trabalhadores e familiares através da empresa são algumas das boas práticas recomendadas num estudo da CIP.
Economia

"Robôs" eliminam um milhão de empregos em Portugal

462
Estudo da CIP e da McKinsey sobre o futuro do trabalho diz que, em compensação, até 2030, serão criados entre 600 mil e os mesmos 1,1 milhões de novos empregos.
Orçamento do Estado

OE 2019. "Não aumentem os impostos às empresas"

António Saraiva, presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), diz o que espera do Orçamento do Estado - o último de uma “geringonça” que considera “irrepetível”.
Orçamento do Estado

OE2019. "Não aumentem os impostos às empresas" /premium

António Saraiva, presidente da CIP, veio ao Observador dizer o que espera do Orçamento. Uma conversa franca sobre banca e folhas de Excel, professores e Mário Nogueira, combustíveis e vacas leiteiras.
Web Summit

Milhões da Web Summit? "É tempo eleitoral"

2.349
O presidente da Confederação da Indústria tem as maiores dúvidas sobre o retorno que a Web Summit traz para Portugal. 3 mil milhões, como diz o Governo e a organização? "Demonstrem-me lá esse número".
CIP

CIP não quer Estado a ditar salários no privado

107
"Os salários da privada são definidos ou por comissões de remunerações ou por acionistas ou donos das empresas", reforçou António Saraiva, presidente da Confederação Empresarial de Portugal.
Orçamento do Estado

CIP alerta para "sinais evidentes de abrandamento"

Patrões querem medidas como a descida do IRC e das derramas, bem como o estímulo ao reinvestimento dos lucros. A confederação de empresários quer, também, uma redução da TSU para usar na formação.
Emigrantes

CIP. Desconto no IRS aos emigrantes é "bem-vindo"

António Saraiva, presidente da Confederação Empresarial (CIP), diz ao Negócios que o país tem uma "enorme mão-de-obra qualificada". Pelo que a proposta de Costa é "bem-vinda".
Economia

CIP: Governo está "muito refém" da esquerda

186
Líder dos patrões pede mais incentivos à economia e apela ao Governo para que deixe de estar refém dos seus parceiros de esquerda. E conta com "novo PSD" para acabar com essa dependência.
Empresas

Patrões recusam necessidade de aval do Governo

A CIP e a CCP rejeitaram o direito à oposição e a deliberação do Governo sobre a transferência de trabalhadores para outras empresas, devido às implicações no setor.
Subsídios

Fim dos duodécimos "perturba vida das empresas"

Presidente da CIP considerou que fim dos duodécimos nos subsídios de férias e de Natal vai perturbar a vida das empresas ao nível administrativo e de tesouraria.
CIP

CIP disponível para discutir salário mínimo

A CIP está disponível para discutir o salário mínimo, mas indisponível para uma negociação "redutora" centrada apenas nessa questão, pois há que acautelar a competitividade das empresas.
Orçamento do Estado

António Saraiva: OE "dececiona as empresas"

162
O presidente da CIP mantém a confiança no Governo de Costa, mas tem reservas sobre Orçamento para 2018 e o crescimento económico do país. Do ministro da economia, diz que lhe falta "força política".
Orçamento do Estado

Patrões dizem que Orçamento "sabe a pouco"

O presidente da Confederação Empresarial de Portugal considerou que a proposta de Orçamento do Estado para 2018 fica "muito aquém" daquilo que a entidade que representa os patrões desejava.
CIP

Empresários pedem ao Governo estabilidade fiscal

O presidente da CIP, António Saraiva, considera prioritárias a estabilidade fiscal e a procura por novos mecanismos de financiamento, a par de uma verdadeira reforma do Estado.
ONG

PGR moçambicano criticado por falta de informação

O Centro de Integridade Pública de Moçambique criticou a Procuradoria-Geral da República do país por "sonegação" de informação sobre o envolvimento de cidadãos moçambicanos em escândalos de corrupção.
CIP

Eurogrupo. CIP também pede demissão do presidente

O presidente da CIP, António Saraiva, classificou de "ofensivas" as declarações do ministro das Finanças holandês, Jeroen Dijsselbloem, e pede o seu afastamento da presidência do Eurogrupo.
Governo

Contratação: esquerda pressiona e Governo adia

Bloco e PCP entregaram projetos de lei para relançar a contratação coletiva. O PS concorda com o princípio, mas pede tempo e afasta medidas avulsas. Discussão começa a ganhar forma no Parlamento.
CIP

CIP reelege António Saraiva como presidente

342
António Saraiva foi reeleito presidente do Conselho Geral e da Direção da CIP -- Confederação Empresarial de Portugal para o triénio 2017-2019.
Regionalização

Regiões. Partidos, patrões e PR contra o Governo

Diploma do ministro Adjunto dá mais poder, mais dinheiro e novas áreas de gestão às comissões que gerem cinco grandes regiões do território nacional. Mas o Governo está isolado na sua intenção.
CIP

Salário acima de 540€ "depende das contrapartidas"

156
O presidente da Confederação Empresarial de Portugal, António Saraiva, afirmou que a CIP só aceitará a atualização do salário mínimo para um valor superior a 540 euros se o Governo apresentar contrapartidas.
CIP

CIP defende acordo de consertação social ambicioso

Presidente da CIP, quer acordo que inclua fiscalidade, justiça, desburocratização e custos de contexto. Diz ainda que pode ser um "pilar para a estabilidade social" e desenvolvimento económico.
Orçamento do Estado

CIP diz faltar ambição no estímulo ao investimento

O presidente da Confederação Empresarial de Portugal afirmou que o Orçamento do Estado para 2017 "tem aspetos positivos", mas "falta-lhe ambição de estímulo ao investimento".
Concertação Social

Patrões querem salário mínimo abaixo dos 550 euros

262
Numa entrevista ao DN e à TSF, António Saraiva afirma que o aumento proposto pelo Governo, que prevê que o salário mínimo passe a ser de 557 euros em 2017, está muito acima das contas dos patrões.
CIP

Aumentar salário mínimo sem mexer na lei laboral

O presidente da CIP revelou que só aceita o aumento do salário mínimo se o Governo não mexer na legislação laboral. António Saraiva propõe a criação de um fundo que absorva o mal parado da banca.
Indústria

"Europa tem – já – de proteger as suas fronteiras"

A BusinessEurope, que organizou em parceria com a CIP uma conferência sobre o futuro da indústria europeia, diz que a Europa tem de fazer algumas mudanças muito rapidamente.
Indústria

"Ser europeu não pode ser, em si, uma sanção"

Mário Centeno pede aos empresários que ajudem a modernizar a indústria portuguesa e que contribuam para fazer de Portugal "um país mais forte e mais coeso".
Indústria

Futuro da indústria europeia em conferência da CIP

CIP organiza em parceria com a BusinessEurope uma conferência, em Lisboa, para debater o papel do sector industrial como motor do crescimento económico na Europa.
CIP

"Estamos com uma bomba relógio debaixo dos pés"

306
António Saraiva, líder da CIP, pede "mais ambição e consistência" na redução da despesa pública. Mas avisa que o grande problema da economia é o financiamento e a recapitalização das empresas.
Desemprego

CIP. Desempregados têm "competências desadequadas"

António Saraiva defende uma aposta mais firme na formação e requalificação profissional, além de uma correta utilização dos fundos comunitários que aí vêm.
Porto de Lisboa

CIP pede a Costa que trave greve dos estivadores

A CIP apelou hoje ao Governo para que "use os mecanismos de que dispõe" para travar os prejuízos económicos do prolongamento até 27 de maio da greve do Sindicato dos Estivadores no Porto de Lisboa.
Concertação Social

Patrões insistem: salário mínimo abaixo dos 530

A posição não é nova, mas prova que os patrões continuam com reservas em relação à vontade do Governo: na reunião desta terça-feira, a CIP vai levar proposta de salário mínimo inferior a 530 euros.
Concertação Social

Os 9 pontos que o PS vai discutir com os parceiros

Além do aumento do salário mínimo, António Costa quer levar à concertação social o desbloqueamento da contratação coletiva, o financiamento da Segurança Social e a regulação do mercado de trabalho.
Concertação Social

Bienvenu. Patrões negoceiam salário mínimo

CIP quer acordo sobre várias matérias, e não só salário mínimo, mas a CAP não. Entre os patrões até há quem admita rever já os salários de janeiro. Para 530 euros? Depende. As condições são exigentes.
Governo

Criticas "positivas" da CIP "são bem-vindas"

Manuel Caldeira Cabral afirmou que as críticas positivas da CIP "são sempre bem-vindas" e realçou a necessidade de haver um diálogo e trabalho conjunto durante a legislatura.
Legislativas 2015

O que querem os patrões do próximo Governo?

Mais investimento, mais competitividade, mais flexibilidade. Ao mesmo tempo, menos burocracia, menos carga fiscal e menos restrições legais. São estes os mais e os menos da CIP para o próximo Governo.
TSU

CIP só quer redução da TSU se for de 8%

António Saraiva defende que a descida da TSU varie entre empresas. E deverá propor ao próximo governo uma lei que facilite o acesso a subsídio de desemprego em caso de despedimento por mútuo acordo.
Conselho Económico E Social

CES. Partidos perto de um acordo para liderança

O presidente da Confederação da Indústria Portuguesa sinalizou que PSD e PS estão em vias de entendimento para a designação do sucessor de Silva Peneda.
Legislativas 2015

Sindicatos e patrões criticam reforma da TSU do PS

547
A posição é clara e unânime mesmo entre aqueles que costumam estar em lados opostos da trincheira: dupla redução da TSU vai ter efeitos negativos na vida dos trabalhadores e das empresas.
Economia

Empresas voltam a pagar mais por horas extra

Em janeiro as empresas abrangidas por contratos coletivos voltam a pagar mais pelo trabalho extra, uma vez que acaba a vigência do regime que suspendeu o pagamento mais elevado, conta o Económico.
Salário Mínimo Nacional

Salário mínimo sobe 20 euros já a 1 de outubro

804
Acordo na concertação social: Governo sobe salário mínimo já em outubro para os 505 euros e durante 15 meses. TSU das empresas baixa 0,75 pontos. UGT, CIP e CCP assinam com Passos.
IRS

Patrões querem ainda mais benefícios para famílias

A CIP foi ao Ministério das Finanças defender uma redução da sobretaxa do IRS e benefícios fiscais maiores para quem tem filhos. Paulo Núncio começou hoje audições sobre a reforma do IRS.
Legislação Laboral

Acordo "difícil" nos prazos de contratos coletivos

António Saraiva, admitiu hoje que será "difícil" chegar a um acordo entre os parceiros sociais sobre as propostas que pretendem alterar os prazos de caducidade das convenções coletivas.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)