454kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

CIP

Resposta Pronta

Salários. "Empresas estão a fazer o seu caminho"

Depois de António Costa pedir às empresas um esforço coletivo, presidente da Confederação Empresarial de Portugal, António Saraiva, avisa: aumento de salários deve ser acompanhado de política fiscal.
Trabalho

Agenda do Trabalho Digno sem acordo da CIP 

Das 70 medidas que integram o documento, a Confederação Empresarial de Portugal elencou 10 como linhas vermelhas, que considera serem inaceitáveis", pelo que não haverá um acordo.
Explicador

CGTP pede "salários mais dignos" à Função Pública

Andrea Araújo, da CGTP, apela ao Governo para que haja contratação coletiva de trabalhadores. Já António Saraiva, presidente da CIP, admite que não é fácil garantir aumentos em tempos de guerra.
Noticiário

17h. Patrões pedem mais medidas 

À entrada para a reunião da concertação social, o presidente da CIP sublinha os apoios já anunciados, mas pede mais ajudas às empresas. Ainda neste jornal, a FIA abre uma investigação ao piloto russo
Novo Governo

CIP pede "medidas urgentes" para travar crise

A CIP pede ao novo Governo "medidas urgentes" para travar crise que se agrava ao contrário das perspetivas "tranquilizadoras que são transmitidas pelo Governo, que subestima a gravidade do momento".
CIP

CIP "exige" regresso imediato do lay-off

O aumento dos custos com a energia está a deixar indústrias numa situação "insustentável", denuncia a CIP. António Saraiva diz que se nada for feito até fim do mês, há atividades que podem encerrar.
CIP

Empresas preparadas para investir no âmbito do PRR

A adesão às Agendas Mobilizadoras, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), "excedeu expectativas", segundo Carla Sequeira, secretária-geral da CIP, indício para futuros investimentos.
Resposta Pronta

Combustíveis? Solução "parte de Bruxelas"

António Saraiva, da CIP, acredita que as medidas anunciadas pelo Governo "vêm minorar os custos", mas reconhece que Portugal "não tem possibilidade de ultrapassar esta crise" sem a União Europeia.
Combustível

CIP exige redução de impostos sobre combustíveis

"Esta situação extraordinária exige uma extraordinária redução dos impostos, nomeadamente o ISP e é isso que esperamos que o Governo conscientemente venha a fazer", disse António Saraiva.
CIP

CIP destaca relevância do mar para economia

A Confederação Empresarial de Portugal destacou a relevância do mar, alertando para o facto de as indústrias estarem preparadas para investir, até 2030, mais de 5.000 milhões de euros.
Coronavírus

Estado dá garantia de 20 milhões a empresas

Numa primeira fase considera-se "suficiente e mais adequado" o montante global máximo de garantias de 177,7 milhões de euros para a Linha de Apoio à Recuperação Económica - Retomar.
CIP

CIP critica Governo na resposta às empresas

O presidente da CIP, António Saraiva, destacou a baixa taxa de utilização da linha Retomar, de apoio às empresas. "Mais uma vez, assistimos ao anúncio de apoios que tardam a concretizar-se", disse.
Fact Check

Presidente da CIP quer "importar" imigrantes?

Publicação que circula no Facebook alega que António Saraiva pretende "importar" imigrantes para manter salários baixos. O próprio nega as declarações — e nota-se que a imagem foi manipulada.
Semáforo Político

"Nazizinho". Sinal vermelho à medalha de ouro

Vermelho para Rosa Mota por "partidarite" ao chamar "nazizinho" a Rio. Vermelho à falta de explicações sobre a Efacec. António Saraiva, líder da CIP, dá amarelo a Costa pela entrevista ao Observador.
CIP

Empresas recusam "sufocante" regresso ao passado 

Confederação Empresarial de Portugal defendeu que não se devem fazer aprovações apressadas à lei laboral no atual contexto político, observando que estas estão a ser tratadas sem os parceiros sociais.
CIP

CIP: "Deve haver aumento de salários"

Questionado sobre a possibilidade do regresso ao teletrabalho, caso a pandemia se agrave, Óscar Gaspar recomendou cautela na altura de tomar decisões.
Noticiário

17h. Patrões pedem audiência urgente ao PM

Neste jornal, os apelos das confederações patronais, que suspenderam a participação na Concertação Social. Manuel Caldeira Cabral diz que chumbo do OE cria dificuldades à recuperação económica.
Sob Escuta

CIP: Parlamento devia expressar maioria de voto

Presidente da CIP pede solução política que garanta estabilidade ao país e às empresas. E critica Costa por pedir desculpa pelo “lapso” da concertação e a seguir anunciar subida do salário mínimo
Noticiário

6h. Marcelo ouve parceiros. CIP pede bloco central

Marcelo ouve hoje parceiros socias. António Saraiva pede "estabilidade" no Parlamento, na forma de bloco central. Noite quente no CDS, direção e Nuno Melo trocam acusações.
Sob Escuta

António Saraiva: "Não acredito no lapso"

O presidente da CIP assume que houve um "enorme desrespeito pela concertação social” por parte do Governo. Espera, no futuro, que haja mais estabilidade parlamentar para as reformas necessárias.
Crise Política

CIP: Parlamento devia expressar maioria de voto

Presidente da CIP pede solução política que garanta estabilidade ao país e às empresas. E critica Costa por pedir desculpa pelo “lapso” da concertação e a seguir anunciar subida do salário mínimo.
Explicador

OE foi "saco de gatos" para Concertação Social

Presidente do CES e Presidente do Fórum para a Competitividade consideram que eleições são o melhor caminho para resolver crise política. Ex-CGTP defende aumento de salário mínimo, mesmo sem orçamento
Noticiário

18h. Patrões suspendem presença na Concertação

Nesta edição, a decisão das confederações patronais que suspendem a participação na Concertação Social. E ainda a reação da UGT que acusa os patrões de abandonaram o "diálogo social".
CIP

Crise energética: CIP pede "eficácia" na resposta

O líder associativo alertou que "o custo do gás natural disparou". António Saraiva deu o exemplo de "empresas com uma fatura de gás de 100 mil euros mês que passou para 400 mil euros".
CIP

19% das empresas prevê aumentar postos de trabalho

Em todas as pequenas, médias e grandes empresas envolvidas neste estudo, sabe-se que expectativa de manter (73%) ou aumentar (19%) o número de trabalhadores é maior do que a sua redução (8%).
CIP

Empresas recuperam atividade pré-pandemia

"Já há mais empresas retomar a atividade e, portanto, finalmente, passado um ano e meio, a atividade económica começa a mexer-se e há expectativas que possamos atingir o nível pré-pandemia", diz CIP.
Serviço Nacional de Saúde

CIP considera essencial reforço orçamental do SNS

O Conselho Estratégico Nacional da Saúde da Confederação Empresarial de Portugal (CIP) insiste na proposta da criação de uma Lei de Meios do SNS, que permita previsibilidade e estabilidade financeira.
Resposta Pronta

CGTP. "Testagem sim, não à custa do trabalhador"

"Não vacinados ou vacinados - todos devem ser testados", defende a secretária-geral da CGTP. Para Isabel Camarinha, despesa não deve ficar a cargo dos funcionários, ao contrário do que pede a CIP. 
Noticiário

20h. Patrões querem testes para não vacinados

Em declarações à Rádio Observador, o presidente Confederação Empresarial de Portugal afirma que o teletrabalho pode ser solução, mas António Saraiva reforça que o regime deve ser legislado.
Óbito

Morreu João Gomes Esteves, vice-presidente da CIP

O antigo dirigente associativo, natural de Nisa, tinha 77 anos e era médico veterinário, licenciado pela Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa. Foi também vice-presidente da CIP.
Associações Empresariais

Moratórias. Patrões querem medidas "transversais"

Confederações patronais receiam que as medidas para atenuar o fim das moratórias deixem de fora empresas de outros setores que dependem do turismo ou da restauração e têm atividade condicionada.
CIP

Dívidas do SNS aumentaram 91 milhões em maio 

Os atrasos nos pagamentos "mais do que triplicaram desde maio de 2020 e mais do que duplicaram desde o início do ano", passando de 211 milhões para 485 milhões de euros, diz CIP.
CIP

66% das empresas não se candidataram a apoios

Segundo um estudo da CIP divulgado esta segunda-feira, dois terços das empresas não se candidataram a nenhuma medida de apoio à economia nos últimos três meses e 62% consideram o acesso burocrático.
Cimeiras

Cimeira do Porto. CGTP critica ingerências

Para Isabel Camarinha, as intenções "num sentido são positivas", apesar de matérias como salários serem matérias nacionais e que, por isso, a Europa não pode definir como devem ser implementadas.
Resposta Pronta

PRR. Indústrias do mar querem 5 mil milhões

PRR tem 250 milhões para as indústrias do mar. CIP quer investir 5 mil milhões. Manuel Tarré admite "não estar confiante" nos avanços do Governo, mas considera que foi "dado primeiro passo".
Empresas

CIP. Seis medidas para sobrevivência de lojas 

Estre as seis medidas, a Confederação Empresarial de Portugal defende uma moratória fiscal para os principais impostos (IRC, IRS e IVA), até ao final de 2021.
Coronavírus

CIP quer desconfinar a partir de 2ª feira 

Creches, jardins infantis e ensino até ao sexto ano, cabeleireiros, livrarias e alfarrabistas devem abrir na segunda-feira, exige a CIP, ao defender um desconfinamento faseado.
Coronavírus

Apoio a pais? "Empresas perdem pessoas essenciais"

Patrões dizem-se "muito sensíveis" às dificuldades de articulação entre teletrabalho e família mas criticam a medida de apoio por várias razões, desde logo por ser paga a 100% em muitos casos.
CIP

CIP quer reindustrialização da UE 

A Confederação Empresarial de Portugal (CIP) pretende maior competitividade da União Europeia em relação a outros blocos económicos, apontando para o investimento no processo de reindustrialização.
Coronavírus

CIP quer desconfinamento inteligente 

"Neste momento, o que deveríamos fazer era encontrar formas de um desconfinamento inteligente, como está a ser falado" defendeu a Confederação Empresarial de Portugal.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.