Dois homens foram detidos no domingo por suspeita do tráfico de um xarope através de receitas falsas, que levantavam em farmácias de Lisboa e do Algarve para posteriormente usar na produção da droga “purple drunk”, informou esta quarta-feira a PSP.

Em comunicado, o Comando Metropolitano de Lisboa explica que o fármaco é utilizado para combater a tosse seca e possui o princípio ativa codeína, um “analgésico derivado da morfina e que pode causar dependência quando misturado com outras substâncias, momento em que assume o nome de ‘purple drunk'”.

“O ‘purple drunk’ é uma droga que se encontra em expansão um pouco por todo o mundo e com efeitos muito semelhantes à heroína”, alerta a PSP.

Violência doméstica: homem que agredia vítima na rua detido pela PSP em Porto Santo

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os suspeitos, com 25 anos, foram detidos em flagrante delito, tendo na sua posse dezenas de frascos e de várias receitas falsificadas. De acordo com a PSP, no total foram apreendidos 178 frascos, o que corresponde a 44.250 mililitros de xarope, além das receitas.

“Foi ainda possível intercetar quatro encomendas que se encontravam prontas para serem expedidas para França”, refere a PSP.

Os suspeitos foram presentes a tribunal para primeiro interrogatório, tendo-lhes sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva.