Considerada a G.O.A.T. (Greatest Of All Time ou “a melhor de todos os tempos”, em português) da ginástica artística, Simone Biles está de regresso aos campeonatos depois de uma pausa de dois anos para cuidar da sua saúde mental.
O anúncio foi feito pela USA Gymnastics (Federação de Ginástica dos EUA), que avançou que a medalhada olímpica de 26 anos planeia regressar à competição no US Classic, integrando a equipa feminina, no início de agosto. Esta será a primeira prova depois dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021.
Simone Biles mudou o foco dos atletas depois de, nos Jogos Olímpicos de 2021, ter desistido de participar em algumas provas por questões psicológicas. À saída da prova, explicou que a sua lesão não era física, mas era igualmente grave: “Não confio em mim como confiava antes. Talvez esteja a envelhecer. Há dias em que toda a gente tweeta sobre ti e sentes o peso do mundo. Não somos apenas atletas. Somos pessoas e às vezes temos de dar um passo atrás.”
A sua decisão fez com que a ginasta se tornasse numa das maiores ativistas na defesa da saúde mental dos atletas. Nos últimos dois anos, foi a atração principal da sua tour pós-olímpica, no outono de 2021, e em abril deste ano casou-se com o jogador de futebol americano Jonathan Owens: “Sim. Oficialmente Owens”, escreveu Biles numa publicação no Instagram.
O US Classic é um dos principais eventos do calendário nacional da federação norte-americana e serve de antecâmara dos nacionais da modalidade, este ano agendados para o final de agosto em San Jose, na Califórnia. Em 2018, Biles efetuou o regresso no US Classic, após um hiato de dois anos a seguir aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, mas desta vez, a um ano de Paris2024, tem tido uma abordagem mais discreta, descartando a pressão vivida antes de Tóquio.