O The New York Times anunciou esta segunda-feira que decidiu desmantelar a secção de Desporto do jornal. Numa notícia divulgada pelo próprio jornal, a publicação norte-americana indica que vai passar a realizar a cobertura desportiva com recurso integral ao The Athletic, o site especializado que adquiriu no ano passado, tanto na versão online como no papel.

De acordo com o próprio The New York Times, nenhum dos 35 jornalistas e editores será despedido — todos serão reconduzidos para outras secções do jornal, mantendo os postos de trabalho noutras funções. A decisão surge precisamente depois de a secção de Desporto ter enviado uma carta à administração da publicação onde pedia uma clarificação sobre o futuro da editoria, principalmente depois da aquisição do site The Athletic em 2022.

“Ao longo dos últimos 18 meses, o The New York Times tem deixado a secção de Desporto ao sabor do vento. Vimos a empresa comprar um rival direto, com centenas de jornalistas, e tomar decisões relativamente ao futuro da cobertura desportiva do The Times sem, em muitos casos, não realizar sequer uma chamada de cortesia, quanto mais uma solicitação da nossa experiência. Os esforços da empresa parecem estar a atingir um pináculo, com o The Times a procurar uma migração tecnológica integral do The Athletic para as próprias plataformas e a ameaça do fim da nossa secção”, podia ler-se na carta assinada por 28 jornalistas e editores e divulgada pelo The Washington Post.

Esta segunda-feira, já depois de um porta-voz do The New York Times ter garantido que qualquer novidade seria anunciada “quando existisse algo para partilhar”, o jornal norte-americano revelou que a decisão está tomada. “Planeamos concentrar-nos ainda mais diretamente num jornalismo distinto, de alto impacto, que fala sobre a forma como o desporto se cruza com dinheiro, poder, cultura, política e a sociedade como um todo. Ao mesmo tempo, vamos reduzir a cobertura feita a jogos, jogadores, equipas e ligas”, referia o email enviado esta segunda-feira à redação do jornal, onde a mudança era interpretada como “uma evolução na forma como se cobre o desporto”.

O The New York Times comprou o The Athletic, fundado por Alex Mather e Adam Hansmann em 2016, por 550 milhões de dólares, adquirindo uma publicação internacional com cerca de 400 jornalistas espalhados pelo mundo que cobrem mais de 200 equipas profissionais e publicam algo como 150 artigos diários. A partir de agora, os textos do The Athletic vão aparecer no site do The New York Times e também no jornal impresso, para além de que os assinantes do segundo passarão a ter direito à assinatura do primeiro.

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