As principais preocupações dos portugueses estão estabelecidas: o Governo, o custo de vida e a corrupção no país. Quando questionados sobre os principais problemas do país, os inquiridos não tiveram dúvidas em colocar tanto a governação como a corrupção no top três dos assuntos mais inquietantes — numa semana em que António Costa foi acusado de desvalorizar a corrupção e tratou de recusar a ideia através de um artigo de opinião publicado no Observador.
Num estudo da Universidade Católica para o Público, Antena 1 e RTP é possível perceber, através de “respostas livres dos inquiridos”, que há “duas grandes áreas” que são motivo de preocupação para os portugueses e que surgem no topo da lista: o rendimento disponível que engloba inflação, custo de vida, baixos salários, habitação, economia e impostos e a governação e confiança, que reflete questões como a ação do Executivo, a corrupção e credibilidade e capacidade dos políticos.
Se há um ano as preocupações com os rendimentos disponíveis representavam 24%, o estudo assegura que agora esse valor subiu 10 pontos percentuais para os 34%. Também relativamente ao tema da governação e confiança nos políticos houve uma subida de 14 para 31%.
No quarto lugar da tabela surge a saúde, logo seguida da habitação e taxas de juro, economia, salários, credibilidade/capacidade dos políticos, educação, impostos e justiça.
Ainda sobre se consideram que o país está igual ou melhor do que há um ano, a sondagem revela que 65 por cento dos inquiridos diz estar pior.