790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

“[O eczema] é uma coisa com que vivo bem e assumo”

Este artigo tem mais de 6 meses

Rosa Briz era adolescente quando começou a ter os primeiros sintomas de eczema. Esconder as marcas da doença nunca foi uma solução para si, mas antes saber como a controlar.

O eczema é uma doença inflamatória crónica da pele que, na verdade, podem ser várias doenças dermatológicas. A forma mais comum é o eczema atópico, também conhecido como dermatite atópica, seguida do eczema de contacto. É mais comum durante a infância, mas também os adultos podem sofrer dela. Para Rosa Briz, o eczema começou a revelar-se durante a sua adolescência. “Os primeiros sintomas foram muita comichão no antebraço, que ficava muito vermelho e com muita irritabilidade.”

Apesar de esta não ser uma doença contagiosa, pode gerar alguma relutância por parte de quem a desconhece. No quarto episódio de “Pele com pele”, Rosa conta-nos como encarou o seu diagnóstico de eczema e como (con)vive com ele.

Parte I: A partida

Rosa sempre soube que a sua pele era sensível: “Tinha noção que tinha uma pele mais sensível do que o normal, mas não tinha muitos cuidados.” Por volta dos 14/15 anos, uma comichão excessiva levou-a a procurar ajuda de um especialista. O diagnóstico ficou traçado: eczema. “A primeira vez que descobri que alguma coisa não estava bem, que estas comichões podiam ser alguma coisa mais grave, fiquei muito preocupada e acho que fiquei um bocado ansiosa por pensar que podia evoluir para uma coisa mais feia e que, se calhar, as pessoas iam olhar para mim e pensar: ‘o que é isso?’, ‘Isso não tem bom aspeto’, ‘Não me apetece tocar, não me apetece estar ao pé de ti’. E eu acho que isso me deixava um pouco mais em baixo e mais self-conscious [autoconsciente]”, lembra.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Parte II: A viagem

Depois de uma crise que a levou a procurar ajuda especializada, as rotinas de Rosa com a sua pele alteraram. “Tive de ter rotinas mais apertadas: pôr muito creme, fazer banhos com produtos específicos e ter muito cuidado com a temperatura da água.” Pelo caminho, percebeu que existem fatores que podem espoletar o seu eczema, como o stresse, o contacto da pele com determinados materiais (como a lycra e o nylon) e a alimentação (alimentos com glúten, lactose e açúcares refinado). E quando tal acontece, Rosa sabe como aliviar os seus sintomas: aplicar os produtos da gama AtopiControl, da Eucerin, e dar um simples mergulho no mar.

Nesta viagem, Rosa aprendeu, sobretudo, a ouvir o seu corpo: “Se calhar, devia estar a dormir; se calhar, devia estar a beber mais água; ter atenção, porque certo alimento pode irritar também a minha pele; o produto que eu uso, se calhar, tem perfume… há uma série de coisas que faço, mas que tem muito que ver com ouvir o meu corpo, estar mesmo em contacto com o que ele me diz, porque, muitas vezes, é um sinal de que alguma coisa me está a irritar a pele”.

Parte III: A superação

“Quando o eczema está menos ativo, faço de tudo para evitar que ele algum dia fique mais reativo. Ou seja, vou ter a certeza que de manhã lavo a cara com o produto certo, que ponho o hidratante certo, e à noite, a mesma coisa. Tenho muito cuidado com a alimentação, com a temperatura da água e com os materiais que vou pôr em contacto com a minha pele”, afirma Rosa. Fá-lo por se sentir melhor, mais confortável com a sua pele. Para Rosa, esconder não é a solução: “Hoje em dia, mesmo quando tenho crises atrás das pernas, e estou a usar calções e as pessoas olham e perguntam o que é, isso não me impede. Eu já sei lidar com o assunto. Até explico às pessoas [o que é o eczema]”.

A chegada

“O eczema também pode afetar muito a autoestima. Quando estava no secundário, passei por fases em que me sentia um bicho: tinha a boca toda em ferida, ficava super desconfortável, achava que as pessoas estavam sempre a olhar para mim, não tinha tanta vontade de sair de casa, não me sentia bonita”, revela. Mas a perseverança de Rosa permitiu que fosse mais forte que o próprio eczema: “Nunca desisti. Sempre procurei o produto que me ajudasse, principalmente na questão à volta da boca, porque é a nossa cara, é a nossa apresentação.” Também o seu otimismo lhe permitiu encontrar soluções, assim como a vontade em explicar às pessoas que o que tinha não era mero cieiro, mas antes um eczema.

Por tentativa e erro, Rosa acabou por descobrir que existem cosméticos que podem ser grandes aliados: “Há certos produtos que nos dão sempre uma confiança extra. No meu caso, é o Aquaphor [de Eucerin]. Não saio de casa sem esse produto.”

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora