A Câmara de Coimbra conseguiu um financiamento de 1,24 milhões de euros, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), para investir na recuperação da Baixa da cidade, com enfoque na componente digital, foi esta quinta-feira anunciado.
O financiamento de cerca de 1,24 milhões de euros surge após uma candidatura, que junta a Câmara Municipal, a Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra e a CoimbraMaisFuturo, à linha de financiamento “Bairros Comerciais Digitais”, do PRR, afirmou o município, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.
De acordo com a Câmara de Coimbra, a candidatura da Baixa da cidade recebeu o terceiro maior montante a nível nacional, entre as 65 candidaturas aprovadas de um total de 160.
O projeto, intitulado “@BaixaCoimbra”, prevê a utilização de ferramentas digitais para “gerar uma nova forma de relacionamento entre os comerciantes, os consumidores e o espaço público, contemplando, ainda, a criação de uma identidade visual comum”, realçou a autarquia.
Segundo a Câmara de Coimbra, o projeto “vai transformar a Baixa da cidade num verdadeiro centro comercial ao ar livre, mas também online, conectado e adaptado às novas tendências de consumo, onde os clientes poderão fazer as suas compras e usufruir do espaço”.
O projeto está inserido na área da Baixa, num total de 24,5 hectares com 836 estabelecimentos comerciais e de serviços, procurando responder às principais fragilidades daquela zona da cidade.
Este é mais um importante e feliz passo para consolidar o trabalho de revivificação da Baixa de Coimbra que temos vindo a promover”, disse o presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva, citado na nota de imprensa.
Introdução de mobiliário urbano inteligente (como bancos com tecnologia para carregar telemóveis ou painéis informativos com os lugares de estacionamento existentes em tempo real), implementação de tecnologias para vendas online e criação de uma identidade visual comum para a zona são algumas das propostas presentes na candidatura.
O projeto contempla ainda a criação de sistemas de entregas “click & collect” (com cacifos públicos), atividades para atração de visitantes, apoio na adaptação dos estabelecimentos aos meios digitais, residências artísticas e programas de arte urbana e iluminação inteligente e estruturas de controlo de tráfego, com recurso a pinos, entre outras propostas.
O “@BaixaCoimbra” deverá estar implementado até ao final de 2025, considerando a autarquia que este projeto “é uma oportunidade para Coimbra impulsionar o crescimento económico, promover a proximidade e a coesão territorial, bem como a digitalização dos operadores económicos e dos seus modelos de negócio”.