Teve alguns contornos parecidos com o que tinha acontecido na festa do FC Porto em 2022, vai ter agora um desfecho diferente no verão após a festa do Benfica em 2023: o Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) decidiu suspender o jogo de castigo a David Neres e o brasileiro vai poder jogar a Supertaça no dia 9 de agosto.
Benfica interpõe providência cautelar no TAD para ter David Neres na Supertaça
Depois de, na semana passada, ter dado entrada com uma providência cautelar para o TAD para congelar essa sanção, o jornal Record avança que o mesmo foi mesmo suspenso. De recordar que Neres tinha sido punido por insultos a Otávio, do FC Porto, e por ter identificado Pedro Gonçalves, do Sporting, num vídeo que fez nas redes sociais a caminho do Marquês durante os festejos pela conquista do Campeonato.
Havia ainda uma outra possibilidade de castigo, neste caso na sequência de vídeos feitos ainda no Estádio da Luz onde utilizava as expressões “chupem tripeiros” e “chupem lagartos”, mas que acabou por cair depois de o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol “não ter valorizado” esses mesmos vídeos. “A impossibilidade de valoração de tal vídeo prende-se com a circunstância de tal vídeo não ter captado a imagem de pessoas num espaço e momento públicos, mas sim num contexto de reserva – momento posterior ao jogo e já depois do público ter saído do estádio, tendo ficado apenas os jogadores e algumas outras pessoas afetas ao clube a celebrar”, explicou o órgão através de um comunicado emitido na semana passada.
De recordar que, no arranque da última temporada, o FC Porto viu Diogo Costa, Fábio Cardoso, Wilson Manafá e Otávio serem castigados por um jogo por cânticos anti-Benfica no decorrer das celebrações do título de 2022, com o quarteto a ficar mesmo de fora da final da Supertaça frente ao Tondela (3-0).
O Benfica, que perdeu esta terça-feira pela primeira vez na pré-temporada frente ao Burnley no Estádio do Restelo, defronta o FC Porto, que consentiu também o primeiro desaire da pré-época com o Wolverhampton em Lagoa, na final da Supertaça no dia 9 de agosto, no Estádio Municipal de Aveiro, naquele que será o primeiro jogo oficial de 2023/24 depois do arranque da Taça da Liga. Os dois rivais irão depois jogar a primeira jornada do Campeonato no dia 13, segunda-feira, com os azuis e brancos a deslocarem-se a Moreira de Cónegos para defrontarem o Moreirense e os encarnados a jogarem no Bessa com o Boavista.