Os excessos na celebração do título do FC Porto motivaram uma participação do Benfica, essa participação do Benfica motivou uma sanção pelos excessos na celebração do título do FC Porto: o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol decidiu esta segunda-feira aplicar um jogo de suspensão a Diogo Costa, Otávio, Fábio Cardoso e Wilson Manafá, uma sentença que pode ainda ter recurso e que, no caso do guarda-redes e do central, poderá “congelar” essa sanção para o próximo jogo da Supertaça. O médio vai sempre falhar essa partida por castigo, ao passo que o lateral continua a recuperar de lesão.

A festa no Porto vai dar queixa em Lisboa: Benfica faz participação de quatro jogadores do FC Porto por “cânticos insultuosos”

De recordar que os encarnados tinham apresentado uma queixa por cânticos insultuosos dos quatro jogadores. Otávio, Fábio Cardoso e Wilson Manafá surgiram num vídeo em direto nas redes sociais com o cântico “Filhos da p***, SLB”, ao passo que Diogo Costa tinha sido acusado do mesmo mas ainda na festa do título no Estádio do Dragão depois da vitória por 1-0 frente ao Benfica no Estádio da Luz.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“O processo disciplinar foi instaurado em 24.05.2022 por deliberação do Conselho de Disciplina e remetido à Comissão de Instrutores da Liga, tendo como objeto ‘Eventual lesão da honra, injúrias e ofensas à reputação’. Concluída a instrução do processo, cuja direção e encerramento é regulamentarmente da competência da Comissão de Instrutores da Liga, esta última remeteu o processo ao Conselho de Disciplina no dia 12.06.2022, apresentando relatório final com proposta de acusação contra Diogo Costa, Fábio Cardoso, Otávio e Wilson Manafá e FC Porto SAD”, começa por explicar o comunicado.

“A audiência disciplinar estava agendada para o dia 22.07.2022, no entanto não se realizou porque os Arguidos requereram a dispensa da mesma. No dia 25.07.2022, decidiu o Conselho de Disciplina pela condenação dos Arguidos Diogo Costa, Fábio Cardoso, Otávio e Wilson Manafá pela prática de 1 (uma) infração disciplinar p. e p. pelo artigo 158.º, al. b) do RDLPF21 [Injúrias e ofensas à reputação] na sanção de 1 (um) jogo de suspensão e na sanção de multa em 5 UC, equivalente ao valor de € 510 (quinhentos e dez euros); e pela condenação da Arguida FC Porto SAD por ter cometido 1 (uma) infração disciplinar p.p. pelo artigo 112.º, n.º 1, 3 e 4 [Lesões da honra e da reputação dos órgãos da estrutura desportiva e dos seus membros], todos do RDLPFP, com referência ao artigo 19.º, todos do RDLPFP, bem como, ao artigo 51.º, n.º 1, do RCLPFP, na sanção de 150 UC, que perfaz € 15.300 (quinze mil e trezentos euros)”, acrescenta.

Também Sérgio Conceição e Pepe foram multados, neste caso no âmbito das declarações feitas na zona de entrevistas rápidas da SportTV contra o árbitro Hugo Miguel no seguimento da derrota em Braga. O técnico terá de pagar uma multa de 1.275 euros, ao passo que o central foi punido em 1.020 euros.

Sérgio Conceição arrasa árbitro Hugo Miguel e pede reação: “Não é levantar a cabeça, é baixar e perceber o que não se fez”

“Fica difícil encontrar palavras porque no ano passado, também a quatro jornadas do fim, penso que sim, tivemos o mesmo árbitro e teve muitas dificuldades no jogo. Nos jogos ditos grandes, e hoje era um jogo grande que podia decidir um título porque não sabemos o que vai acontecer com o rival, metem um árbitro que não tem qualidade para arbitrar jogos com alguma pressão e tem tido azar connosco, erra sempre contra nós. Contra isso não podemos fazer nada”, disse então o treinador. “Fala-se muito dos árbitros, fala-se muito do Mehdi [Taremi] e o árbitro vem condicionado, vem completamente condicionado… Se calhar não posso falar muito ou ainda vou apanhar mais jogos mas vocês estão aqui para analisar. São três lances…”, referiu também o internacional português sobre três possíveis penáltis.