O novo Mini Cooper eléctrico de três portas vai chegar ainda este ano ao mercado, vindo de Zhangjiagang, na China, onde será produzido na fábrica que o construtor local Great Wall detém em parceria com a BMW. E incluirá, como uma das maiores novidades, um novo interior, em que o tablier mantém o enorme mostrador circular ao centro, que agora evolui para um ecrã OLED onde passam mais informações e de forma mais legível. Paralelamente, a próxima geração do Mini a bateria associa diferentes “roncares” do motor eléctrico a cada um dos quatro diferentes modos de condução, um dos quais procura reproduzir o ruído do motor de combustão.

Mini mostra o interior e exterior do novo Cooper Electric

Com linhas similares à geração actual, com pequenas alterações, a nova geração do popular modelo tem como base uma nova plataforma concebida na China e chegará ao mercado nacional (e europeu) ainda este ano, com o grosso das unidades a surgirem pouco depois, no início de 2024. Para as unidades que usufruem do Mini Sound DNA, sempre que o condutor opta por um dos modos de condução (Core, Go Kart, Balance ou Timeless), o sistema de infoentretenimento responde com um “roncar” específico para cada caso. Ao Core corresponde a versão da Mini do tradicional som emitido pelos veículos eléctricos, tanto dentro como fora do veículo, sendo este o único dos quatro “roncares” audíveis no exterior. Para relaxar durante as viagens existe o modo Balance, que sintetiza os sons da floresta, dos grilos ao ribeiro que corre entre os seixos, passando pelo vento que abana a copa das árvores.

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Com o modo de condução Go Kart surge um barulho que o construtor considera mais desportivo, mas o modo Timeless deverá ser o mais procurado pelos clientes da marca, especialmente os que lidaram com os Mini com motor de combustão. O processador de sons do Mini Sound DNA interpretou digitalmente uma mistura entre a sonoridade de um Mini clássico e a do mais recente John Cooper Works GP, visando proporcionar ao utilizador de um Mini eléctrico as sensações de outrora, animadas por motores de combustão. Reproduzir de forma electrónica o ruído de motores de combustão não é propriamente uma novidade, uma vez que o Renault Clio de há duas gerações já podia imitar um V6, o quatro cilindros da versão RS e até o V2 da Harley-Davidson, além da interpretação dos franceses de um disco voador.

Novo Mini eléctrico chega este ano com 218 cv e 386 km de autonomia

O novo Mini Cooper eléctrico vai ser proposto nas versões E e SE, ambas com maior autonomia do que a geração actual, o que não é difícil dado que este era um dos eléctricos mais acanhados nesta matéria, percorrendo apenas 233 km entre as recargas da sua bateria com uma capacidade de 32,6 kWh. A versão Cooper E monta uma bateria com 40 kWh e o mesmo motor com 184 cv, para o Cooper SE ver o acumulador aumentar para 54 kWh e a potência do motor para 218 cv.