O incêndio, que deflagrou no sábado no concelho de Leiria e se alastrou a Ourém, no distrito de Santarém, encontra-se já em resolução desde as 23:40 de sábado, informou fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil de Leiria. Apesar de se encontrar já extinto, o incêndio continuava, pelas 23:50 de sábado, a mobilizar 474 operacionais, apoiados por 139 meios terrestres, para assegurar as operações de rescaldo, de acordo com informação da Proteção Civil.
O incêndio deflagrou no sábado, pelas 14:16, no concelho de Leiria, em zona de eucaliptal e pinhal, sendo as localidades mais próximas Vale Tacão e Sirois, próximas da fronteira com o concelho de Ourém, onde o fogo acabou por se alastrar durante o período da tarde. Ao longo do sábado, o IC8 que liga a Nazaré a Tomar esteve cortado em Ourém, tendo entretanto sido reaberto
Três incêndios estão a preocupar as autoridades, tendo levado ao corte de estradas e à evacuação de um parque de campismo no concelho de Odemira. Para além do fogo de Castelo Branco que já alastrou ao concelho de Proença-a-Nova, estavam mobilizados no sábado à noite centenas de operacionais em Ourém no concelho de Leiria e em São Teotónio no litoral alentejano.
Incêndio de Castelo Branco chegou a Proença-a-Nova cortou IC8 e provocou seis feridos ligeiros
.O parque de campismo de São Miguel, na freguesia de São Teotónio, em Odemira, foi evacuado “por precaução”, mas as pessoas deverão poder regressar ainda esta noite, segundo o comandante Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Litoral, Tiago Bugio.
Os meios aéreos foram desmobilizados às 20:30, mas o incêndio continua com três frentes ativas”, disse à agência Lusa o comandante Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Litoral, Tiago Bugio.
Uma das frentes do incêndio dirige-se “para norte e outra para sul, em direção ao Algarve, e uma outra para nordeste em direção a Vale de Alhos, no concelho de Odemira”, precisou.O responsável falava à Lusa, cerca das 22:30, durante uma visita que efetuou ao Parque de Campismo de São Miguel, evacuado durante a tarde de hoje por precaução devido à aproximação das chamas.
“As instalações não foram atingidas porque a prioridade [dos operacionais] foi proteger” o equipamento, adiantou, acrescentando que também as habitações que foram evacuadas já estão fora de perigo e que as chamas lavram apenas em “povoamento florestal”. O incêndio “lavra ainda com muita intensidade”, indicou.
Contactada pela Lusa, fonte do Comando Territorial de Beja da GNR indicou que a Estrada Nacional 120, que esteve cortada desde as 15:00 de hoje, foi reaberta ao trânsito às 22:40.
O alerta para o incêndio foi dado às 14:49 deste sábado e no combate às chamas estão 278 operacionais apoiados por 98 viaturas de várias corporações de bombeiros do Litoral Alentejano, Algarve e Baixo Alentejo.