O departamento central do Governo teve um “shutdown“, com problemas no servidor da secretaria-geral da Presidência do Conselho de Ministros (SGPCM) depois do sobreaquecimento do centro de dados. A informação foi confirmada ao Observador pelo próprio serviço que apoia o Conselho de Ministros que no final do dia informou que os sistemas já estavam “todos repostos”.

“Existe, de facto, um problema nos servidores da SGPCM neste momento, mas a SGPCM está a resolver a questão, substituindo os sistemas que se avariaram. Devido ao calor, o datacenter sobreaqueceu provocando um shutdown do servidor”, tinha respondido a entidade quando questionada pelo Observador que tinha a informação de que esta avaria estaria a dificultar comunicações desde segunda-feira passada — o que a SGPCM não confirmou, garantindo apenas que previa “repor toda a situação o mais rapidamente possível”. A situação ficou, assim, resolvida ao final do dia.

Questionado sobre as implicações desta avaria, a secretaria-geral explicou que limitava “alguns sistemas de menor relevância operacional da SGPCM, como o sistema de arquivo ou o sistema de biblioteca”. Mas acrescenta que “existem também algumas questões na validação dos acessos, o que leva a que sistemas que necessitem de validação obriguem a intervenção humana para tal”. Ao que o Observador apurou, tinham também existido dificuldades nas comunicações por email na secretaria-geral.

A Presidência do Conselho de Ministros é a central do Governo e por onde passa, por exemplo, todo o processo legislativo do Executivo e a SGPCM é o serviço de “apoio jurídico, informativo, técnico e administrativo” desta mesma estrutura.

Artigo alterado, com PCM a corrigir atribuição das explicações: não são do gabinete do secretário de Estado do Conselho de Ministros, mas sim da secretaria-geral da PCM. E mais tarde com a informação de resolução do problema. 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR