Esta quinta-feira, na noite de inauguração oficial da Feira de S. Mateus, em Viseu, 7 adultos ficaram presos após a avaria do motor de um carrossel enquanto estava a funcionar a cerca de 30 metros de altura. Foram todos retirados com sucesso pelos Bombeiros Sapadores de Viseu, passavam poucos minutos depois da meia-noite de sexta-feira. Não há registo de feridos. O alerta foi dado pelas 21h20.

O comandante Rui Nogueira, dos Bombeiros Sapadores de Viseu, explicou à CNN que se tratou de uma “avaria técnica de um divertimento que bloqueou a meia altura”. E esclareceu pelas 22 horas:  “É uma operação calma, que vai demorar algum tempo a ser executada, com todo o suporte técnico do operador.”

[Um utilizador da rede social X, antigo Twitter, partilhou um vídeo onde se pode ver o carrossel parado com as pessoas lá dentro:]

Várias equipas multidisciplinares estiveram no local para prestar apoio. Rui Nogueira estimou que a situação se revolvesse em cerca de uma hora, mas acabou por se prolongar por, pelo menos, duas horas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O comandante dos Sapadores de Viseu adiantou ainda que “naturalmente, quando o equipamento parou houve ali algum stress”, mas que os 7 adultos presos se mantiveram calmos. Concluída a operação de resgate, será agora feita uma intervenção técnica “adequada” no equipamento.

Foram vários os vídeos no X, antigo Twitter, que mostraram o que se esteve a passar na Feira de S. Mateus durante a noite de quinta-feira. Uma utilizadora partilhou o momento em que um grupo de homens tentou fazer o carrossel mover-se, pendurando-se e puxando uma corda presa ao braço avariado.