435kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Luís Marques Mendes

Luís Marques Mendes

Refugiados. Governo "está a abusar da maioria"

Comentador da SIC diz que deve ser o primeiro-ministro a esclarecer porque o Governo não informou as autarquias sobre as conclusões dos serviços de informação em relação ao russo Igor Khashin.
Guerra na Ucrânia

Setúbal. "É quase espionagem de guerra"

Antigo líder social-democrata não sabe se o que aconteceu com os refugiados ucranianos foi "má-fé ou desleixo", mas considera que não se pode "desvalorizar" o caso. Marques Mendes elogia Guterres.
Orçamento do Estado

Marques Mendes: "É um OE do imposto escondido"

Para Marques Mendes falta "ímpeto reformista" no Orçamento que prossegue a "tendência" dos anteriores. Há também "perda de poder de compra em vários segmentos da sociedade", diz antigo líder do PSD.
Luís Marques Mendes

Saída de Costa. "Assunto volta daqui a dois anos"

No seu espaço de comentário, Marques Mendes lamentou a "falta de ambição" do discurso de tomada de posse do primeiro-ministro, que "matou a especulação" sobre eventual saída mas não enterrou o tema.
Luís Marques Mendes

Sucessores no Governo? "Pode ser erro enorme"

No seu espaço de comentário na SIC, ex-líder do PSD alertou para riscos de "competição" no seio do próximo Governo e previu baixa da taxa do gás e IVA da energia no Conselho Europeu.
Guerra na Ucrânia

Mendes: Governo "fez pouco" nos combustíveis

Subida dos preços "é problema seríssimo" e o comentador e ex-líder do PSD diz que Governo vai ter de ir mais longe tanto na energia como no apoio às empresas agrícolas.
Luís Marques Mendes

"PCP com posição de cegueira e miopia política"

Luís Marques Mendes, ex-presidente do PSD, no habitual comentário político na SIC avança sobre as posições que o PCP tem tido em relação ao conflito.
Noticiário

23h. Portugal vai ter tropas na Roménia

No habitual espaço de opinião na SIC, o comentador avança que a presença de militares portugueses na Roménia foi decidida pelo Governo em conjunto com o Presidente da República e os partidos.
Luís Marques Mendes

Nova reunião no Infarmed na quarta-feira

Em cima da mesa estará um possível alívio das medidas da pandemia, como mudanças nas regras do isolamento e na testagem, bem como a administração de uma eventual quarta dose.
Pandemia

Marques Mendes. Pico adiado por causa da campanha

Marques Mendes diz que a campanha eleitoral fez adiar o pico da pandemia, com base num estudo do IST. Sobre as eleições, o ex-líder do PSD diz que as “pessoas não reagem bem” à maioria absoluta.
Coronavírus

Governo vai ouvir peritos no Infarmed na 4ªf

Marques Mendes avançou reunião com especialistas. Observador confirmou que será seguido o modelo dos encontros no Infarmed. Medidas deverão ser fechadas no Conselho de Ministros do dia seguinte.
Comentário Político

Mendes: Nomeação de Gouveia e Melo é "censurável"

Comentador político anuncia que empréstimo de 360 milhões de euros à TAP será contratado com um sindicato bancário nacional e diz que Pedro Nuno Santos marcou pontos para sucessão a Costa.
Caso BPP

"Até um patife tem direito à dignidade"

Comentador censura líder do PSD por ter insinuado eleitoralismo na detenção de Rendeiro e por se ter vingado da oposição nas listas para as legislativas.
Resposta Pronta

PSD. "Almoço de amigos? Ninguém acredita nisso"

Marques Mendes espera uma campanha "morna" e um partido "unido" para as legislativas. O ex-presidente do PSD comenta ainda o almoço entre Rangel e Moedas: "Almoço de amigos? Ninguém acredita nisso". 
Noticiário

19h. "Medidas não vão ser surpreendentes"

Neste jornal, a entrevista a Luis Marques Mendes, ex-líder do PSD, que adianta algumas das medidas que devem ser anunciadas para o controlo da pandemia. Ainda a antevisão do Sporting-Dortmund.
Luís Marques Mendes

Marques Mendes acusa Governo de "grande encenação"

Comentador e ex-líder do PSD diz que pode haver reforço dos autotestes na altura do Natal, mas nunca confinamentos. Sobre Operação Miríade, critica "mentiras" e "desculpas" do ministro.
Luís Marques Mendes

"Maioria absoluta é a solução com mais vantagens"

Antigo líder do PSD considera que bloco central seria uma "má solução para o PS" porque "divide o partido", mas também para o PSD porque "abre uma autoestrada para o Chega".
Luís Marques Mendes

Eleições com "forte bipolarização" entre PS e PSD

Comentador da SIC considera que uma solução de maioria absoluta tem "virtualidades" para Portugal, mas reconhece que seria difícil de atingir. Sondagens mostram que haverá "bipolarização" ao centro.
Crise Política

Os bastidores de um Conselho de Estado histórico

Costa falou em "mal menor" e rejeitou viabilidade de "segundo orçamento". Rio chegou a atirar legislativas para abril para reforçar o seu ponto. Marcelo agradeceu, mas lembrou que é ele quem decide.
Noticiário

1h. Marques Mendes. Partidos têm "medo" de Rangel

Neste jornal, Luís Marques Mendes acusa partidos de terem "medo" de Paulo Rangel. Ainda nesta edição, Marcelo Rebelo de Sousa garante que a escolha da data para as eleições não vai ser influenciada.
Crise Política

Marques Mendes vê eleições bipolarizadas

As próximas eleições não devem dar maioria absoluta ao PS, apesar de garantir o voto útil à esquerda. Devem penalizar Bloco e PCP. E o PSD deve ganhar com voto útil à direita.
Crise Política

"Chumbo do OE seria suicídio eleitoral do PCP"

Mendes diz que PCP ganhou em "praticamente tudo" o que eram questões orçamentais na negociação e que eleitores não entenderiam que não viabilizasse OE. Vê vantagens de disputa Rio-Rangel para o PSD.
Política

Crise política seria "suicídio para PCP e BE"

Comentador político considera que jogo de sombras entre o PCP e o Bloco de Esquerda "pode dar asneira" com a irracionalidade a sobrepor-se à racionalidade e derivar no chumbo do OE para 2022.
Orçamento do Estado

Hospitais. OE com verba para "aumentos salariais"

Marques Mendes diz que documento — que é entregue esta segunda-feira no Parlamento — contempla verbas para que sejam revistos os salários dos profissionais de saúde.
Luís Marques Mendes

Marques Mendes: 3ª dose começa este mês

Comentador e ex-líder do PSD garantiu na SIC que terceira dose será dada entre outubro e dezembro. Considerou que os juízes falharam no caso Rendeiro e que o Governo está num fim de ciclo sem retorno.
Reportagens Autárquicas

Moedas cumpriu a sua campanha. Outra começa agora

No seu último comício, Moedas juntou algumas das figuras mais influentes da direita, fez e ouviu o derradeiro apelo ao voto. Depois das autárquicas, contados os votos, a disputa eleitoral será outra.
Luís Marques Mendes

Marques Mendes: Governo avança para mais abertura 

O antigo líder do PSD avança que o Governo vai tomar decisões para uma maior abertura na próxima quinta-feira. E acha provável que a task force da vacinação seja extinta em outubro.
Autárquicas 2021

"Moedas desperdiçou uma oportunidadade"

O comentador e antigo líder social-democrata acredita que Carlos Moedas não conseguiu "ganhar claramente o debate" e que perdeu a hipótese de encostar Fernando Medina às cordas.
Coronavírus

Portugal a "duas ou três semanas" da libertação

Comentador e ex-líder do PSD diz que este domingo país chegou a objetivo de ter 85% da população com uma dose da vacina. Quanto a Paulo Rangel e ao PSD, diz que "é inevitável disputa pela liderança".
Luís Marques Mendes

"Há uma coligação negativa contra Nuno Santos"

Comentador censura líder do PS por abrir o debate sobre a sua sucessão. Além de revelar que a vacinação será concluída até setembro, recomenda à DGS que flexibilize as regras para o novo ano letivo.
Comentário Político

Marques Mendes: "Costa não é um político corajoso"

O comentador e antigo líder do PSD acredita que António Costa está a adiar a remodelação governamental por ter receito do impacto político de certos ministros, "arrogância" e ausência de oposição.
Luís Marques Mendes

Vacinação de jovens. DGS "não aguentará pressão"

A decisão sobre vacinar ou não menores compete à Direção-Geral da Saúde e não ao Governo, diz Marques Mendes. Comentador político acredita que posição da DGS vai mudar e que 3.ª dose é "inevitável".
Governo

Marques Mendes: quatro ministros estarão de saída

Ministros Tiago Brandão Rodrigues, Marta Temido, Ana Mendes Godinho, Pedro Nuno Santos e Alexandra Leitão não deverão fazer parte da lista dos que estão de saída, segundo disse o comentador político.
Luís Marques Mendes

Peritos deverão propor fim de limitações horárias

Na SIC, o comentador afirmou ter apurado que os peritos vão propor na reunião do Infarmed que acabem as restrições de horas para espectáculos, restaurantes ou lojas. Teste ou certificado exigido.
Governo

Mendes: Cabrita é o "grande abcesso" do Governo

Marques Mendes diz que foi o facto de não remodelar Cabrita que contribuiu para a queda de popularidade de Costa. Diz ainda que o Governo "ganhou juridicamente" com o chumbo dos apoios sociais no TC.
Luís Marques Mendes

"Vieira não tem condições para voltar ao Benfica"

Comentador político compara Vieira a Sócrates e critica o MP no caso Tancos por ter "queimado" Azeredo Lopes. Mendes diz que Costa sonha com cargo europeu em 2024.
Luís Marques Mendes

Cabrita sem condições "pessoais" para continuar

Eduardo Cabrita é “um ministro sob pressão” que se vai “arrastar penosamente a partir de agora”, diz Luís Marques Mendes. Caso que envolve o ministro é ainda uma “grave insensibilidade social”.
Coronavírus

Governo pondera alargar testagem gratuita

Marques Mendes diz que o Executivo vai tornar gratuitos ou comparticipados os testes ao SARS-CoV-2. Vacinação nos adolescentes deve arrancar em setembro. Remodelação do Governo pode estar a caminho.
E o vencedor é...

"Foram dias penosos", na política e no futebol

Luís Marques Mendes junta-se ao painel do "E o Vencedor é..." e avalia os "maus exemplos" dos políticos no futebol e o adeus de Portugal ao Euro 2020: "Nota negativa a Ferro, positiva à seleção".
Coronavírus

Vacinação dos 20 a 29 anos começa a meio de julho

Prevista para começar apenas em agosto, a vacinação na faixa etária dos 20 aos 29 anos vai afinal começar a "meio de julho". Autoridades preparam campanha de sensibilização dirigida aos jovens.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.