Olá

874kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Viseu

A Nossa Cultura

“Depois do Duelo”. O tardo-romântico Alfredo Keil

No Museu Keil Amaral é possível encontrar a pintura de Alfredo Keil com destaque para o quadro “Depois do Duelo”. Uma obra tardo-romântica de grandes dimensões.
A História das Histórias

A trágica história do ícaro português

O enfermeiro João Torto, que há 500 anos caiu bem direito para a morte ao tentar voar da torre da Sé de Viseu
A História das Histórias

A lenda da princesa Ardinga, do Castelo de Lamego

O cavaleiro cristão, a princesa moura, o velho eremita e o Rei vingativo: mais uma lenda de moura encantada
A nossa Cultura

As pinturas naturalistas de Alfredo Keil

Alfredo Keil foi capaz de criar obras em diferentes áreas da cultura, sendo que na pintura tem um grande espólio de naturalismo, Destaque para as paisagens de floresta e da costa oceânica.
Viseu

Detido suspeito de agredir a mãe

Vítima de 81 anos refugiou-se em casa de vizinha após agressões em que o filho alegadamente a tentou sufocar com peça de roupa. Homem de 51 anos foi detido.
A História das Histórias

D. António Alves Martins. In Memoriam.

A história da estátua que tombou e se partiu em plena inauguração, em 1911, e numa semana é reparada no local e reinaugurada
Linha da Beira Alta

“Agricultura foi a mais afetada pelos incêndios”

Marco Almeida explica que a atividade agrícola é o principal motor de Mangualde. O autarca garante que as autarquias não estão preparadas para dar uma resposta breve e cumprir os prazos do Governo.
Linha da Beira Alta

“Apoio aos bombeiros é pouco não chega a todos”

José Albuquerque explica que nem todos bombeiros vão usufruir do bónus de 25% do salário anunciado pelo Governo. O presidente da federação de bombeiros de Viseu lamenta que o apoio não chegue a todos.
A História das Histórias

História e romance da Casa do Arco

A Casa do Arco, onde dormiu a Rainha, cenário de “amores de perdição” e vítima da perdição do jogo
A nossa Cultura

“Hóspedes e amigos, sede bem vindos”

A antiga casa de Almeida Moreira foi transformada em museu, mas a entrada do edifício foi mantida tal como estava há mais de um século, desde a rua aos azulejos que a decoram.
A História das Histórias

“Mira, Gaia!” disse o rei. E matou-a.

A deliciosa lenda que é comum aos brasões das cidades de Viseu e Vila Nova de Gaia.
A nossa Cultura

Keil Amaral. A família de artistas em Viseu

No Museu Keil Amaral, em Viseu, estão as obras e a história de uma família de pintores, músicos, escultores e colecionadores. Uma viagem de cinco gerações.
Linha da Beira Alta

“É preciso mão pesada para os incendiários”

João Tilly sublinha que é necessário impedir que os incendiários continuem impunes. O deputado do Chega, eleito por Viseu, sublinha que Viseu merece uma faculdade de medicina para formar mais médicos.
Linha da Beira Alta

“Governo esteve mal na gestão dos incêndios”

Elza Pais considera que o primeiro-ministro esteve mal porque fez uma análise pouco global aos incêndios. A deputada do PS, eleita por Viseu, explica que o Governo deve fazer um diagnóstico profundo.
Linha da Beira Alta

"É preciso ter florestas limpas ao longo do ano"

Pedro Alves explica que a floresta não é tratada como um ativo económico. O deputado eleito por Viseu fala dos incêndios de setembro e explica que é preciso garantir uma maior vigilância da floresta.
A História das Histórias

“Cavalhadas” – a eterna promessa dos moleiros

A história antiga das “Cavalhadas”, e a sua ligação às romarias dos moleiros de Vildemoinhos, fruto de promessas que serão mantidas “enquanto o mundo for mundo”.
A nossa Cultura

A beleza escondida no teto de uma capela de Viseu

No Solar dos Condes de Prime, em Viseu, há uma capela privada trabalhada ao detalhe com um altar em talha dourada e um teto com uma pintura dedicada a Santo António.
A História das Histórias

As “farturas” da Feira de São Mateus em Viseu

Tem mais de um século a história destas “farturas à moda de Lisboa”, copiadas dos churros galegos, servidos há 111 anos por um empresário viseense, verdadeiro “homem das arábias”.
A nossa Cultura

A vida de Santo António pintada em azulejo

No centro de Viseu está o Solar dos Condes de Prime onde se encontra uma capela. Os azulejos trabalhados em detalhe retratam episódios da vida Santo António.
A História das Histórias

A Feira de São Mateus, espelho da cidade de Viseu

A história de uma feira com mais de 6 séculos, desde a visita do Rei D. João I aos dias de hoje.
A História das Histórias

Viriato: o guerreiro, a cava, o mito

O que sabemos de facto de Viriato, o 1º herói no território que viria a ser Portugal? De pastor a caudilho “amigo do Povo Romano”
Reportagem Observador

O sucesso do PRR no Museu Nacional Grão Vasco

A reabilitação do Museu Nacional Grão Vasco deveria estar concluída em 2026, mas a diretora Odete Paiva espera concluir a obra ainda este ano. Apesar da reabilitação as portas estão abertas
Reportagem Observador

A "resistência" da rua direita em Viseu

A rua direita em Viseu sempre foi um eixo central do comércio da cidade, mas há cada vez mais lojas fechadas. São 2000 anos de história que resiste.
Explicador

“Eventual chumbo do OE preocupa autarquias”

Fernando Ruas avisa que com o país em duodécimos a capacidade de investimento da administração local fica limitada. O autarca de Viseu explica que um eventual chumbo do OE preocupa a região.
A nossa Cultura

Quem foi Almeida Moreira?

No centro de Viseu está o Museu Almeida Moreira, antiga casa do professor, historiador, colecionador, museólogo e divulgador de cultura. A vida de Almeida Moreira e um retrato de Joaquim Lopes.
Reportagem Observador

A confeitaria que vende Viriato para o mundo

A Confeitaria Amaral foi fundada em 1955 e é uma das casa que vende mais Viriatos em Viseu. "São centenas por dia e quem leve bolos destes para os Estados Unidos".
Reportagem Observador

Às terças Viseu acorda com a Feira Semanal

Há décadas que se realiza sempre à terça-feira a feira semanal de Viseu. Há roupa, artesanato, pão, fumeiro e muito queijo desde as primeiras horas da manhã.
Incêndios

Empresário perde aviário e 20 colmeias

Caso do empresário, que procurou ajuda psicológica após a destruição, foi um dos lamentos que o ministro da Agricultura ouviu em Castro Daire, nnuma visita aos territórios atingidos pelos fogos.
Noticiário

14. Incêndios do Porto e de Viseu dominados

De acordo com o Comandante da Proteção Civil os fogos no norte do país estão dominados, com exceção do incêndio em peso da régua. Ainda neste jornal o caso das gémeas é apurado.
Noticiário

6h. Incêndios. Dois fogos ativos em Portugal

A situação melhorou durante a madrugada. Registam-se duas frentes de fogo ativas em Portugal, ambas em Castro Daire. Ainda neste jornal, o Conselho de Segurança da ONU reúne-se hoje de urgência.
Noticiário

3h. Incêndios. Penalva do Castelo em resolução

O distrito de Viseu continua a ser o mais fustigado pelas chamas, neste momento. Ainda neste jornal, MAI nega responsabilidade do Governo em eventuais falhas na gestão dos incêndios.
Noticiário

7h. Incêndios. Como se gere o ataque aos incêndios

Em entrevista ao Observador, 2º comandante nacional da Proteção Civil assume erros no planeamento do combate aos incêndios. Autoridades esperam que fogos em Arouca e Castro Daire possam ser dominados.
Noticiário

3h. Incêndios. Chamas intensas em Castro Daire

As chamas atingem uma zona de povoamento misto e num perímetro de grande extensão. Não há habitações atingidas. Ainda neste jornal, o Parlamento dos EUA rejeitou um projeto de lei dos republicanos.
Noticiário

00h. Incêndio em Mangualde piorou

Incêndio em Mangualde agravou-se, diz o Presidente da Câmara. Ainda, os dois suspeitos de terem ateado incêndios nos últimos dias ficam em prisão preventiva.
Noticiário

22h. Autarca diz que situação está controlada

Em Vila Pouca de Aguiar, no distrito de Vila Real, os 3 incêndios ativos estão controlados, apesar de ter havido um reacendimento em Sabroso de Aguiar.
Reportagem Observador

Em Arouca "noite ajuda", mas teme-se o vento

José Gonçalves, comandante dos bombeiros de Arouca faz um ponto de situação do fogo que continua com duas frentes. "Agora estamos bem, mas o vento pode mudar está figura".
Noticiário

20h. Vale de Judeus, novo diretor em breve

Vai ser nomeado, entre hoje e amanhã, o novo diretor da prisão de Vale de Judeus. Anúncio feito pela Ministra da Justiça, no parlamento. Rita Alarcão Júdice diz que já sabe quem vai ocupar o cargo.
Noticiário

6h. CE. Maria Luís Albuquerque conhece hoje pasta

Ursula von der Leyen reúne-se esta manhã com a Conferência de Presidentes do Parlamento Europeu. Ainda neste jornal, há 5 frentes ativas em Nelas, localidade do distrito de Viseu.
Noticiário

4h. Incêndios. Cinco frentes ativas em Nelas

O ponto de situação é feito pelo Comandante Guilherme Almeida, que indica a existência de 6 feridos. Defende ainda que o número de meios não é suficiente. Ainda, PR agradece apoio da União Europeia.
Incêndios

"Se vier o vento, acabou." Em Aveiro ninguém dorme

Em Ribeira de Fráguas e Telhadela, população combate o fogo pela segunda noite consecutiva. Há chamas em todos os acessos e o vento aumenta a cada hora. Bombeiros e moradores já estão "exaustos".

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.