910kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Inauguração do Museu de Arte Contemporânea Armando Martins adiada para 2024

Este artigo tem mais de 1 ano

O futuro museu lisboeta com a coleção de arte do empresário do grupo Fibeira, Armando Martins, vai abrir portas no primeiro semestre do próximo ano.

Museu vai ocupar o Palácio dos Condes da Ribeira Grande, antigo Liceu Rainha Dona Amélia, na Rua da Junqueira, em Lisboa
i

Museu vai ocupar o Palácio dos Condes da Ribeira Grande, antigo Liceu Rainha Dona Amélia, na Rua da Junqueira, em Lisboa

Tomas Lanca

Museu vai ocupar o Palácio dos Condes da Ribeira Grande, antigo Liceu Rainha Dona Amélia, na Rua da Junqueira, em Lisboa

Tomas Lanca

O Museu de Arte Contemporânea Armando Martins (MACAM), em Lisboa, vai inaugurar no primeiro semestre de 2024, anunciou a instituição em comunicado esta terça-feira. A abertura do museu estava prevista para 2021, mas tem sido atrasada sucessivamente.

Ao Observador, o departamento de comunicação do museu adianta que “constrangimentos resultantes do período da pandemia e agravados pelo contexto de guerra na Ucrânia levaram a atrasos na obra, nomeadamente na entrega de materiais e falta de mão de obra”. Além disso, justificam, “acresce que se trata de um projeto de reabilitação e adaptação complexo, já que o palácio estava em muito mau estado pelos usos sucessivos anteriores”.

O museu com a coleção de arte do empresário Armando Martins, do Grupo Fibeira, com atividade na promoção imobiliária, hotelaria e serviços, vai ocupar o Palácio dos Condes da Ribeira Grande, antigo Liceu Rainha Dona Amélia, na Rua da Junqueira, em Lisboa. O acervo inclui mais de 500 obras de artistas portugueses e estrangeiros, como Paula Rego, Maria Helena Vieira da Silva, José Malhoa, Amadeo Souza-Cardoso ou Rui Chafes. A coleção de arte moderna e contemporânea, reunida nos últimos 50 anos, foi, em 2018, distinguida com um prémio na área do colecionismo pela Fundação ARCO de Madrid, Espanha.

Além do espaço museológico, o projeto inclui também um hotel de cinco estrelas (que terá o nome The Curator Art Palace Hotel), um restaurante e uma capela dessacralizada que terá programação dedicada ao campo das artes performativas. “Este é um projeto inédito em Portugal e na Europa”, descreve o site do MACAM. A instituição tem como diretora Adelaide Ginga, ex-curadora do Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De acordo com o comunicado, “o palácio encontra-se atualmente em fase de reabilitação e será ampliado com dois novos edifícios a tardoz, perfazendo uma área superior a 13.000 m2”. Já o museu “irá instalar-se no piso térreo do Palácio e numa das alas novas do espaço museológico, com uma área expositiva total de 2.000 m2”.

Nas redes sociais do atelier de arquitetura Metro Urbe, responsável pelo projeto, já é possível vislumbrar o interior de um dos edifícios. De acordo com uma publicação no Facebook do MACAM, a fachada em cerâmica pertence ao que será o edifício das exposições temporárias do museu.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.