A bielorrussa Aryna Sabalenka, número dois mundial, derrotou na quinta-feira à noite a norte-americana Madison Keys e vai marcar presença, pela primeira vez, na final do Open dos Estados Unidos.
Sabalenka, que não tinha perdido um único set neste último Grand Slam da temporada, começou mal as meias-finais, com Keys a conquistar o primeiro parcial por 6-0.
A bielorrussa de 25 anos, pela terceira vez consecutiva nas meias-finais do major nova-iorquino, ganhou os dois sets seguintes por 6-7 (1-7) e 6-7 (7-10), em duas horas e 32 minutos.
Keys, de 28 anos, que marca presença pela sexta vez na carreira nas meias-finais de um major, falhou o regresso à final em Flushing Meadows, Nova Iorque, onde já esteve em 2017.
Além disso, a derrota de Keys, 17.ª na classificação mundial, acabou com um sonho de uma final totalmente norte-americana.
Isto porque, na outra meia-final, a jovem norte-americana Coco Gauff, de 19 anos, número seis do mundo, bateu a checa Karolina Muchova, 10.ª no ranking WTA, por 6-4 e 7-5.
Além de disputar a final contra Gauff, Sabalenka já tem garantida a subida à liderança da classificação após o final do torneio.