Olivia Rodrigo vai atuar ao vivo em Portugal no próximo ano. Depois de muita antecipação — e de um primeiro anúncio que foi rapidamente apagado pela promotora do concerto em Portugal —, aquela que é uma das mais jovens estrelas pop norte-americanas confirmou as datas para a Guts World Tour, a digressão mundial de promoção ao álbum com o mesmo título. Em Portugal, o espectáculo acontece a 22 de junho de 2024, na Altice Arena, em Lisboa.

Um dos maiores fenómenos de popularidade dos últimos tempos, a jovem, de apenas 20 anos, é o mais recente dos grandes nomes da indústria a anunciar passagem por Portugal depois de, em junho deste ano, a cantora Taylor Swift ter anunciado duas datas da “The Eras Tour” para o Estádio da Luz, a 24 e 25 de maio do próximo ano. À semelhança do que aconteceu com Swift, os bilhetes para o concerto de Olivia Rodrigo estarão disponíveis mediante inscrição online.

Como também foi o caso por ocasião do anúncio dos concertos de Taylor Swift, a inscrição não é garantia de acesso aos bilhetes. Uma vez concluído o processo de inscrição e atendendo à elevada procura, o site da Ticketmaster refere que terá lugar um sorteio aleatório, tendo por base o número de bilhetes disponíveis; aqueles que forem selecionados terão oportunidade de comprar bilhete, enquanto os restantes serão colocados em fila de espera. O prazo de inscrição termina este domingo, 17 de setembro, às 22h.

A data do concerto coincide com um dos dias do Rock in Rio Lisboa, que no próximo ano acontece a 15, 16, 22 e 23 de junho. Além de Portugal, o segundo álbum de Olivia Rodrigo, lançado mundialmente no passado dia 8, será apresentado em 57 concertos, numa digressão que começa em Palm Springs, na Califórnia, a 23 de fevereiro, e termina a 14 de agosto em Los Angeles. Guts é o sucessor de Sour, primeiro álbum de estúdio da cantora que lhe valeu dois Grammys.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Há muito aguardada pelos fãs, a “surpresa” da digressão acabou por ser revelada acidentalmente esta quarta-feira de manhã — isto porque a Ritmos e Blues, promotora responsável pela organização do evento, revelou a data do concerto numa primeira publicação nas redes sociais, que foi apagada após alguns minutos:

A publicação da Ritmos e Blues que revelou acidentalmente o concerto da cantora em Portugal

No momento da publicação da promotora, nenhum dos canais oficiais de Olivia Rodrigo tinha ainda anunciado a digressão. A única publicação alusiva a uma eventual tour da artista surgia na página italiana de Instagram da Live Nation, a empresa norte-americana de produção de eventos que comprou a portuguesa Ritmos e Blues em abril deste ano. O teaser foi divulgado na terça-feira e prometia novidades para esta quarta, com a generalidade dos fãs a assumir que o anúncio de uma digressão estaria iminente, o que acabou por ser confirmado.

[a atuação de Olivia Rodrigo nos prémios da MTV, na noite de terça-feira:]

Nas últimas semanas a cantora já vinha dando pistas sobre uma digressão de apresentação do seu segundo álbum de estúdio. Em agosto, Rodrigo assumiu que Guts tinha sido preparada tendo em vista uma digressão e, mais recentemente, o vídeo da música “Making the Bed” incluía uma imagem de um bilhete para a Guts World Tour.

“Princesa da Disney” e herdeira de Taylor Swift: a ascensão meteórica de Olivia Rodrigo

Filha de pai filipino e mãe de ascendência europeia, a jovem admite que sempre ambicionou singrar no mundo do espetáculo. “Trabalhei durante toda a minha infância”, refletiu recentemente numa entrevista ao The Guardian. Nascida numa pequena cidade na Califórnia, logo no infantário começou a ter aulas de canto e representação e aprendeu a tocar piano; aos 12 anos já tocava guitarra, e daí a começar a escrever as suas próprias letras foi um passo.

Em criança, a música que ouvia em casa estava bastante longe da pop a que é associada: bandas de punk e rock alternativo, como os Pearl Jam, White Stripes ou Green Day estavam em rotação constante. No entanto, foi a country de uma jovem Taylor Swift que serviu de inspiração para que começasse a explorar um lado  criativo enquanto letrista.

Olivia Rodrigo não esconde a influência de Swift, que já descreveu por diversas vezes como a sua “maior inspiração” e uma espécie de “mentora musical”. Com efeito, o apelo de Swift e de Rodrigo é semelhante: a autenticidade nas letras, muitas delas baseadas em episódios das suas vidas pessoais, e que formam parte integrante da imagem pública de ambas as artistas.

GettyImages-1544910694

Música de Taylor Swift é influência assumida de Olivia Rodrigo

Tal como Swift, a popularidade cedo chamou por Rodrigo . Com apenas 13 anos, foi escolhida para o elenco de “Bizaardvark”, série juvenil de sucesso do Disney Channel, que teve três temporadas. Logo após o final da produção, em 2019, a carreira da cantora e atriz deu um novo passo em frente quando protagonizou a adaptação para série do fenómeno High School Musical, uma das primeiras grandes apostas do serviço de streaming Disney+.

Se, nesta fase, era tida como mais uma “princesa da Disney” em ascensão, a verdade é que em 2021 a popularidade de Olivia Rodrigo disparou: o lançamento de “Driver’s License”, o seu single de estreia, bateu todos os recordes das plataformas de streaming e foi parar diretamente ao primeiro lugar da tabela em dezenas de países, (incluindo nos EUA). Seguiram-se mais singles e mais recordes, em antecipação do lançamento de Sour, o álbum de estreia que a confirmou como uma das mais bem sucedidas artistas da música pop contemporânea.

[o vídeo oficial de “Driver’s License”, de 2021]:

Em 2022, negociou com a Disney a saída de “High School Musical” para se focar por completo na carreira a solo — no mesmo ano em que conquistou os Grammys de Melhor Nova Artista e de Melhor Álbum Vocal Pop. Um ano depois, surge Guts e uma digressão mundial com passagem por Portugal.