O ator irlandês e britânico Michael Gambon, conhecido por interpretar a personagem Dumbledore na sequela de filmes Harry Potter, morreu esta quinta-feira aos 82 anos, devido a uma pneumonia.

Segundo um comunicado da família citado pela Sky News, Michael Gambon morreu no hospital. “Estamos devastados por anunciar a perda de Sir Michael Gambon.”

“Um marido e pai amado, Michael morreu pacificamente no hospital com a sua mulher Anne e o seu filho Fergus ao seu lado”, lê-se ainda no comunicado.

Nascido a 19 de outubro de 1940 nos subúrbios de Dublin, Michael Gambon começou a carreira no teatro e fez a sua estreia em televisão, na BBC, aos 27 anos.

Ao longo da vida, Michael Gambon participou em várias peças de teatro, valendo-lhe três prémios Olivier, um galardão com o objetivo de distinguir os melhores no teatro londrino.

Em 1965, fez a sua estreia no cinema e chegou a estar nomeado, em 2002, para um Globo de Ouro pelo seu desempenho no filme Path to War.

A sua estreia no Harry Potter enquanto Dumbledore começa no terceiro filme da série (Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban). Nas duas longas-metragens anteriores, era o ator Richard Harris quem interpretava a personagem de diretor da escola de magia Hogwarts.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR