Quando perdeu com o RB Salzburgo na jornada inaugural da fase de grupos da Liga dos Campeões, há duas semanas, o Benfica sabia que tinha desde logo complicado as chances de qualificação para os oitavos de final. Além disso, o Benfica sabia que tinha de vencer os dois jogos seguintes para chegar ao encontro com o Inter Milão num contexto positivo. O problema? Os dois jogos seguintes implicavam uma deslocação a Portimão e uma receção ao FC Porto na Luz.
Mas o Benfica conseguiu. Ganhou de forma clara no Algarve, abrindo o marcador ainda nos primeiros 10 minutos, e ganhou o Clássico para ultrapassar os dragões na Liga e colocar-se a um ponto da liderança do Sporting. Ou seja, os encarnados tiveram a capacidade de conquistar o tal contexto positivo na antecâmara da visita a Milão — uma visita crucial nas contas do eventual apuramento para os oitavos de final, com Roger Schmidt a assumir que um empate contra o vice-campeão europeu seria um bom resultado para uma equipa que parece estar ainda à procura de uma identidade assumida.
Ficha de jogo
↓ Mostrar
↑ Esconder
Inter Milão-Benfica, 1-0
Fase de grupos da Liga dos Campeões
Stadio Giuseppe Meazza, em Milão (Itália)
Árbitro: Danny Makkelie (Países Baixos)
Inter Milão: Yann Sommer, Bastoni, Acerbi, Pavard, Dumfries (Darmian, 73′), Barella (Davy Klaassen, 90+2′), Çalhanoğlu (Asllani, 84′), Mkhitaryan, Dimarco (Carlos Augusto, 84′), Marcus Thuram (Alexis Sánchez, 73′), Lautaro Martínez
Suplentes não utilizados: Di Gennaro, Emil Audero, De Vrij, Juan Cuadrado, Yann Aurel Bisseck, Amadou Sarr
Treinador: Simone Inzaghi
Benfica: Trubin, Alexander Bah (Tomás Araújo, 22′), Morato, Otamendi, Bernat (Jurásek, 80′), Kökçü (Chiquinho, 69′), João Neves, Di María (Arthur Cabral, 80′), Fredrik Aursnes, Rafa (Musa, 69′), David Neres
Suplentes não utilizados: Samuel Soares, Leo Kokubo, Gonçalo Guedes, Tengstedt, João Mário, Tiago Gouveia, Florentino
Treinador: Roger Schmidt
Golos: Marcus Thuram (62′)
Ação disciplinar: cartão amarelo a Lautaro Martínez (67′), a Barella (68′), a Dumfries (70′), a Asllani (90+5′)
“Na última temporada começámos melhor, ganhámos em casa e isso tornou tudo mais fácil. Agora temos uma situação em que perdemos em casa e só existem seis jogos para fazer a diferença. A situação é mais difícil, mas acho que amanhã não é decisivo. Não estamos a olhar ao resultado global, estamos focados no jogo de amanhã. Todos os jogos são decisivos na fase de grupos. Amanhã é a próxima oportunidade de trabalhar na nossa situação. É difícil, claro, e seria fantástico ganhar. Um ponto poderia ser bom. Temos de fazer um bom jogo para ter a chance de conseguir pontos aqui, é esse o nosso foco”, explicou o treinador alemão na antevisão da partida.
Assim, e de forma algo surpreendente, Schmidt fazia várias alterações ao onze inicial habitual e mais recorrente: Bernat estreava-se pelo Benfica, na esquerda da defesa, e libertava Aursnes para o trio de apoio à referência ofensiva, num esquema que deixava Musa no banco e David Neres a manter a titularidade em simultâneo com Di María, com João Mário a ser novamente suplente. De forma natural, e porque António Silva foi expulso contra o RB Salzburgo, Morato rendia o central português ao lado de Otamendi. Do outro lado, num Inter Milão que empatou com a Real Sociedad na primeira jornada, Simone Inzaghi trocava Darmian por Pavard no trio defensivo e mantinha Lautaro e Marcus Thuram no ataque.
Somados os jogos de todos os titulares do Inter e do Benfica na Champions, as 2 equipas têm, precisamente, o mesmo número de jogos na prova (349)
➡ Jogador Inter com + jogos na Champions: Mkhitaryan (57)
➡ Jogador Benfica com + jogos na Champions: Di Maria (104) pic.twitter.com/vFsLdrW8XX— Playmaker (@playmaker_PT) October 3, 2023
No Stadio Giuseppe Meazza, na repetição da eliminatória dos quartos de final da época passada em que o Inter eliminou o Benfica com uma vitória na Luz e um empate em Milão antes de chegar à final que perdeu para o Manchester City, os italianos tiveram a primeira oportunidade do jogo. Dumfries apareceu nas costas de Aursnes, depois de um grande passe de Çalhanoğlu, e cabeceou por cima da trave (11′). Os encarnados responderam num lance algo atípico em que a defesa do Inter congelou, na sequência de um lançamento de linha lateral, mas Aursnes permitiu a defesa de Yann Sommer quando rematou isolado na cara do guarda-redes suíço (13′).
Dumfries voltou a assustar Trubin pouco depois, com um remate por cima após um ressalto na área (18′), e o Benfica sofreu o primeiro contratempo do jogo ainda dentro dos 25 minutos iniciais. Alexander Bah sentou-se no chão, numa aparente recaída da lesão que já sofreu esta temporada, e acabou substituído pelo jovem Tomás Araújo, que se estreou na Liga dos Campeões. Çalhanoğlu teve um pontapé perigoso ainda antes da meia-hora, de fora de área e para Trubin encaixar (24′), e a partida entrou depois num período de menor qualidade e intensidade.
45' | ???????? Inter 0-0 Benfica ????????
Morato venceu 10 dos 11 duelos que disputou na primeira parte, 6 deles a Thuram, que já não o pode ver à frente#UCL #ChampionsLeague #FCIMSLB #ChampionsEleven pic.twitter.com/k2SP1idzBg
— GoalPoint (@_Goalpoint) October 3, 2023
O jogo discutia-se muito na zona do meio-campo, com a posse de bola altamente dividida e poucas aproximações às balizas, e só existiam alguns lances mais disruptivos no momento em que o Inter arriscava na saída ou o Benfica falhava passes na primeira zona de construção. Aursnes destacava-se, não só pela presença ofensiva como pelo sacrifício defensivo evidente na hora de fazer as dobras de Bernat, e Morato também ia realizando uma exibição muito positiva a neutralizar Marcus Thuram.
Barella teve a última ocasião da primeira parte, com um remate de fora de área que Trubin parou com uma grande defesa (43′), e o jogo chegou mesmo ao intervalo empatado e sem qualquer golo marcado. O Benfica parecia concentrado e ligado à partida, sem oferecer muitos espaços ao Inter — mas os italianos criavam perigo sempre que Dumfries era lançado na direita, com Bernat a revelar alguma escassez de frescura física para correr atrás do neerlandês.
???????? INTERVALO | ???????? Inter 0-0 Benfica ????????
???? Águia tenta ter bola, mas italianos controlam
???? … e são mais perigosos
???? Bah ???????? saiu lesionado, entrou Tomás Araújo ????????#UCL #ChampionsLeague #FCIMSLB pic.twitter.com/5hu92wGviP— GoalPoint (@_Goalpoint) October 3, 2023
Nenhum dos treinadores fez alterações ao intervalo e não foi preciso esperar muito para perceber que o Inter Milão tinha voltado do balneário com vontade de marcar — e de marcar depressa. Os italianos impuseram uma velocidade que o jogo ainda não tinha tido, subiram as linhas e criaram três oportunidades consecutivas, com Dumfries a aparecer novamente na área a cabecear ao lado (54′) e Lautaro a acertar em cheio na trave depois de um passe de Barella (55′) e também no poste com outro pontapé (61′). De forma natural, o golo apareceu.
Numa transição ofensiva muito rápida por parte do Inter, Dumfries foi lançado em velocidade na direita e acelerou até à linha de fundo, cruzando depois atrasado para a área, onde Thuram apareceu completamente sozinho a atirar de primeira para bater Trubin (62′). Os italianos colocaram novamente a bola na baliza logo depois, através de Dimarco, mas o lance foi prontamente anulado por fora de jogo — e Roger Schmidt respondeu com uma dupla substituição, trocando os apagados Kökçü e Rafa por Chiquinho e Musa.
68' | ???????? Inter 1-0 Benfica ????????
Os últimos 12 remates foram do Inter, em apenas 23 minutos#UCL #ChampionsLeague #FCIMSLB #ChampionsEleven pic.twitter.com/ZMtHfGkPZZ
— GoalPoint (@_Goalpoint) October 3, 2023
O Inter ainda voltou a ficar perto de aumentar a vantagem, com Lautaro a ter uma dupla oportunidade em que viu Otamendi roubar-lhe o golo na primeira tentativa e Trubin fazer uma grande defesa na sequência do lance (74′), e o jogo foi entrando numa espécie de velocidade-cruzeiro em que os italianos dominavam as ocorrências e o Benfica não tinha capacidade para chegar ao último terço adversário. Roger Schmidt ainda lançou Jurásek e Arthur Cabral, deixando clara a ideia de que Bernat não está disponível para cumprir 90 minutos, mas já nada mudou.
O Benfica perdeu com o Inter Milão em Itália e somou a segunda derrota em dois jogos na Liga dos Campeões, mantendo-se com zero pontos e no último lugar do Grupo D. Independentemente da qualidade e da intensidade dos italianos, que é notória, os encarnados não conseguiram mascarar a fadiga acumulada depois do Clássico de sexta-feira e perderam o encontro devido a uma entrada fraca e cansada na segunda parte. E Di María, que se sentou no relvado e pediu a substituição por exaustão com um único olhar, foi a cara disso mesmo.
???????? FINAL | ???????? Inter ???? Benfica ????????
???? Chocolate italiano na 2ª parte acaba em derrota da águia
???? Golo de Thuran ???????? decidiu, mas poderiam ter sido mais
???? São Trubin ???????? evitou hecatombe
???? Ratings e Stats em https://t.co/QZuwKyufuG#UCL #ChampionsLeague #FCIMSLB pic.twitter.com/AGaMPFme8p— GoalPoint (@_Goalpoint) October 3, 2023