O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu esta terça-feira um aviso laranja para quarta-feira para o grupo Oriental dos Açores, devido à “precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada”.

Uma nova ondulação frontal, com atividade moderada a forte, proveniente de sudoeste e com deslocamento para nordeste, deverá provocar um agravamento do estado do tempo nas ilhas do grupo Oriental. Prevê-se precipitação forte, que poderá ser acompanhada de trovoada, a partir da manhã do dia 11 de outubro nas ilhas do grupo Oriental”, referiu o IPMA em comunicado enviado à agência Lusa.

Segundo a fonte, o aviso laranja vai vigorar entre as 09h00 locais (10h00 em Lisboa) e as 21h00 locais (22h00 em Lisboa) de quarta-feira, para as ilhas do grupo Oriental dos Açores (São Miguel e Santa Maria).

O IPMA também colocou as duas ilhas açorianas do grupo Oriental sob alerta amarelo, entre as 06h00 locais (07h00 em Lisboa) e as 09h00 locais (10h00 em Lisboa) de quarta-feira e entre as 21h00 locais (22h00 em Lisboa) de quarta-feira e as 00h00 locais (01:00 em Lisboa) de quinta-feira, por previsão de “precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As ilhas de São Miguel e de Santa Maria já estiveram esta terça-feira sob aviso amarelo, entre as 05h24 locais (06h24 em Lisboa) e as 15h00 locais (16h00 em Lisboa).

O aviso laranja é o segundo mais grave da escala e é emitido em “situação meteorológica de risco moderado a elevado”, segundo o IPMA.

Já o aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.