791kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Será sapato, chuteira ou ténis? É o Shox MR4 a tentar ser o calçado estrela deste outono

Este artigo tem mais de 6 meses

Peça resulta de uma parceria entre a designer de moda Martine Rose e a Nike. São difíceis de definir, mas brilharam na semana da moda de Nova Iorque e já conquistaram as celebridades.

GettyImages-1674144081
i

Um convidado do brunch que Tommy Hilfiger ofereceu durante a semana de moda de Nova Iorque, no passado dia 10 de setembro, rendido aos Shox MR4

Getty Images

Um convidado do brunch que Tommy Hilfiger ofereceu durante a semana de moda de Nova Iorque, no passado dia 10 de setembro, rendido aos Shox MR4

Getty Images

Parece ter nascido um sapato/estrela no mais recente mês de moda – e o sucesso não surgiu nas passerelles, mas pelas ruas. A Vogue norte-americana deu o alerta durante a semana de desfiles em Nova Iorque e o Observador foi ver o que tem, afinal, de especial esta peça que se move entre a moda e o desporto – e até parece difícil de descrever.

Chama-se Shox MR4 e foi lançado em julho passado como parte de uma coleção criada pela designer de moda Martine Rose em parceria com a Nike em antecipação do Mundial de Futebol Feminino. A coleção é unissexo e conta com roupa clássica de alfaiataria, assim como com roupa desportiva, incluindo calções, calçado e acessórios (meias e óculos). A coleção tinha chegada prevista ao site de Martine Rose a 25 de julho, pouco depois do arranque da competição que teve lugar na Austrália e na Nova Zelândia.

É, por isso, natural que muitos dos seus clientes tenham aproveitado para usar o novo par de calçado na semana da moda de Nova Iorque, em meados de setembro, altura em que a elite e os fãs se vestem a rigor para desfiles e eventos. O fotógrafo que há anos capta para a Vogue o melhor do street style pelas ruas da cidade, Phil Oh, encontrou, pelo menos, cinco pessoas que não resistiram aos novos Shox MR4. A tentação já chegou às celebridades e Hailey Bieber tem um modelo em amarelo, enquanto Irina Shayk e Rosalia já se haviam rendido a uma versão anterior. A artista plástica Lakwena Maciver, por exemplo, usou estes ténis para completar o seu look na apresentação da instalação imersiva de nome “Tender, loving, care”, no quartel general da leiloeira Christie’s, em Londres, no passado dia 6 de outubro.

GettyImages-1681340233 GettyImages-1709943804

Duas pessoas fotografadas pelas ruas de Nova Iorque durante a semana da moda, em setembro, e a artista Lakwena Maciver numa instalação criada por si, na Christie's em Londres

Getty Images

Duas combinações de cor, uma versão preta, 199,99 euros

À primeira vista a classificação não é clara. Parece que um par de ténis, um par de sapatos e um par de chuteiras foram combinados num só. Esta criação conta com a sola Shox, que já é uma imagem de marca da Nike, criada por Bruce Kilgore em 1984. Já a parte da frente com um formato quadrado lembra um sapato clássico e os sapatos que Martine Rose costuma criar e, para facilitar o uso, tem a construção de uma mule.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Vogue chamou-lhe “um ténis maravilhosamente estranho”. As cores lembram as chuteiras de futebol que as estrelas do desporto usam nos relvados e há duas combinações diferentes: um par em laranja e amarelo fluorescente e um outro em roxo e turquesa. Mas há ainda uma versão em preto que é, aliás, a única que ainda está disponível no site da designer. Cada par destes sapatos custa 199,99 euros e as versões mais vistosas já estão esgotadas no site da designer, no da Nike e em outros meios online.

A designer britânica com herança jamaicana com parcerias com a Nike

Quem é Martine Rose? A designer britânica com herança jamaicana abriu a sua própria marca em 2007 em Londres e tem-se dedicado à moda masculina, transformando algumas peças de streetwear em verdadeiros objetos de desejo de celebridades. A designer já esteve próxima de alcançar prémios tão cobiçados como o LVMH Prize e um British Fashion Award para design de moda masculina do ano, o seu nome também terá sido considerado para suceder a Virgil Abloh na Louis Vuitton, lugar ocupado por Pharrell Williams.

Rose já colaborou com a Nike várias vezes. Embora a designer tenha usado calçado Nike para completar os looks das suas coleções em desfile desde 2018, só em 2019 houve de facto uma parceria, para redesenhar os ténis Air Monarch IV. Em 2021, foi convidada a recriar o equipamento da equipa inglesa de futebol feminino, conhecida como “lionesses” (as leoas). Em 2022, por altura do Europeu de Futebol Feminino, a colaboração voltou a ter o calçado como protagonista e foi quando nasceram os Nike Shox MR4, que foram apresentados durante a semana da moda de Londres, no desfile com a coleção primavera/verão 2023 da designer, segundo relata a revista GQ.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora