A Novartis registou um lucro de 5.934 milhões de dólares (5.500 milhões de euros) nos primeiros nove meses de 2023, mais 25% em relação ao mesmo período do ano passado, anunciou esta terça-feira a multinacional farmacêutica.

As vendas também aumentaram entre janeiro e setembro, subindo 8% para 34.017 milhões de dólares (31,8 mil milhões de euros), segundo o relatório financeiro da empresa que tem a sua sede em Basileia.

No terceiro trimestre, por sua vez, o resultado líquido foi de 1.513 milhões de dólares (1,4 mil milhões de euros), mais 14% face a idêntico período do ano anterior, enquanto as vendas ascenderam a 11.782 milhões de dólares (11.000 milhões de euros), mais 12% em termos homólogos.

Na apresentação dos resultados, o presidente-executivo da farmacêutica, Vas Narasimhan, destacou o “êxito alcançado” com a separação da Sandoz, a divisão de genéricos do grupo, que passou a operar como uma empresa independente e foi cotada em bolsa no início deste mês.

Esta mudança “permitir-nos-á concentrarmo-nos inteiramente em medicamentos inovadores e de elevado valor”, sublinhou o gestor.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR