Medicamentos
Medicamentos

Falhas do SNS não são únicas na UE, diz ministra

1041
A ministra da Saúde afirmou que as falhas no acesso a medicamentos não são "um exclusivo nacional", estando em discussão entre os Estados-membros uma "estratégia global para o acesso ao medicamento".
Medicamentos

Brasil aprova venda de medicamentos de canábis

O Brasil aprovou a venda de medicamentos à base de canábis. A entrada do produto no país tem de ser feita por pontos específicos e este tem de ser importado "semielaborado".
Farmácias

Sistema de receitas eletrónicas já foi reposto

O sistema foi reposto às seis horas da manhã deste domingo, duas horas antes do previsto, pelo que as pessoas com receitas médicas nos telemóveis já as podem aviar nos moldes habituais.
Serviço Nacional de Saúde

SNS. Governo garante acesso a medicamentos

O sistema informático que suporta os sistemas e serviços digitais do Serviço Nacional de Saúde vai ser intervencionado durante este fim de semana. Governo diz que há plano de contingência.
Medicamentos

Prescrição eletrónica de receitas desligada às 14h

159
Sistemas vão estar desligados até às 8h deste domingo. Prevendo atrasos, farmácias recomendam aos doentes que possuam receitas médias que as procurem aviar até às 13h horas deste sábado.
Infarmed

Mais de 11 mil reações adversas a medicamentos

O Infarmed recebeu desde o início do ano 11.359 notificações adversas, 6.613 consideradas graves (58%), sendo quem mais notifica os titulares da autorização de introdução no mercado.
Medicamentos

105 milhões de remédios ilegais apreendidos

Mais de 105 milhões de comprimidos, ampolas e saquetas de produtos de saúde falsificados e ilícitos foram retirados do mercado. Alguns continham mercúrio, arsénico, veneno de rato ou cimento.
Medicamentos

Medicamentos. "Hospitais não medem os resultados"

A bastonária da Ordem dos Farmacêuticos mostrou-se preocupada com o facto de 70% dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde não medir os resultados dos medicamentos inovadores que são aplicados.
Medicamentos

Ministra da Saúde acompanha stocks hospitalares

A Ministra da Saúde, Marta Temido, mostrou-se preocupada com a situação de rotura no abastecimento dos hospitais, mas o ex-secretário de estado culpa as farmacêuticas de uma "campanha organizada".
Medicamentos

40% dos hospitais têm ruturas diárias medicamentos

221
Os preços "excessivamente baixos dos medicamentos genéricos" são a causa mais importante identificada pelos hospitais para as ruturas de fornecimento, muitas vezes resolvidas com recurso à importação.
Medicamentos

Publicado regulamento que prevê stocks mínimos

O Infarmed publicou um regulamento que prevê stocks mínimos nos distribuidores e a notificação da falta de fármacos num prazo até 24 horas. No caso de rutura, o Infarmed deve ser notificado.
Medicamentos

Consumo de antidepressivos cresce, álcool baixa

O consumo de antidepressivos em Portugal mais do que triplicou desde 2000. Em contrapartida o de álcool diminuiu em quase 11 litros por ano, por pessoa, diz a OCDE.
Medicamentos

Laboratório Militar vai fazer fármacos com canábis

Até ao final deste ano “o LMPQF vai começar a manipular canabinoides de modo a poder aviar as receitas dos pacientes que já conseguem ter uma prescrição médica”, adiantou a presidente do OPCM.
Resíduos

Estações de tratamento não eliminam fármacos 

Investigadores do Instituto Superior do Porto (ISEP) concluíram que as estações de tratamento de água residuais (ETAR) "não estão preparadas para remover poluentes emergentes como os fármacos".
Sintra

Sintra. Encerrada nova unidade da fábrica Hikma 

A Câmara Municipal de Sintra encerrou esta quinta-feira uma nova unidade de produção de medicamentos estéreis injetáveis, referindo que foi devido à "falta de licença de utilização da unidade".
Infarmed

Infarmed suspende dois distribuidores

Dois distribuidores viram a sua licença suspensa devido a exportação ilegal e "irregularidades graves". O Infarmed efetuou 173 inspeções a diversas entidades.
Saúde

H. pylori. Resistência a antibiótico duplica

1157
Portugal é o 10.º país com a taxa de resistência ao antibiótico clarithromycin mais elevada, na ordem dos 20%. H. pylori afeta cerca de 70% da população adulta portuguesa.
França

França quer conter venda de paracetamol

350
A agência francesa do medicamento quer que já em janeiro de 2020 certos analgésicos sejam vendidos atrás dos balcões da farmácia, de maneira a reforçar o papel de aconselhamento dos farmacêuticos.
Serviço Nacional de Saúde

Tem de haver critério para os medicamentos

O actual governo mais do que pactuar, estimula e promove o racionamento indiscriminado e injustificado no acesso a medicamentos inovadores através de atrasos no processo de aprovação e comparticipação
Medicamentos

Há portugueses sem acesso a medicamentos

356
A bastonária da Ordem dos Farmacêuticos alertou que há portugueses sem acesso a medicamentos de dispensa exclusiva hospitalar, porque não conseguem ir buscá-los. É preciso "não criar desigualdades".
Infarmed

Infarmed recebe doentes por falta de medicamentos

“Queremos explicar como é que todo o processo decorre, como se garante o acesso ao SNS, a sustentabilidade e de que maneira os doentes podem participar”, afirmou o responsável do Infarmed.
Medicamentos

Garantir a todos o acesso aos cuidados da medicina

467
A garantia do acesso dos cidadãos aos medicamentos de que necessitam é uma das vertentes do direito fundamental da protecção da saúde, essencial para ´uma vida com o mínimo de qualidade e dignidade.
Infarmed

Infarmed retira medicamento para azia do mercado

4276
O Infarmed ordenou este sábado a retirada de vários lotes de protetores gástricos contendo ranitidina do mercado. Terá sido detetado um possível agente carcinogénio no princípio ativo.
Ministério da Saúde

Medicamentos. Infarmed reúne com associações

A ministra da Saúde afirmou reunir-se com as associações de doentes para perceber melhor quais são os constrangimentos ao nível da falta de medicamentos e identificar as formas de os ultrapassar.
Doenças

Esclerose múltipla. Pedidos novos medicamentos 

Associações querem garantir que doentes "tenham assegurados os seus direitos enquanto cidadãos". Defendem, entre outras medidas, acesso a um "plano integrado de gestão da doença".
Antibiótico

Bactérias cada vez mais resistentes a antibióticos

1399
Nos últimos cinco anos, uma agência de saúde pública de Inglaterra identificou 32 bactérias capazes de resistir a todos os antibióticos. Mortes por resistência a antibióticos deverão aumentar.
ADSE

ADSE limita financiamento a fármacos de cancro

2755
Subsistema de saúde dos funcionários públicos diz que só pode autorizar o financiamento de fármacos oncológicos “em casos imperiosos para a saúde do doente".
Medicamentos

Infarmed nega medicamentos a doentes com cancro

6009
Ordem dos Médicos denuncia que há centenas de doentes com cancro sem acesso a novos medicamentos. Infarmed garante que médicos podem fazer pedidos excecionais e que critérios para recusa são clínicos.
Saúde

Ainda os medicamentos

176
O Infarmed concedeu duas autorizações de utilização especial para um medicamento de eficácia muito duvidosa, longe de estar comprovada a longo prazo.
Espanha

Fármaco deixou bebés com síndrome de lobisomem

381
Vários lotes com o princípio ativo de omeprazol que foram distribuídos por uma empresa tinham, afinal, minoxidil, destinado à prevenção da queda de cabelo. Lotes não chegaram a Portugal.
Medicamentos

Falta de medicamentos deixa doentes sem opções

829
As farmácias portuguesas ficaram sem stock de mais de dez medicamentos durante o mês de julho. Há medicamentos esgotados há pelo menos um ano. Hipertensos são dos que mais preocupam.
Cabo Verde

Cabo Verde vende seis empresas públicas até maio

A Empresa Nacional de Produtos Farmacêuticos, a Inpharma, a única fábrica de medicamentos de Cabo Verde, e a Electra, empresa pública de eletricidade e água, são algumas das privatizações previstas.
Medicamentos

Porto. Hospital sem dinheiro para medicamento caro

347
Daniela Braga sofre de paramiloidose e é acompanhada no Hospital de Santo António, no Porto, que diz não ter verbas para assumir os custos do medicamento que estagna a doença.
Medicamentos

Interação de medicamentos afeta mais as mulheres

Estudo feito durante 18 meses mostrou que os problemas variam consoante a idade — acontece mais, por exemplo, a partir dos 50 anos, quando as mulheres entram na menopausa.
Medicamentos

Aprovada lei que diminui rutura de medicamentos

Estudo concluiu que houve 64,1 milhões de embalagens de medicamentos que não puderam ser dispensadas no momento em que as pessoas as tentaram adquirir nas farmácias, em 2018.
Saúde

Canábis. Observatório quer formar médicos

O Observatório Português de Canábis Medicinal está a reunir verbas para dar formação aos médicos sobre a prescrição de medicamentos, preparações e substâncias à base desta planta.
Greve

Apifarma quer serviços mínimos para medicamentos

Apifarma pede que a distribuição de medicamentos nos hospitais e farmácias e assistência técnica a equipamentos de análises sejam serviço mínimo na greve dos transportes de matérias perigosas.
Medicamentos

Fármaco à base de cannabis vai ser comparticipado

910
Sativex destina-se a doentes com esclerose múltipla. Fármaco deverá chegar ao mercado português em setembro deste ano, diz a empresa responsável pela venda na Europa.
Indústria Farmacêutica

Bayer vende Dr. Scholl's por 522 milhões de euros

A Yellow Wood Partners, uma empresa com sede em Boston, Estados Unidos, adquiriu os direitos da marca Dr. Scholl's, criada há 110 anos, e com 30 empregados nos EUA e Canadá.
Medicamentos

Novas medidas de segurança para medicamentos

102
Agencia Europeia do Medicamento recomenda medidas de segurança para evitar erros na prescrição e administração de medicamentos com metotrexato, indicado para casos de cancro e doenças inflamatórias.
Medicamentos

Bebé Matilde já está em casa

681
Os pais anunciaram na quarta-feira que a bebé teria alta hospitalar do Hospital Santa Maria esta quinta. Depois de várias semanas internada, Matilde já está em casa, confirmaram os pais à TVI.
Medicamentos

Portugueses demoram mais a ter novos medicamentos 

175
Portugal é o país da OCDE onde se consomem mais ansiolíticos, SNS é marcado por uma "inércia" governativa, e há dificuldades no acesso a novos medicamentos, diz relatório do Observatório da saúde.
Saúde

Matilde começa a ser tratada com outro medicamento

479
Bebé começa esta terça-feira a ser tratada com medicamento que existe em Portugal e que vai ajudar a "travar" a doença. Para o medicamento dos EUA, "a parte burocrática está ultrapassada", dizem pais.
Medicamentos

Sobre as Matildes

138
Queixamo-nos de que pagamos demasiados impostos. Há quem prometa baixá-los, quem exija cortá-los, mas ninguém nos explica como sustentar o SNS onde os medicamentos tenderão a ficar cada vez mais caros
Medicamentos

Matilde. Parte dos 2 milhões arrisca pagar imposto

5847
Lei que enquadra donativos para o medicamento da bebé é a mesma para prendas de casamento e jogos sociais. Fiscalista apela a "bom senso" e defende que nenhum montante deva ser tributado.
Doenças raras

Bebé Matilde. Remédio pode chegar à Europa em 2019

951
O Zolgensma é o medicamento mais caro do mundo. O laboratório que o produz já pediu autorização para o comercializar na Europa. O remédio que pode curar Matilde pode chegar a Portugal este ano.
Doenças raras

Bebé Matilde. Donativos passaram os 800 mil euros

321
Bebé que sofre de doença rara precisa de um medicamento que custa quase dois milhões de euros. Pedido de ajuda dos pais já motivou donativos superiores a 800 mil euros.
Saúde Pública

A legalização da venda de estupefacientes

O debate ideológico ou moral não nos esclarece sobre o que é mesmo importante. Em causa não está saber se a venda deve ser legal, mas se a legalização da venda introduz ou tira valor à saúde pública.
Alzheimer

Pfizer não quis investir no combate ao Alzheimer

26203
A empresa norte-americana detetou num anti-inflamatório a capacidade de reduzir os riscos de sofrer Alzheimer em 64%. Não investiu nesta investigação e tentou omitir as informações do público.
Organização Mundial de Saúde

OMS quer transparência no preço dos medicamentos

Maior transparência no preço dos medicamentos e no apoio à sua produção em países em desenvolvimento é a vontade vincada pelos Estados Membros da Organização Mundial de Saúde.
Medicamentos

Remédio mais caro do mundo custa 1,9 milhões

1959
A Novartis criou um remédio para curar a atrofia muscular espinhal e cobra 1,9 milhões de euros por ele. Chama-se Zolgensma e já foi aprovado pela FDA (o equivalente americano do Infarmed português).
Sociedade

O adeus ao pau de Cabinda. Mito ou mezinha eficaz? /premium

157
Proibido pela UE 26 anos depois de ter chegado a Portugal, ninguém sabe dizer se o pau de Cabinda funciona ou se faz mal à saúde. Quem tomou também se divide: entre uma noite de prazer ou um fracasso.
Medicamentos

Centro europeu distingue fármacos portugueses

Os fármacos inovadores foram desenvolvidos por um instituto da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e distinguidos com o prémio Society Impact Award 2019.
Medicamentos

Uso de anti-histamínicos aumentou em 2018

Lisboa é o distrito onde são consumidos mais anti-histamínicos e Bragança regista o menor número de casos. A Desloratadina é o anti-histamínicos mais utilizado. Outono e primavera têm recorde de uso.
Medicamentos

Questões clínicas, éticas e financeiras das CAR-T

Quando um tratamento pode custar 500 mil euros por doente, como nalguns casos de cancro, como se avalia a relação custo-benefício num SNS exangue onde salvar uma vida pode implicar sacrificar outras?
Medicamentos

França faz advertência ao uso do ibuprofeno

1392
A agência francesa do medicamento fez uma advertência a médicos e pacientes sobre riscos decorrentes do uso do ibuprofeno e do cetoprofeno e pediu uma investigação a nível europeu.
Medicamentos

Doentes e associações na avaliação de medicamentos

117
Infarmed e APH promovem um projeto que permite uma "maior proximidade" entre as associações e os doentes e com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas com hemofilia.
Saúde

Andamos a abusar das drogas contra o colesterol? /premium

569
Não há muitas dúvidas sobre recomendar estatinas a quem tenha problemas cardiovasculares, mas quando o alvo são pessoas saudáveis ou idosos já se levantam mais dúvidas. O que acontece em Portugal?
Cancro

Cientistas criam "transportadores" de medicamentos

Em concreto, os cientistas geraram em laboratório pequenas vesículas esféricas que existem no organismo e que "transportam" por exemplo moléculas que propagam o sinal nervoso nas células nervosas.
Farmácias

Preço dos medicamentos "inevitavelmente" irá subir

178
Presidente da Apifarma garante que "Portugal compara os seus preços com os países de referência mais baixos que pode haver" e que, sobretudo nos produtos mais baratos, o preço terá de subir.
Infarmed

SNS e portugueses gastam mais com medicamentos

Um relatório do Infarmed concluiu que a despesa do Estado com medicamentos vendidos em farmácias aumentou 3,4% em 2018 e o mesmo se passou com os utentes, totalizando 711 milhões de euros.
Medicamentos

Mais de 13 milhões de medicamentos apreendidos 

A operação policial de combate ao tráfico ilícito de medicamentos decorreu entre abril a outubro de 2018 e envolveu 16 países, incluindo Portugal. As polícias detiveram 435 pessoas nesta operação.
Tráfico de Droga

Myanmar. 10 milhões de comprimidos aprendidos 

Segundo o responsável pela polícia, "esta é a maior apreensão de drogas do ano no país e a maior já feita na região de Maungdaw". As duas apreensões foram avaliadas em quase 12 milhões de euros.
Medicamentos

Banco Farmacêutico. Saiba o que pode doar 

Arranca este sábado, 23 de fevereiro, e o objetivo é ajudar crianças, idosos, famílias carenciadas e pessoas sem-abrigo ou com alguma deficiência.
Farmácias

Loures. Utentes podem receber medicamentos em casa

1061
O projeto estará disponível a partir de 12 de março e permitirá aos utentes, através de chamada telefónica, escolher a farmácia e decidir se prefere deslocar-se até ela ou receber os produtos em casa.
Cancro

"Droga inteligente" pode combater cancro da mama

4663
Os investigadores desenvolveram um medicamento para avançar no tratamento de cancro de mama triplo-negativo. Observou-se "uma redução significativa do tumor e o atraso na progressão do cancro".
Saúde

Venezuela. Garantidos medicamentos a portugueses

Portugal continua com a rede atualmente existente a apoiar cerca de 40 mil portugueses na Venezuela, que desde 2017 receberam mais de 500 quilos de medicamentos via mala diplomática.
Medicamentos

Infarmed intensifica inspeções para detetar falhas

Nas inspeções realizadas em 2018 foram identificadas algumas "questões relacionadas com faltas de medicamentos", mas "nenhuma situação que justificasse uma intervenção".
Infarmed

Infarmed retira medicamentos Pneumorel

258
Medicamento é retirado na sequência da identificação de um potencial efeito nocivo no ritmo cardíaco, associado à utilização de medicamentos contendo a substância fenspirida.
Medicamentos

Medicamentos falsos. 8 anos depois há novas leis

137
Há novos dispositivos de segurança para os medicamentos sujeitos a receita médica. Esta é a última etapa da aplicação de uma diretiva europeia de 2011. Farmácias podem vender o que têm em stock.
Medicamentos

Farmácias queixam-se de falta de medicamentos

Abaixo-assinado de 24 farmácias pede ao Infarmed para pôr fim "à generalizada escassez de medicamentos". Autoridade do medicamento vai averiguar a situação.
Farmácias

Medicamentos. Portugueses consomem mais 4 milhões 

O consumo de fármacos em Portugal aumentou no ano passado em relação a 2017, o que demonstra que o acesso aos mesmos "continua em níveis elevados", diz o Infarmed.
Bruxelas

Agência Europeia de Medicamentos muda de sede

A EMA vai mudar-se em março para Amesterdão, devido ao Brexit. Bruxelas estima que a mudança estará completa em abril, rejeitando que o Brexit afete o funcionamento deste organismo na Holanda.
Medicamentos

Faltaram 64 milhões de medicamentos em Portugal

998
O valor de falhas de stock é superior ao de 2017 e terá já motivado a abertura de investigações. Alguns dos fármacos pedidos pelos doentes são "considerados essenciais" pela OMS.
Infarmed

Infarmed alerta que há mais três produtos ilegais

O produto Stiff Days, destinado ao tratamento da disfunção erétil, é ilegal. O UP Life e o Moder Diet, destinados ao emagrecimento, foram outros dois medicamentos detetados e considerados ilegais.
Saúde

Três produtos para a disfunção erétil são ilegais

O Infarmed informou que os produtos Japan Tengsu, Slimex e Yohimbe, destinados a problemas de disfunção erétil, são proibidos em Portugal. Os três produtos são normalmente vendidos na Internet.
Infarmed

"Redux" e "Composto Natural Dieta" são ilegais

O Infarmed alerta que os produtos "Redux -- Redutor de Medidas" e "Composto Natural Dieta" contêm substâncias que só podem ser utilizadas em fármacos e, por isso, são ilegais.
Hospitais

Hospitais recebem medicamentos derivados do plasma

Os hospitais vão receber no início deste ano os primeiros fármacos derivados do plasma português. A medida insere-se numa estratégia de fazer o máximo aproveitamento das dádivas benévolas de sangue.
Moçambique

Província trava roubo de fármacos com vigilância

O roubo de medicamentos do SNS tornou-se frequente em Moçambique, muitas vezes feito por funcionários do Estado, contribuindo assim para agravar a crise de fármacos no país.
Fact Check

Fact Check. Há um remédio que cura a fibromialgia? /premium

826
Fernanda Sá, doente com fibromialgia, diz sentir-se curada desde que começou a tomar um medicamento para perda de memória e micro-derrames cerebrais. Comunidade médica e científica duvida do resultado
Infarmed

'Fake drugs'. Viagras e dietas que podem matar /premium

Produtos dietéticos ou para o desempenho sexual são comprados online muitas vezes por vergonha, mas os riscos são muitos: entre o que chega pelo correio, há substâncias proibidas e misturas fatais.
Medicamentos

Governo aprova medicamentos à base de canábis

De acordo com o comunicado do Conselho de Ministros, o Governo aprovou um decreto-lei que "estabelece o quadro legal para a utilização de medicamentos, preparações e substâncias à base da planta".
Serviço Nacional de Saúde

SNS gastou 2,2 mil milhões em medicamentos

De um orçamento global de 9,3 mil milhões de euros, o Serviço Nacional de Saúde gastou cerca de 2,2 mil milhões de euros em medicamentos, o que corresponde a 1,18% do Produto Interno Bruto.
Angola

Angola vai investir 25 milhões em medicamentos

Em nota enviada pela Casa Civil angolana, João Lourenço anunciou a abertura de um concurso público para a aquisição de medicamentos, meios e dispositivos médicos em de cerca de 25 milhões de euros.
Infarmed

Medicamentos da Mylan e AIM Teva fora do mercado

278
A Autoridade Nacional do Medicamento determinou a retirada do mercado de vários lotes de medicamentos contendo a substância ativa valsartan, usada no tratamento da tensão arterial elevada.
Medicamentos

APED pede revisão urgente ao Governo

A Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição apelou esta segunda-feira ao Infarmed e ao Ministério da Saúde para reverem, "com urgência"
Saúde

Há implantes mamários que não são seguros

Uma investigação do consórcio internacional de jornalistas revelou que os fabricantes de implantes continuam a não cumprir as regras e as autoridades continuam a não punir os erros.
Infarmed

Infarmed. Dispositivos médicos não preocupam

O trabalho de um consórcio de jornalistas revelou que a fraca regulamentação dos dispositivos médicos provoca danos graves a nível mundial. O Infarmed garante que em Portugal o cenário é tranquilo.
África

Medicamento para a doença do sono chega a África

A comissão indica que a farmacêutica Sanofi e a organização sem fins lucrativos DNDi vão doar à Organização Mundial de Saúde um medicamento oral contra a doença do sono. Será distribuído já em 2019.
Infarmed

Infarmed interdita gel perigoso para as crianças

148
Em comunicado, o Infarmed determina a suspensão e retirada imediata do mercado do produto AdniKid Gel Stick Nódoas Negras, Pancadas, Inchaços 15 gramas, destinado a crianças com menos de 3 anos.
Medicamentos

Infarmed aconselha cuidados com Nolotil

1720
O Infarmed aconselha cuidados no uso de medicamentos para as dores contendo metamizol, como o Nolotil. Em Portugal há 11 casos de reações adversas ao medicamento. Morreram 10 pessoas em Espanha.
Medicamentos

Medicamentos gratuitos beneficiam 3 mil famílias 

A Associação Dignitude ajudou, em três anos, cerca de 6.000 beneficiários em todo o país, entre idosos e crianças, a adquirirem 120 mil medicamentos de forma completamente gratuita.
Organizações de Saúde

Lei da canábis medicinal concluída até fim do ano

A regulamentação da lei do uso da canábis para fins medicinais, desde o cultivo até à dispensa dos medicamentos em farmácia, deverá estar concluída até ao final do ano, disse a presidente do Infarmed.
Medicamentos

Laboratório que fabrica Nolotil nega restrições

Farmacêutica que comercializa o analgésico Nolotil nega que tenha havido restrições ao medicamento para turistas em Espanha. "Houve, sim, um reforço de que apenas deve ser utilizado com prescrição".
Medicamentos

Nolotil. Mortes em Espanha, casos em Portugal /premium

20107
Dez britânicos morreram em Espanha enquanto tomavam Nolotil. Não foi estabelecida qualquer associação direta com o analgésico. A venda do medicamento, porém, foi restringida. E em Portugal?
Medicamentos

Medicamentos evitaram mais de 110 mil mortes

247
Um estudo sobre a realidade do medicamento em Portugal feito para a Apifarma conclui que a utilização de fármacos acrescentou dois milhões de anos de vida saudável aos portugueses.
Fact Check

Hiperatividade. Medicamentos devem ser proibidos? /premium

667
PAN leva o tema ao parlamento esta 4ª feira. Médicos concordam com mais psicólogos nas escolas e no SNS e que haja uma discussão sobre a hiperatividade, mas não aceitam condicionamentos.
INTERPOL

Interpol apreende 500 toneladas de medicamentos

Mais de 500 toneladas de medicamentos foram apreendidas numa megaoperação envolvendo autoridades de 116 países, incluindo Portugal, e que resultaram em 859 detenções, revelou a Interpol.
Venezuela

Venezuela fixa preço de 56 remédios por 90 dias

O Governo venezuelano decidiu fixar, por 90 dias, o preço de 56 princípios ativos de medicamentos, que correspondem a 172 duas apresentações, segundo resolução publicada na Gazeta Oficial.
Cabo Verde

Reações adversas a medicamentos em Cabo Verde

Segundo um estudo realizado por investigadores do regulador dos produtos farmacêuticos e alimentares, desordens gastrointestinais e de foro neurológico foram os eventos mais frequentes.
Medicamentos

Pode o Parlamento proibir prescrever medicamentos?

310
Esta iniciativa do PAN é injustificada e configura uma interferência política num ato médico, desvalorizando o saber e a prática clínica, o que apenas costuma ser observado em regimes totalitários.
Medicamentos

Carta aberta à presidente do Infarmed

385
Portugal é o 15º país da União Europeia, e o 29º do mundo, cuja agência do medicamento foi reconhecida pela sua contraparte norte-americana como tendo demonstrado integridade e competência.
Farmácias

Medicação comparticipada dá prejuízo às farmácias

As farmácias portuguesas perdem sete cêntimos por cada dispensa de medicamentos comparticipados, que resultam em milhares de euros de prejuízo. Em 2015, o prejuízo foi de 3434 euros.
Medicamentos

Medicamento para Parkinson em falta no mercado

O medicamento Sinemet, para o tratamento da doença de Parkinson, está em rutura de stock, informou o Infarmed que diz estar à procura de alternativas para os doentes.
Medicamentos

Analgésico diclofenac aumenta risco de enfarte

939
Uma pesquisa publicada no "British Medical Journal" avança que medicamentos com diclofenac, substância comum em analgésicos, aumenta riscos de enfarte em 50%. Está presente no Voltaren e no Arthrotec.
Doenças

Parkinson. Novo medicamento disponível em Portugal

1131
Após dois anos de espera por autorização, a Bial anunciou estar já disponível no mercado português um novo medicamento para doentes com Parkinson que atrasa os sintomas de progressão da doença.
Medicina

Quando a terapia alternativa é um problema maior /premium

4479
Ervas e homeopatia não curam o cancro. No mínimo, não fazem nada. No limite, agravam tanto o problema que o tornam impossível de resolver. Tudo o que mostra ser eficaz é integrado na medicina.
Venezuela

55 mil pessoas com cancro não têm medicamentos

119
Na Venezuela há mais de 55 pacientes com cancro que estão sem tratamento por falta de medicamentos, denunciou segunda-feira a ONG Codevida.
Medicamentos

Cristas admite Estado a produzir medicamentos 

A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, admitiu que a proposta do PCP de produção de medicamentos pelo Estado poderá ser uma ideia interessante, mas apenas se ficar mais barato.
Medicamentos

Comprados 16 mil remédios para alergias por dia

Os portugueses compraram diariamente mais de 16 mil embalagens de anti-histamínicos no ano passado, em média, para alívio das alergias.
Serviço Nacional de Saúde

Medicação. Hospitais deixam de dar doses unitárias

748
Ordem dos Farmacêuticos informou que há "serviços em alguns hospitais" públicos onde se deixou de distribuir a medicação por dose unitária, que é uma prática mais segura, por falta de profissionais.
Medicamentos

Infarmed retira medicamentos para tensão arterial

O Infarmed mandou retirar do mercado vários lotes de medicamentos contendo a substância ativa valsartan, usada no tratamento da tensão arterial elevada, depois de encontrar impureza.
Indústria Farmacêutica

Indústria quer acordo para despesa em medicamentos

O presidente da Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica falou no esforço que o Ministério da Saúde tem feito na aprovação de novos medicamentos em Portugal, mas diz que é preciso "fazer mais".
Infarmed

Infarmed no Porto: poupança demora 15 anos

Relatório do grupo de trabalho encarregue de analisar a deslocação afirma que apesar do custo inicial da mudança rondar os 17 milhões de euros, poderá vir a recuperar 8,4 milhões, mas em 15 anos.
Infarmed

Infarmed. 111 medicamentos aprovados em 2 anos

Foram aprovados 111 medicamentos nos últimos dois anos pela Infarmed, a maioria em áreas como o cancro e a Sida. No ano passado a instituição evoluiu em todas as áreas, segundo a presidente.
Saúde

Parlamento aprova uso terapêutico de canábis

2246
A legalização do uso de produtos feitos à base de canábis para fins medicinais foi aprovada por todas as bancadas parlamentares, com a abstenção do CDS.
Medicina

Cancro pancreático. Terapia alarga tempo de vida

Os investigadores acreditam que poderá ser uma mudança de paradigma no combate à doença, que tem baixa taxa de sobrevivência, desde que o tumor seja detetado e removido antes de se espalhar.
Alimentação

Banco vai ajudar Angola com 2 mil milhões 

O African Export-Import Bank está a preparar uma linha de financiamento de até 2 mil milhões de dólarespara garantir importações de alimentos e medicamentos por Angola.
Medicamentos

VIH. Infarmed avalia segurança de medicamento

A Agência Europeia de Medicamento recomenda que não sejam prescritos medicamentos com dolutegravir, usado no tratamento do HIV, a mulheres que queiram engravidar, após os resultados de um estudo.
Moçambique

Maputo. Crise de fármacos em farmácias do Estado

As farmácias estatais de Moçambique enfrentam crise de medicamentos essenciais, privando de fármacos doentes sem meios para recorrer a farmácias privadas.
Medicamentos

Medicamento à base de canábis aguarda aprovação

O medicamento baseado numa fórmula purificada de canabidiol mostrou ser seguro e eficaz no tratamento de duas formas raras de epilepsia que não respondem aos tratamentos existentes.
Angola

Angola. Concurso de seis milhões para medicamentos

Foram lançados, na segunda-feira, três concursos públicos para a aquisição de medicamentos e consumíveis hospitalares por quase seis milhões de euros, em Angola.
Venezuela

Venezuela. 728 protestos só em março

Os venezuelanos realizaram 728 protestos durante o mês de março, pela falta de dinheiro em notas nos bancos, eletricidade, gás, água, transporte e pela escassez de alimentos e medicamentos
Venezuela

Mais de 100 mil doentes com sida sem medicação

Um médico do Hospital José Gregório Hernández, em Caracas, denunciou a falta de medicamentos para doentes com sida. Médicos e doentes vão protestar a 18 de abril frente ao Ministério da Saúde.
Medicamentos

Farmacêuticos contra descontos dos medicamentos

Os farmacêuticos estão contra a prática de descontos no preço dos medicamentos ao balcão das farmácias, por considerarem que gera "desigualdades e iniquidades" no acesso aos fármacos e à saúde.
Infarmed

VIH. 100 pessoas com acesso precoce ao medicamento

A farmacêutica que produz o medicamento contra o VIH disponibilizou doses para 100 pessoas, sem encargos para o Serviço Nacional de Saúde, enquanto o processo de financiamento não está concluído.
Medicamentos

Mais três municípios com medicamentos grátis

Os municípios de Ansião, Pampilhosa da Serra e Guimarães passaram a integrar o programa de dispensa gratuita de medicamentos para doentes carenciados da Associação Dignitude.
Proteção de Dados

Proteção de Dados alerta para regime de remédios

A Comissão de Proteção de Dados avisa que o novo regime jurídico de medicamentos cria um sistema de registo de reclamações que pode conter dados pessoais que podem ser sensíveis.
Medicamentos

Programa de medicamentos grátis em 60 concelhos

Cerca de 60 municípios já aderiram ao programa Abem, da Associação Dignitude, criado há dois anos para ajudar pessoas com doenças crónicas na compra de medicamentos.
Infarmed

Quatro medicamentos com paracetamol suspensos

390
As autorizações de introdução no mercado de quatro medicamentos com paracetamol de libertação prolongada foram suspensas. Avaliação de segurança concluiu que trazem mais riscos do que benefícios.
Canábis

Prescrição de canábis "exige todos os cuidados"

A Ordem dos Médicos disse esta quinta-feira que a prescrição de canábis como medicamento "exige todos os cuidados". Uma delegação da Ordem foi ouvida esta quinta-feira no Parlamento.
Medicamentos

Um em cada 10 não compra remédios por dinheiro

741
Um em cada dez portugueses deixou no último ano de comprar medicamentos prescritos pelo médico por falta de dinheiro, um valor que baixou relativamente a 2016.
Bial

Bial vai distribuir medicamentos na Coreia do Sul

A Bial vai distribuir medicamentos para a epilepsia e o Parkinson na Coreia do Sul. A farmacêutica aumenta assim para 60 o número de países onde está presente.
Farmácias

Governo quer limitar descontos acima de 3%

118
Governo está a preparar projeto para impedir farmácias de aplicar descontos acima de 3% em alguns medicamentos sujeitos a receita médica.
Canábis

Médicos preocupados com uso de canábis medicinal

Enquanto em Portugal se discute a utilização de canábis com fins medicinais, dando exemplos do que se tem feito noutros países, há médicos em locais onde o uso é possível que pedem mais ponderação.
Farmácias

Recolha solidária de medicamentos este sábado

O Banco Farmacêutico promove este sábado mais uma recolha de medicamentos, uma iniciativa que conta com o apoio de 230 farmácias de todo o país e se destina a apoiar os utentes de 100 instituições.
Hepatite C

Mais de 15 mil doentes com Hepatite C tratados

513
Desde que foi firmado o acordo para utilização dos primeiros medicamentos antivíricos de ação direta aprovados em Portugal, foram concluídos mais de 12 mil tratamentos e 8.870 doentes ficaram curados.
Infarmed

Medicamento Esmya analisado após lesões hepáticas

O medicamento Esmya está a ser analisado, devido a casos de lesões hepáticas graves. Até que a avaliação seja concluída, a EMA e o Infarmed recomendam aos doentes que o utilizem que façam análises.
Canábis

Infarmed. Canábis seria "fantástico" 

A presidente do Infarmed defende que, para alguns doentes, a canábis como medicamento seria "fantástico". Ainda assim, Maria do Céu Machado não está a favor do auto cultivo.
Gripe A

Antiviral contra a gripe A vai ser incinerado

201
A reserva do antiviral Oseltamivir, adquirida em 2005 por 22,5 milhões como prevenção contra uma pandemia de gripe A, vai ser incinerada. As doses deixaram de ter condições de segurança.
Gripe

Menos vacinas da gripe dadas em toda a Europa

O número de vacinas da gripe dadas a grupos de risco caiu durante sete anos. As autoridades de saúde internacionais alertam para a diminuição da proteção de grupo e para o risco de pandemia.
Medicamentos

Infarmed. Medicamentos ilegais em site português

O Infarmed detectou um site em português que promove a venda de medicamentos ilegais e perigosos para emagrecer. Promoção é feita também via Facebook e Whatsapp.
Inovação

Programa de medicamentos vence prémio

O programa Abem, que procura dar resposta aos problemas de acesso ao medicamento motivados por condições socioeconómicas, ganhou o Prémio António Sérgio, na categoria de Inovação e Sustentabilidade.
Medicamentos

Medicamento contra cancro do pulmão comparticipado

1227
O cancro do pulmão de células não-pequenas vai poder ser tratado com imunoterapia, como primeira linha de tratamento, com comparticipação do Estado.
França

Leite em pó Lactalis retirado em 83 países

A Lactalis vai retirar do mercado mais de 12 milhões de latas de leite em pó para bebés, de 83 países, suspeitas de contaminação com a bactéria salmonela. O caso não afeta Portugal.
Fact Check

Fact check. Canábis: o que diz a ciência?

295
Para defenderem as suas propostas BE, PAN e PCP enumeram uma série de benefícios associados à utilização de canábis, mas muitas dessas aplicações ainda não foram demonstradas em humanos. Fact check.
Luanda

Luanda encerra primeiras farmácias ilegais 

As farmácias em situação ilegal foram cadastradas em 2017 e a sua maioria "não cumpre com as boas práticas farmacêuticas". Numa primeira fase serão encerradas 40 das 100 ilegais detetadas.
Canábis

Legalizar a canábis ou os medicamentos derivados?

367
O BE e o PAN defendem a legalização da canábis e produtos associados para fins medicinais, mas cientistas e médicos dizem que só os medicamentos deveriam ser aprovados e só depois de testados.
Medicamentos

Hospitais poupam 30 milhões com três genéricos

110
É na área do cancro e do tratamento do VIH que os hospitais estão a conseguir poupar mais com o uso de medicamentos genéricos. Especialista alerta para o risco de abandono do mercado de fornecedores.
Saúde

Medicamentos para disfunção erétil vendem-se mais

357
É o número mais alto de sempre: no ano passado, venderam-se em Portugal 732.936 embalagens de medicamentos para a disfunção erétil, revelam os últimos dados do Infarmed.
Medicamentos

Infarmed instaura 30 processos de contraordenação

O Infarmed realizou este ano 410 inspeções e instaurou 30 processos de contraordenação, alguns por venda de medicamentos fora de prazo ou sem receita médica.
VIH

Resistência a medicamentos contra VIH/sida aumenta

A resistência a medicamentos contra VIH/sida está a aumentar em África, na Ásia e na América Latina. A maioria dos seropositivos que apresenta resistência já foi exposto a antirretrovirais.
Saúde

Plasma português será fracionado

Os primeiros 30 mil litros de plasma português para transformação em medicamentos vão começar a ser fracionados e, numa segunda fase essa quantidade deverá atingir os 50 mil litros.
Venezuela

Venezuela. Médicos falam em "holocausto" na saúde

345
A Federação Médica Venezuelana falou naquilo a que chama um "holocausto" na saúde do país. A organização culpabiliza Nicolás Maduro pela falta de medicamentos generalizada.
Saúde

Infarmed. Aviso rápido de reações a medicamentos

180
Um novo portal do Infarmed vai permitir aos cidadãos e aos profissionais de saúde notificar rapidamente reações adversas a medicamentos. O site já está em funcionamento.
Organização Mundial de Saúde

OMS: um em cada 10 comprimidos são falsos

A OMS acredita que um em cada 10 comprimidos nos países em desenvolvimento são contrafeitos. Os medicamentos são responsáveis pela morte de dezenas de milhares de crianças.
Animais

União Zoófila foi assaltada e vandalizada

988
Assaltantes entraram durante a noite desta sexta-feira na enfermaria do gatil da associação, em Lisboa. À falta de dinheiro, levaram vacinas, medicamentos e comida. A PSP está a investigar o caso.
Medicamentos

FDA aprova primeiro comprimido digital

261
A autoridade norte-americana do medicamento aprovou o primeiro comprimido digital que regista a toma feita pelo doente e que a transmite a uma aplicação móvel para o doente e para o médico.
Medicamentos

1/5 dos portugueses consumiu calmantes em 2016

326
Em 2016, um quinto dos portugueses adquiriu pelo menos uma embalagem de calmantes e 800 mil tomaram-nos diariamente. Arranca agora uma campanha de sensibilização sobre o sobreuso destes remédios.
Saúde

"Já parecemos países com piores cuidados de saúde"

1351
O bastonário da Ordem dos Médicos considera que Portugal já se compara a alguns países com piores cuidados de saúde. Um em cada dez portugueses não compra os medicamentos por não ter dinheiro.
OCDE

Portugal: quarto país com mais casos de demência

347
Portugal é o quarto país OCDE com mais casos de demência, com 19,9 casos por mil habitantes, um valor superior à média dos 35 países avaliados.
País

Portugal. 10% não compram medicamentos prescritos

Um em cada 10 portugueses não compraram medicamentos prescritos pelo médico por motivos financeiros no ano passado, segundo um relatório da OCDE.
A página está a demorar muito tempo.