Medicamentos

Medicamentos

Faltaram 64 milhões de medicamentos em Portugal

O valor de falhas de stock é superior ao de 2017 e terá já motivado a abertura de investigações. Alguns dos fármacos pedidos pelos doentes são "considerados essenciais" pela OMS.
Infarmed

Infarmed alerta que há mais três produtos ilegais

O produto Stiff Days, destinado ao tratamento da disfunção erétil, é ilegal. O UP Life e o Moder Diet, destinados ao emagrecimento, foram outros dois medicamentos detetados e considerados ilegais.
Saúde

Três produtos para a disfunção erétil são ilegais

O Infarmed informou que os produtos Japan Tengsu, Slimex e Yohimbe, destinados a problemas de disfunção erétil, são proibidos em Portugal. Os três produtos são normalmente vendidos na Internet.
Infarmed

"Redux" e "Composto Natural Dieta" são ilegais

O Infarmed alerta que os produtos "Redux -- Redutor de Medidas" e "Composto Natural Dieta" contêm substâncias que só podem ser utilizadas em fármacos e, por isso, são ilegais.
Hospitais

Hospitais recebem medicamentos derivados do plasma

Os hospitais vão receber no início deste ano os primeiros fármacos derivados do plasma português. A medida insere-se numa estratégia de fazer o máximo aproveitamento das dádivas benévolas de sangue.
Moçambique

Província trava roubo de fármacos com vigilância

O roubo de medicamentos do SNS tornou-se frequente em Moçambique, muitas vezes feito por funcionários do Estado, contribuindo assim para agravar a crise de fármacos no país.
Fact Check

Fact Check. Há um remédio que cura a fibromialgia? /premium

826
Fernanda Sá, doente com fibromialgia, diz sentir-se curada desde que começou a tomar um medicamento para perda de memória e micro-derrames cerebrais. Comunidade médica e científica duvida do resultado
Infarmed

'Fake drugs'. Viagras e dietas que podem matar /premium

Produtos dietéticos ou para o desempenho sexual são comprados online muitas vezes por vergonha, mas os riscos são muitos: entre o que chega pelo correio, há substâncias proibidas e misturas fatais.
Medicamentos

Governo aprova medicamentos à base de canábis

De acordo com o comunicado do Conselho de Ministros, o Governo aprovou um decreto-lei que "estabelece o quadro legal para a utilização de medicamentos, preparações e substâncias à base da planta".
Serviço Nacional de Saúde

SNS gastou 2,2 mil milhões em medicamentos

De um orçamento global de 9,3 mil milhões de euros, o Serviço Nacional de Saúde gastou cerca de 2,2 mil milhões de euros em medicamentos, o que corresponde a 1,18% do Produto Interno Bruto.
Angola

Angola vai investir 25 milhões em medicamentos

Em nota enviada pela Casa Civil angolana, João Lourenço anunciou a abertura de um concurso público para a aquisição de medicamentos, meios e dispositivos médicos em de cerca de 25 milhões de euros.
Infarmed

Medicamentos da Mylan e AIM Teva fora do mercado

278
A Autoridade Nacional do Medicamento determinou a retirada do mercado de vários lotes de medicamentos contendo a substância ativa valsartan, usada no tratamento da tensão arterial elevada.
Medicamentos

APED pede revisão urgente ao Governo

A Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição apelou esta segunda-feira ao Infarmed e ao Ministério da Saúde para reverem, "com urgência"
Saúde

Há implantes mamários que não são seguros

Uma investigação do consórcio internacional de jornalistas revelou que os fabricantes de implantes continuam a não cumprir as regras e as autoridades continuam a não punir os erros.
Infarmed

Infarmed. Dispositivos médicos não preocupam

O trabalho de um consórcio de jornalistas revelou que a fraca regulamentação dos dispositivos médicos provoca danos graves a nível mundial. O Infarmed garante que em Portugal o cenário é tranquilo.
África

Medicamento para a doença do sono chega a África

A comissão indica que a farmacêutica Sanofi e a organização sem fins lucrativos DNDi vão doar à Organização Mundial de Saúde um medicamento oral contra a doença do sono. Será distribuído já em 2019.
Infarmed

Infarmed interdita gel perigoso para as crianças

148
Em comunicado, o Infarmed determina a suspensão e retirada imediata do mercado do produto AdniKid Gel Stick Nódoas Negras, Pancadas, Inchaços 15 gramas, destinado a crianças com menos de 3 anos.
Medicamentos

Infarmed aconselha cuidados com Nolotil

1.720
O Infarmed aconselha cuidados no uso de medicamentos para as dores contendo metamizol, como o Nolotil. Em Portugal há 11 casos de reações adversas ao medicamento. Morreram 10 pessoas em Espanha.
Medicamentos

Medicamentos gratuitos beneficiam 3 mil famílias 

A Associação Dignitude ajudou, em três anos, cerca de 6.000 beneficiários em todo o país, entre idosos e crianças, a adquirirem 120 mil medicamentos de forma completamente gratuita.
Organizações de Saúde

Lei da canábis medicinal concluída até fim do ano

A regulamentação da lei do uso da canábis para fins medicinais, desde o cultivo até à dispensa dos medicamentos em farmácia, deverá estar concluída até ao final do ano, disse a presidente do Infarmed.
Medicamentos

Laboratório que fabrica Nolotil nega restrições

Farmacêutica que comercializa o analgésico Nolotil nega que tenha havido restrições ao medicamento para turistas em Espanha. "Houve, sim, um reforço de que apenas deve ser utilizado com prescrição".
Medicamentos

Nolotil. Mortes em Espanha, casos em Portugal /premium

20.107
Dez britânicos morreram em Espanha enquanto tomavam Nolotil. Não foi estabelecida qualquer associação direta com o analgésico. A venda do medicamento, porém, foi restringida. E em Portugal?
Medicamentos

Medicamentos evitaram mais de 110 mil mortes

247
Um estudo sobre a realidade do medicamento em Portugal feito para a Apifarma conclui que a utilização de fármacos acrescentou dois milhões de anos de vida saudável aos portugueses.
Fact Check

Hiperatividade. Medicamentos devem ser proibidos? /premium

667
PAN leva o tema ao parlamento esta 4ª feira. Médicos concordam com mais psicólogos nas escolas e no SNS e que haja uma discussão sobre a hiperatividade, mas não aceitam condicionamentos.
INTERPOL

Interpol apreende 500 toneladas de medicamentos

Mais de 500 toneladas de medicamentos foram apreendidas numa megaoperação envolvendo autoridades de 116 países, incluindo Portugal, e que resultaram em 859 detenções, revelou a Interpol.
Venezuela

Venezuela fixa preço de 56 remédios por 90 dias

O Governo venezuelano decidiu fixar, por 90 dias, o preço de 56 princípios ativos de medicamentos, que correspondem a 172 duas apresentações, segundo resolução publicada na Gazeta Oficial.
Cabo Verde

Reações adversas a medicamentos em Cabo Verde

Segundo um estudo realizado por investigadores do regulador dos produtos farmacêuticos e alimentares, desordens gastrointestinais e de foro neurológico foram os eventos mais frequentes.
Medicamentos

Pode o Parlamento proibir prescrever medicamentos?

310
Esta iniciativa do PAN é injustificada e configura uma interferência política num ato médico, desvalorizando o saber e a prática clínica, o que apenas costuma ser observado em regimes totalitários.
Medicamentos

Carta aberta à presidente do Infarmed

385
Portugal é o 15º país da União Europeia, e o 29º do mundo, cuja agência do medicamento foi reconhecida pela sua contraparte norte-americana como tendo demonstrado integridade e competência.
Farmácias

Medicação comparticipada dá prejuízo às farmácias

As farmácias portuguesas perdem sete cêntimos por cada dispensa de medicamentos comparticipados, que resultam em milhares de euros de prejuízo. Em 2015, o prejuízo foi de 3434 euros.
Medicamentos

Medicamento para Parkinson em falta no mercado

O medicamento Sinemet, para o tratamento da doença de Parkinson, está em rutura de stock, informou o Infarmed que diz estar à procura de alternativas para os doentes.
Medicamentos

Analgésico diclofenac aumenta risco de enfarte

939
Uma pesquisa publicada no "British Medical Journal" avança que medicamentos com diclofenac, substância comum em analgésicos, aumenta riscos de enfarte em 50%. Está presente no Voltaren e no Arthrotec.
Doenças

Parkinson. Novo medicamento disponível em Portugal

1.131
Após dois anos de espera por autorização, a Bial anunciou estar já disponível no mercado português um novo medicamento para doentes com Parkinson que atrasa os sintomas de progressão da doença.
Medicina

Quando a terapia alternativa é um problema maior /premium

4.479
Ervas e homeopatia não curam o cancro. No mínimo, não fazem nada. No limite, agravam tanto o problema que o tornam impossível de resolver. Tudo o que mostra ser eficaz é integrado na medicina.
Venezuela

55 mil pessoas com cancro não têm medicamentos

119
Na Venezuela há mais de 55 pacientes com cancro que estão sem tratamento por falta de medicamentos, denunciou segunda-feira a ONG Codevida.
Medicamentos

Cristas admite Estado a produzir medicamentos 

A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, admitiu que a proposta do PCP de produção de medicamentos pelo Estado poderá ser uma ideia interessante, mas apenas se ficar mais barato.
Medicamentos

Comprados 16 mil remédios para alergias por dia

Os portugueses compraram diariamente mais de 16 mil embalagens de anti-histamínicos no ano passado, em média, para alívio das alergias.
Serviço Nacional de Saúde

Medicação. Hospitais deixam de dar doses unitárias

748
Ordem dos Farmacêuticos informou que há "serviços em alguns hospitais" públicos onde se deixou de distribuir a medicação por dose unitária, que é uma prática mais segura, por falta de profissionais.
Medicamentos

Infarmed retira medicamentos para tensão arterial

O Infarmed mandou retirar do mercado vários lotes de medicamentos contendo a substância ativa valsartan, usada no tratamento da tensão arterial elevada, depois de encontrar impureza.
Indústria Farmacêutica

Indústria quer acordo para despesa em medicamentos

O presidente da Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica falou no esforço que o Ministério da Saúde tem feito na aprovação de novos medicamentos em Portugal, mas diz que é preciso "fazer mais".
Infarmed

Infarmed no Porto: poupança demora 15 anos

Relatório do grupo de trabalho encarregue de analisar a deslocação afirma que apesar do custo inicial da mudança rondar os 17 milhões de euros, poderá vir a recuperar 8,4 milhões, mas em 15 anos.
Infarmed

Infarmed. 111 medicamentos aprovados em 2 anos

Foram aprovados 111 medicamentos nos últimos dois anos pela Infarmed, a maioria em áreas como o cancro e a Sida. No ano passado a instituição evoluiu em todas as áreas, segundo a presidente.
Saúde

Parlamento aprova uso terapêutico de canábis

2.246
A legalização do uso de produtos feitos à base de canábis para fins medicinais foi aprovada por todas as bancadas parlamentares, com a abstenção do CDS.
Medicina

Cancro pancreático. Terapia alarga tempo de vida

Os investigadores acreditam que poderá ser uma mudança de paradigma no combate à doença, que tem baixa taxa de sobrevivência, desde que o tumor seja detetado e removido antes de se espalhar.
Alimentação

Banco vai ajudar Angola com 2 mil milhões 

O African Export-Import Bank está a preparar uma linha de financiamento de até 2 mil milhões de dólarespara garantir importações de alimentos e medicamentos por Angola.
Medicamentos

VIH. Infarmed avalia segurança de medicamento

A Agência Europeia de Medicamento recomenda que não sejam prescritos medicamentos com dolutegravir, usado no tratamento do HIV, a mulheres que queiram engravidar, após os resultados de um estudo.
Moçambique

Maputo. Crise de fármacos em farmácias do Estado

As farmácias estatais de Moçambique enfrentam crise de medicamentos essenciais, privando de fármacos doentes sem meios para recorrer a farmácias privadas.
Medicamentos

Medicamento à base de canábis aguarda aprovação

O medicamento baseado numa fórmula purificada de canabidiol mostrou ser seguro e eficaz no tratamento de duas formas raras de epilepsia que não respondem aos tratamentos existentes.
Angola

Angola. Concurso de seis milhões para medicamentos

Foram lançados, na segunda-feira, três concursos públicos para a aquisição de medicamentos e consumíveis hospitalares por quase seis milhões de euros, em Angola.
Venezuela

Venezuela. 728 protestos só em março

Os venezuelanos realizaram 728 protestos durante o mês de março, pela falta de dinheiro em notas nos bancos, eletricidade, gás, água, transporte e pela escassez de alimentos e medicamentos
Venezuela

Mais de 100 mil doentes com sida sem medicação

Um médico do Hospital José Gregório Hernández, em Caracas, denunciou a falta de medicamentos para doentes com sida. Médicos e doentes vão protestar a 18 de abril frente ao Ministério da Saúde.
Medicamentos

Farmacêuticos contra descontos dos medicamentos

Os farmacêuticos estão contra a prática de descontos no preço dos medicamentos ao balcão das farmácias, por considerarem que gera "desigualdades e iniquidades" no acesso aos fármacos e à saúde.
Infarmed

VIH. 100 pessoas com acesso precoce ao medicamento

A farmacêutica que produz o medicamento contra o VIH disponibilizou doses para 100 pessoas, sem encargos para o Serviço Nacional de Saúde, enquanto o processo de financiamento não está concluído.
Medicamentos

Mais três municípios com medicamentos grátis

Os municípios de Ansião, Pampilhosa da Serra e Guimarães passaram a integrar o programa de dispensa gratuita de medicamentos para doentes carenciados da Associação Dignitude.
Proteção de Dados

Proteção de Dados alerta para regime de remédios

A Comissão de Proteção de Dados avisa que o novo regime jurídico de medicamentos cria um sistema de registo de reclamações que pode conter dados pessoais que podem ser sensíveis.
Medicamentos

Programa de medicamentos grátis em 60 concelhos

Cerca de 60 municípios já aderiram ao programa Abem, da Associação Dignitude, criado há dois anos para ajudar pessoas com doenças crónicas na compra de medicamentos.
Infarmed

Quatro medicamentos com paracetamol suspensos

390
As autorizações de introdução no mercado de quatro medicamentos com paracetamol de libertação prolongada foram suspensas. Avaliação de segurança concluiu que trazem mais riscos do que benefícios.
Canábis

Prescrição de canábis "exige todos os cuidados"

A Ordem dos Médicos disse esta quinta-feira que a prescrição de canábis como medicamento "exige todos os cuidados". Uma delegação da Ordem foi ouvida esta quinta-feira no Parlamento.
Medicamentos

Um em cada 10 não compra remédios por dinheiro

741
Um em cada dez portugueses deixou no último ano de comprar medicamentos prescritos pelo médico por falta de dinheiro, um valor que baixou relativamente a 2016.
Bial

Bial vai distribuir medicamentos na Coreia do Sul

A Bial vai distribuir medicamentos para a epilepsia e o Parkinson na Coreia do Sul. A farmacêutica aumenta assim para 60 o número de países onde está presente.
Farmácias

Governo quer limitar descontos acima de 3%

118
Governo está a preparar projeto para impedir farmácias de aplicar descontos acima de 3% em alguns medicamentos sujeitos a receita médica.
Canábis

Médicos preocupados com uso de canábis medicinal

Enquanto em Portugal se discute a utilização de canábis com fins medicinais, dando exemplos do que se tem feito noutros países, há médicos em locais onde o uso é possível que pedem mais ponderação.
Farmácias

Recolha solidária de medicamentos este sábado

O Banco Farmacêutico promove este sábado mais uma recolha de medicamentos, uma iniciativa que conta com o apoio de 230 farmácias de todo o país e se destina a apoiar os utentes de 100 instituições.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)