265kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Medicamentos

Medicamentos

Apreendidos 9 milhões de medicamentos falsificados

Cerca de 280 pessoas foram detidas e mais de 9 milhões de unidades de medicamentos e dispositivos médicos falsificados apreendidos em todo o mundo. Portugal participou em operação da Interpol.
Coronavírus

Pandemia aumenta produtos contrafeitos 

A pandemia de Covid-19 aumentou os medicamentos contrafeitos, "em que os infratores se aproveitam da incerteza das pessoas relativamente a novos tratamentos e vacinas", explica o estudo.
Resposta Pronta

Alzheimer. EUA aprovam medicamento. E a Europa?

Há 20 anos que não surgiam novos medicamentos para o Alzheimer. Chama-se Aduhelm e "pode reduzir a progressão da doença", explica o neurologista João Massano.
Serviço Nacional de Saúde

Antipsicóticos simples passam a ser grátis no SNS

Os fármacos têm de ser prescritos por médicos especialistas em psiquiatria, psiquiatria da infância e adolescência ou neurologia nos hospitais públicos.
Coronavírus

Novo regulamento para medicamentos mais eficientes

O novo regulamento representa uma atualização das diretivas existentes sobre dispositivos médicos, que estão em vigor há 30 anos. Tem como objetivo melhorar o sistema regulamentar, explica Infarmed.
Coronavírus

Covid. Medicamentos testados em 1.441 portugueses

São três investigações na área da indústria farmacêutica e três de natureza académica. Os estudos vão contar com a participação de 1441 pessoas e com o Centro Hospitalar Universitário de São João.
Fact Check

Vacina da Moderna contém luciferina?

Publicação defende que vacina americana contém "molécula responsável pela emissão de luz de alguns insetos". Elemento não faz parte do documento de aprovação nos Estados Unidos
Noticiário

10h. Vacinas covid. Contracetivos aumentam reações

Investigador João Braz Gonçalves explica números dos efeitos adversos, a grande maioria à vacina da Pfizer. Portugueses já tentam a sorte na nova raspadinha que chegou hoje aos quiosques.
Infarmed

Consumidos menos medicamentos, mas SNS gastou mais

Segundo o Infarmed, em Portugal consumiram-se menos quatro milhões de embalagens de medicamentos durante o ano de 2020 e os utentes gastaram menos. Mas o SNS gastou mais sobretudo em anticoagulantes.
Estudo Científico

Estudo quer mostrar que as vespas são essenciais

Estes insetos podem ser usados como um meio sustentável de controlo de pragas em países em desenvolvimento, onde os agricultores podem recorrer a uma espécie local com risco mínimo para o ambiente.
União Europeia

UE. Responsáveis analisam política do medicamento

Rui Santos Ivo salientou que conferência, sem "prejuízo de continuar a olhar para a pandemia", pretende "olhar para o futuro e refletir nas questões mais estratégicas na área do medicamento.
Coronavírus

Pfizer quer comprimido disponível no final do ano

243
Pfizer está a testar um comprimido contra a Covid-19 que pode ser tomado em casa. CEO diz que se os ensaios clínicos correrem bem, e a FDA aprovar, o fármaco pode chegar aos EUA até final do ano.
Indústria Farmacêutica

Apifarma apela à confiança na ciência

A associação afirma que Programas de Vacinação robustos contribuem para prevenir doenças fatais e permitem que milhões de pessoas cresçam saudáveis e desfrutem de um envelhecimento saudável.
Farmácias

60 farmácias recolhem medicamentos para doentes

O objetivo da recolha de medicamentos e produtos de saúde é ajudar utentes de 120 instituições particulares de solidariedade social. A iniciativa é do Banco Farmacêutico.
Medicamentos

Infarmed suspende venda de um lote de Nimesulida

O Infarmed determinou "suspensão imediata" da comercialização deste lote, apelou às entidades que o tenham em stock para não "vender, dispensar ou administrar" e indicou que procedam à sua devolução.
Coronavírus

Injeção de anticorpos pode prevenir a infeção

A farmacêutica Regeneron já usava o cocktail de anticorpos como tratamento (Trump tomou-o) contra a Covid-19. Agora, o ensaio clínico de fase 3 mostra que pode ser útil na prevenção da infeção.
Coronavírus

Miguel Oliveira doa camisola para leilão solidário

As receitas vão reverter para o programa de "Emergência abem: COVID-19", destinado a ajudar no acesso a medicamentos, produtos e serviços de saúde a pessoas mais vulneráveis.
Medicamentos

Apifarma quer acesso equitativo aos medicamentos

A associação prevê "uma quantidade de inovação em Saúde sem precedentes", o que obrigará "a uma redução do atrito nas áreas regulatórias". Por isso, quer ver criado um Fórum de Alto Nível.
Noticiário

9h. EMA investiga vacina chinesa Sputnik

Processo começa na próxima semana. O objetivo é responder às preocupações do regulador europeu de que os ensaios russos podem não ter obedecido às boas práticas clinicas.
Infarmed

Infarmed informa sobre ruturas de medicamentos

Utentes podem pesquisar pelo nome do medicamento ou pela substância ativa, pelo titular da autorização de introdução no mercado ou o número de registo para saber se o fármaco está ou não disponível.
Exportações

Exportações. Os mercados que se aguentaram em 2020 /premium

A pandemia destruiu muita riqueza no ano passado em Portugal, mas nem todos os mercados foram um desastre. O Observador foi espreitar alguns pequenos "milagres" nas exportações nacionais.
Fact Check

Toma massificada de ivermectina trava pandemia?

Publicação lançou "campanha nacional" no Brasil para toma generalizada de ivermectina. Mas antiparasitário não é solução: autoridades desaconselham uso ou afirmam que não há provas de eficácia.
Doenças

Fibrose quística. Associações pedem agilização

As associações de fibrose quística pedem uma maior agilização do processo de aprovação de novos medicamentos para a doença, como o Kaftrio. Existem cerca de 375 casos identificados em Portugal.
Indústria Farmacêutica

Farmacêutica Roche divulga resultados promissores 

Os dados de um estudo de fase III indicam que combinando os medicamentos casirivimab e imdevimab, poderá haver uma redução de 70% nas hospitalizações ou mortes.
Brasil

Brasil tenta evitar escassez de medicamentos

O conjunto de ações tem por objetivo evitar a escassez de medicamentos para pacientes internados em camas de terapia intensiva nos hospitais do país.
Cancro

Infarmed recusa compra de tratamento para cancro 

369
Susana Vilaça foi diagnosticada com cancro de mama há cerca de oito anos, diz já ter feito todos os tratamentos possíveis. O Infarmed considera que ainda há alternativas terapêuticas.
Resposta Pronta

Portugueses investigam medicamento para Covid-19

Investigação, que já saiu do papel, "pode demorar 2 ou 3 anos" até ser produto, como revelou Paulo Barradas Rebelo, o presidente da farmacêutica sediada em Coimbra.
Investigação

Investigadores criam modelo para distinguir genes

O modelo emprega inteligência artificial para detetar ligações e o "objetivo é identificar genes e outros elementos moleculares que consigam reverter uma célula doente de volta a um estado saudável".
Saúde

Consumo de antibióticos desce 23% em 2020

Em média foram vendidas menos 4,2 doses diárias em 2020 que em 2019. De 17,9 doses diárias por mil habitantes em 2019 para as 13,7 em 2020. Não foi só a circulação de Covid-19 que foi controlada.
Medicamentos

Portugal exporta mais de mil milhões de euros

Paulo Barradas salienta que, em 20 anos, o mercado dos medicamentos genéricos passou de uma quota de 0,13% "que era praticamente inexistente", para 48,7%, segundo dados do Infarmed.
Medicamentos

Portugueses em projeto de medicamentos inovadores

Este projeto de investigação europeu visa acelerar o desenvolvimento de fármacos inovadores de origem biológica para tratar doenças que requerem soluções personalizadas e de medicina regenerativa.
Estudo Científico

Novo fármaco poderá inibir transporte de vírus

Um estudo identificou uma nova forma farmacológica na proteína que faz parte daquelas vias de transporte pode contribuir para o desenvolvimento de medicamentos.
Infarmed

Infarmed quer reforço da autonomia da UE

O Infarmed vai coordenar reuniões técnicas com os Estados-membros para, aproveitando as lições da pandemia, definir propostas que reforcem a autonomia estratégica da UE em relação a medicamentos.
Coronavírus

Covid-19. Tratamento contra falta de ar é seguro

4101
O ensaio clínico foi desenhado para avaliar a segurança. Adicionalmente, os doentes reportaram melhoria dos sintomas. Os investigadores garantem que o fármaco é barato e fácil de produzir.
Coronavírus

Lucros da AstraZeneca cresceram 159% em 2020

O aumento dos lucros da farmacêutica anglo-sueca AstraZeneca deve-se à produção da vacina contra a Covid-19 e ao desenvolvimento de novos medicamentos.
Coronavírus

Estudadas reações a medicamentos em doentes Covid

Uma equipa de investigadores do Porto está a desenvolver um projeto de monitorização ativa da segurança da terapêutica, utilizada no contexto da covid-19, nos hospitais do distrito do Porto.
Saúde

Suplementos alimentares entre o Mickey e o Panda

132
Muitos destes suplementos podem conter substâncias idênticas a medicamentos regulados, basta que a sua dosagem esteja abaixo de determinado limite para que deixem de estar “presos” nas farmácias.
Medicamentos

Criadas embalagens de medicamentos para daltónicos

A Bluepharma anunciou o lançamento de embalagens de medicamentos com sistema de identificação para daltónicos, o código ColorADD- sistema de identificação de cores com uma linguagem universal.
Coronavírus

Existem medicamentos que "matam" a Covid-19?

Publicação viral alega que existem dois medicamentos que "matam" o novo coronavírus. Infarmed desmente essa informação ao Observador.
Coronavírus

Vacina desaconselhada a pessoas com alergias

106
A Sociedade Portuguesa de Alergologia desaconselhou a vacina contra a Covid-19 para pessoas com problemas ou antecedentes de alergias graves, ainda que as reações às vacinas sejam "raras".
Medicamentos

Suspensos lotes de medicamento para infeções

O Infarmed ordenou a "suspensão imediata" da venda de alguns lotes de Zerbaxa, utilizado contra infeções intra-abdominais e do trato urinário complicadas e para pneumonias contraídas no hospital.
Coronavírus

Agência do medicamento dos EUA nega pressões

A agência norte-americana do medicamento, FDA, negou qualquer "pressão" política para aprovar rapidamente a primeira vacina contra a Covid-19, relativizando os riscos alérgicos.
Medicamentos

Apreendidos medicamentos no valor de 73 milhões

A operação teve como alvo medicamentos e princípios ativos contrafeitos ou falsificados, sem princípio ativo ou contendo quantidades diferentes das dos medicamentos originais.
Projetos Observador

E além da vacina? Como se vai curar a Covid-19? 

457
A vacina é essencial para prevenir, mas há outras formas de combate à pandemia. Recorrendo a fundos europeus, duas empresas portuguesas estão a desenvolver um medicamento que pode fazer a diferença.
Medicamentos

EMA foi alvo de um ciberataque 

Houve um Ataque informático na Agência Europeia do Medicamento com o objetivo de roubar documentação relacionada com as vacinas para a Covid-19 da Pfizer e da BioNTech.
África

Malária. Tratamento que custa 3 euros é eficaz

A morte de crianças por malária durante a estação chuvosa, baixou 57% na Gâmbia e 42% no Burkina Faso graças a um tratamento que custa anualmente três euros por criança.
Medicamentos

Criado grupo para uso correto de antimicrobianos  

O grupo de alto nível irá incentivar "as melhores práticas", propondo "políticas e legislação" para a importação, o fabrico, a distribuição e o uso de medicamentos antimicrobianos "de qualidade".
Antibiótico

Consumo de antibióticos em Portugal baixou 20% 

A média de embalagens de antibióticos dispensada nas farmácias passou de 17,46 doses diárias definidas por mil habitantes por dia para 13,97. Portugal voltou a ficar abaixo da média europeia.
Medicamentos

Cardiologistas querem receitas médicas renováveis

Cardiologistas consideram que medicamentos anticoagolantes orais diretos devem ser prescritos em receita renovável pois "as suas indicações incluem doenças que carecem de tratamentos prolongados".
Coronavírus

Medicamento experimental está pronto a usar

O medicamento, desenvolvido em tempo recorde, serve para tratar doentes com Covid-19 em situação grave e tem ainda outras aplicações na área de regulação do sistema imunitário.
Farmácias

Medicação fora da farmácia hospitalar deu poupança

176
Um estudo da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares revelou que 23,2% dos utentes mudaram para um modelo de proximidade, comprando medicamentos perto de casa.
Medicamentos

Infarmed. Milhares de reações adversas notificadas

A maioria (62,7%) das reações adversas notificadas este ano ao Infarmed são consideradas graves. Quem mais notifica são os titulares da autorização de introdução no mercado.
Medicamentos

Menos 22% de antibióticos vendidos até agosto

338
Confinamento, distanciamento social, uso de máscara: a receita que resultou na diminuição da venda de mais de um milhão de embalagens de antibióticos aos portugueses até agosto.
Medicamentos

Farmacêutica concorda em declarar-se culpada 

A farmacêutica Purdue concordou em declarar-se culpada pela promoção agressiva do analgésico opiáceo OxyContin. Terá enganado a agência reguladora norte-americana FDA.
Coronavírus

Droga usada em transplantes pode tratar Covid-19? /premium

O SARS-CoV-2 pode desencadear uma resposta imunitária descontrolada. Um travão a fundo com a ciclosporina pode diminuir a reação e reduzir a mortalidade nos doentes Covid-19.
Coronavírus

PharmaMar anuncia resultados positivos com Aplicov

Farmacêutica PharmaMar anunciou que o estudo com Aplidin (plitidepsina) no tratamento de doentes adultos com Covid-19 alcançou os objetivos de segurança e eficácia.
Coronavírus

OMS: Remdesivir com pouco efeito em doentes graves

170
Estudo da OMS conclui que o tratamento de doentes graves com remdesivir e hidroxicloroquina não resultou numa diminuição da mortalidade. Em março, remdesivir era um dos medicamentos mais promissores.
Medicamentos

Portugal poupou 362 milhões com os genéricos

Os medicamentos genéricos permitiram uma poupança de 362 milhões de euros, desde 2011 a 2020, às famílias portuguesas, pois juntam uma "qualidade inquestionável" a preços "financeiramente acessíveis".
Coronavírus

Europa assegura 500 mil doses de remdesivir 

Este novo contrato surge após um anterior efetuado entre a Comissão Europeia e a farmacêutica Gilead para assegurar 33.380 doses, que têm sido distribuídas na UE e Reino Unido desde agosto.
Coronavírus

Trump diz que tratamento experimental é uma bênção

156
Donald Trump divulgou um vídeo em que revela que se sentiu melhor depois de ter tomado o cocktail experimental de anticorpos. E promete que todos os americanos terão acesso gratuito.
África

África. Países vão poupar 40% com compra conjunta

Os cinco Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento na região africana concordaram numa estratégia conjunta para a aquisição de medicamentos e vacinas.
Estudo Científico

Medicamento para refluxo ligado a diabetes tipo 2

O uso regular de medicamentos para o refluxo ácido, conhecidos como "inibidores da bomba de protão", está associado a um risco elevado de desenvolver diabetes tipo 2, aponta estudo.
Medicamentos

Doentes gastam 5,5 horas para levantar medicação

Os doentes gastam, em média, quase cinco horas e meia e mais de 14 euros por cada ida ao hospital para levantar medicação, indica um estudo divulgado esta quinta-feira.
Coronavírus

Mais de 300 tratamentos para a Covid-19 em estudo

Mais de 300 tratamentos contra a Covid-19 estão a ser estudados ou testados em pessoas em todo o mundo, incluindo antivirais, anti-inflamatórios e plasma sanguíneo convalescente.
Coronavírus

Trump, FDA e plasma: ciência ou política? /premium

O plasma de doentes que recuperaram da Covid-19 pode reduzir a mortalidade em 35%, disse Trump e o comissário da FDA. Mas os dados não dizem isso e o comissário da FDA já admitiu que se excedeu.
Medicamentos

Há mais pessoas sem conseguir pagar medicamentos

297
Associação Dignitude criou fundo para ajudar pessoas que perderam empregos ou com cortes nos salários devido à pandemia. Só em julho o fundo tinha 460 beneficiários — um valor que sobe diariamente.
Coronavírus

Remdesivir mostrou benefícios na doença moderada

A experiência feita com doentes de 105 hospitais mostrou benefícios no tratamento de cinco dias, mas é preciso mostrar que é realmente mais eficaz que os corticosteroides — muito mais baratos.
Infarmed

Infarmed concluiu processo de 49 medicamentos

Segundo a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos em Saúde, da totalidade dos medicamentos avaliados, 36 tiveram aprovação para utilização e financiamento pelo Serviço Nacional de Saúde.
Medicamentos

GSI na campanha anti-falsificação de medicamentos

A campanha 'Fight the Fakes' conta com 10 fundadores e 41 parceiros em todo o mundo, representando profissionais de saúde, nomeadamente médicos e enfermeiros, farmacêuticos, entre outros.
Medicamentos

Medicamentos: ordens fora de grupo de trabalho

As ordens dos médicos e dos farmacêuticos estão chocadas por terem sido excluídos do grupo de trabalho para estudar a dispensa de medicamentos em proximidade.
Infarmed

Infarmed. Estudo sobre dispensa de medicamentos

Infarmed vai liderar grupo de trabalho encarregado de apresentar uma proposta sobre a dispensa de medicamentos hospitalares em farmácias comunitárias, que tem 60 dias para produzir resultados.
Coronavírus

Fisco apreende 550 caixas de antigripal proibido

Foram apreendidas 550 caixas de medicamentos antigripais, cuja comercialização não está autorizada no mercado português, usados alegadamente como medicamentos para a Covid-19.
Medicamentos

Agência de Medicamentos recomenda Remdesivir

Agência Europeia de Medicamentos defende uma autorização para o antiviral Remdesivir para tratamento de doentes com Covid-19, que é já utilizado em Portugal, sob condições estritas.
Infarmed

Gastos com medicamentos na urgência diminuíram /premium

Despesa dos hospitais do SNS com medicamentos na urgência e cirurgia de ambulatório diminuiu nos primeiros quatro meses do ano. Gastos com fármacos em hospital de dia e consulta externa aumentaram.
Coronavírus

CDS propõe comparticipação social nos medicamentos

247
O CDS vai propor no parlamento a comparticipação social nos medicamentos para idosos carenciados, "uma faixa etária altamente vulnerável, quer pela idade, quer pelo nível de letalidade da Covid-19".
Coronavírus

Crioestaminal inaugura laboratório de medicamentos

O novo laboratório vai permitir a produção de medicamentos para ensaios clínicos e terapias experimentais para doenças autoimunes, AVC e Covid-19. Empresa está em negociações com hospitais nacionais.
Infarmed

Compra de medicamentos disparou no confinamento /premium

Houve menos consultas nos primeiros 4 meses do ano, mas disparou o número de embalagens vendidas nas farmácias, especialmente em março. Pandemia pode ter levado a reforço na compra de medicamentos.
Coronavírus

Medicamento para linfoma pode combater Covid-19

168
Segundo resultados preliminares de um estudo nos EUA, um medicamento que bloqueia uma proteína pode impedir reação violenta do sistema imunitário que pode ser fatal nos casos mais graves de Covid-19.
Coronavírus

Cloroquina. Especialistas alegam falhas em estudo

707
É o maior estudo alguma vez feito sobre este medicamento e dissuadiu vários países de usarem a cloroquina no tratamento do vírus. Agora, mais de 100 especialistas pedem que seja corrigido ou retirado.
Coronavírus

Sistema evita rutura de "stocks" em hospitais

O sistema de "gestão inteligente" permite evitar a rutura de stocks em hospitais e farmácias e não substitui a função dos auxiliares e técnicos de saúde, mas "ajuda-os bastante".
Coronavírus

Santa Maria entregou 1.330 medicamentos em casa

Serviço de Gestão Técnico-Farmacêutica entrega diariamente medicamentos a 50 doentes de todo o país, garantindo o acesso aos tratamentos e a segurança dos utentes no âmbito da pandemia da Covid-19.
Coronavírus

Agência Europeia "otimista": 1 ano para vacina

327
Vacina no próximo ano? Cenário "otimista". Tratamentos já neste verão? É possível que sim, na Europa, embora para já ainda não tenham sido divulgadas quais. 115 tratamentos em desenvolvimento.
Coronavírus

Contrafação de medicamentos e dispositivos médicos

127
Em tempo de pandemia deve ser garantida pelas autoridades alfandegárias uma proteção mais rápida e eficaz contra a usurpação de marcas, através do efetivo reforço das medidas de intervenção aduaneira.
Coronavírus

Remdesivir pode ser usado em Portugal. É solução? /premium

147
Ainda está em testes, houve resultados distintos, mas é aposta de investigadores. Nos EUA, o Remdesivir vai ser usado em casos graves internados. Em Portugal foram aceites três pedidos de autorização.
Coronavírus

OMS saúda utilização de medicina tradicional 

549
A OMS reconheceu os benefícios da medicina tradicional, em particular em África, mas ressalva que "é fundamental estabelecer a sua eficácia e segurança através de testes clínicos rigorosos".
Coronavírus

Envio de receitas a utentes por sms gera caos

Sindicato Independente dos Médicos alerta que utentes estão a receber sms com receitas de medicamentos que não lhes foram prescritos ou que foram suspensos e apela à interrupção do procedimento.
Coronavírus

Covid. Medicamento eficaz nas formas mais graves

3334
Medicamento imunomodelador Tocilizumab mostrou ser eficaz na prevenção das "tempestades inflamatórias", a forma mais grave de Covid-19. Hospital de Paris já comunicou às autoridades de Saúde.
Medicamentos

No meio de tanta incerteza há certezas inabaláveis

241
Há compromissos inabaláveis, nomeadamente o dos distribuidores farmacêuticos de serviço completo com a saúde pública e as farmácias comunitárias, reforçando o serviço público que prestam todos os dias
Coronavírus

Farmacêuticos questionam cuidados continuados

A bastonária dos farmacêuticos dirigiu-se à coordenadora da Rede Nacional de Cuidados Continuados e Integrados, questionando a gestão dos medicamentos e criticando a divisão entre profissionais.
Coronavírus

Medicamentos de reumatologia comprometem doentes

211
A Sociedade Portuguesa de Reumatologia e a Ordem dos Médicos alertam para "prescrição indiscriminada e exagerada" de medicamentos de reumatologia a doentes Covid-19.
Coronavírus

Medicamentos. Farmácias e CTT vão entregar em casa

2010
A Associação Nacional de Farmácias (ANF) e os Correios de Portugal (CTT) juntaram-se para lançar um novo serviço de entrega de medicamentos ao domicílio.
Espanha

Sexo. Comprimidos vendidos como suplementos

Rede de tráfico importava da Malásia grande quantidades de medicamentos para disfunção sexual, que eram depois vendidos em ginásios, ervanárias e "sex shops" como suplementos alimentares naturais.
Medicamentos

Aumentaram os gastos em medicamentos em 2019

280
Utentes portugueses gastaram 669,8 milhões de euros em medicamentos entre janeiro e novembro de 2019, um aumento de 18,5 milhões de euros (2,8%) face a 2018. SNS gastou mais 80,8 milhões (3,4%).
Porto

Jovens portugueses em programa da Agência Espacial

A equipa de jovens investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde vai "avaliar o efeito da hipergravidade na permeabilidade do intestino" em relação à absorção de dois medicamentos.
Moçambique

Moçambique investe 12,6 milhões em medicamentos

Objetivo passa pela "distribuição de kits de medicamentos essenciais de modo a flexibilizar, por um lado, a logística, e, por outro, diminuir os custos a eles associados"
Saúde

Cientistas criam "máquinas vivas" a partir de rãs

142
Têm um milímetro de diâmetro e podem ser usadas para "detetar compostos nocivos ou contaminação radioativa, recolher microplástico nos oceanos ou viajar nas artérias para remover obstruções".
Medicamentos

Medicamento ligado a suicídio vende-se em Portugal

572
Reino Unido abre investigação a medicamento para o acne suscetível de provocar efeitos secundários que podem conduzir ao suicídio. É vendido em Portugal. Infarmed garante que é seguro.
Medicamentos

Coimbra. Cresce entrega de medicamentos a casa

O novo programa de distribuição permite aos utentes poupar em média 50 euros e 12 horas e destina-se a doentes com HIV/sida, esclerose múltipla, hemofilia e transplantados de vários órgãos.
Medicamentos

Oliveira do Hospital comparticipa medicamentos

240
O município de Oliveira do Hospital vai comparticipar, a partir de 1 de janeiro, os medicamentos às pessoas com carência económica comprovada, não existindo um "plafond" máximo deste financiamento.
Medicamentos

Arranca campanha de ajuda à compra de medicamentos

A Associação Dignitude lançou uma campanha de angariação de fundos para ajudar quem não consegue comprar medicamentos prescritos. A campanha decorre em mais de 700 farmácias, até 25 de dezembro.
Medicamentos

Falhas do SNS não são únicas na UE, diz ministra

1129
A ministra da Saúde afirmou que as falhas no acesso a medicamentos não são "um exclusivo nacional", estando em discussão entre os Estados-membros uma "estratégia global para o acesso ao medicamento".
Medicamentos

Brasil aprova venda de medicamentos de canábis

O Brasil aprovou a venda de medicamentos à base de canábis. A entrada do produto no país tem de ser feita por pontos específicos e este tem de ser importado "semielaborado".
Farmácias

Sistema de receitas eletrónicas já foi reposto

O sistema foi reposto às seis horas da manhã deste domingo, duas horas antes do previsto, pelo que as pessoas com receitas médicas nos telemóveis já as podem aviar nos moldes habituais.
Serviço Nacional de Saúde

SNS. Governo garante acesso a medicamentos

O sistema informático que suporta os sistemas e serviços digitais do Serviço Nacional de Saúde vai ser intervencionado durante este fim de semana. Governo diz que há plano de contingência.
Medicamentos

Prescrição eletrónica de receitas desligada às 14h

159
Sistemas vão estar desligados até às 8h deste domingo. Prevendo atrasos, farmácias recomendam aos doentes que possuam receitas médias que as procurem aviar até às 13h horas deste sábado.
Infarmed

Mais de 11 mil reações adversas a medicamentos

O Infarmed recebeu desde o início do ano 11.359 notificações adversas, 6.613 consideradas graves (58%), sendo quem mais notifica os titulares da autorização de introdução no mercado.
Medicamentos

105 milhões de remédios ilegais apreendidos

Mais de 105 milhões de comprimidos, ampolas e saquetas de produtos de saúde falsificados e ilícitos foram retirados do mercado. Alguns continham mercúrio, arsénico, veneno de rato ou cimento.
Medicamentos

Medicamentos. "Hospitais não medem os resultados"

A bastonária da Ordem dos Farmacêuticos mostrou-se preocupada com o facto de 70% dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde não medir os resultados dos medicamentos inovadores que são aplicados.
Medicamentos

Ministra da Saúde acompanha stocks hospitalares

A Ministra da Saúde, Marta Temido, mostrou-se preocupada com a situação de rotura no abastecimento dos hospitais, mas o ex-secretário de estado culpa as farmacêuticas de uma "campanha organizada".
Medicamentos

40% dos hospitais têm ruturas diárias medicamentos

221
Os preços "excessivamente baixos dos medicamentos genéricos" são a causa mais importante identificada pelos hospitais para as ruturas de fornecimento, muitas vezes resolvidas com recurso à importação.
Medicamentos

Publicado regulamento que prevê stocks mínimos

O Infarmed publicou um regulamento que prevê stocks mínimos nos distribuidores e a notificação da falta de fármacos num prazo até 24 horas. No caso de rutura, o Infarmed deve ser notificado.
Medicamentos

Consumo de antidepressivos cresce, álcool baixa

O consumo de antidepressivos em Portugal mais do que triplicou desde 2000. Em contrapartida o de álcool diminuiu em quase 11 litros por ano, por pessoa, diz a OCDE.
Medicamentos

Laboratório Militar vai fazer fármacos com canábis

Até ao final deste ano “o LMPQF vai começar a manipular canabinoides de modo a poder aviar as receitas dos pacientes que já conseguem ter uma prescrição médica”, adiantou a presidente do OPCM.
Resíduos

Estações de tratamento não eliminam fármacos 

Investigadores do Instituto Superior do Porto (ISEP) concluíram que as estações de tratamento de água residuais (ETAR) "não estão preparadas para remover poluentes emergentes como os fármacos".
Sintra

Sintra. Encerrada nova unidade da fábrica Hikma 

A Câmara Municipal de Sintra encerrou esta quinta-feira uma nova unidade de produção de medicamentos estéreis injetáveis, referindo que foi devido à "falta de licença de utilização da unidade".
Infarmed

Infarmed suspende dois distribuidores

Dois distribuidores viram a sua licença suspensa devido a exportação ilegal e "irregularidades graves". O Infarmed efetuou 173 inspeções a diversas entidades.
Saúde

H. pylori. Resistência a antibiótico duplica

1157
Portugal é o 10.º país com a taxa de resistência ao antibiótico clarithromycin mais elevada, na ordem dos 20%. H. pylori afeta cerca de 70% da população adulta portuguesa.
França

França quer conter venda de paracetamol

350
A agência francesa do medicamento quer que já em janeiro de 2020 certos analgésicos sejam vendidos atrás dos balcões da farmácia, de maneira a reforçar o papel de aconselhamento dos farmacêuticos.
Serviço Nacional de Saúde

Tem de haver critério para os medicamentos

O actual governo mais do que pactuar, estimula e promove o racionamento indiscriminado e injustificado no acesso a medicamentos inovadores através de atrasos no processo de aprovação e comparticipação
Medicamentos

Há portugueses sem acesso a medicamentos

356
A bastonária da Ordem dos Farmacêuticos alertou que há portugueses sem acesso a medicamentos de dispensa exclusiva hospitalar, porque não conseguem ir buscá-los. É preciso "não criar desigualdades".
Infarmed

Infarmed recebe doentes por falta de medicamentos

“Queremos explicar como é que todo o processo decorre, como se garante o acesso ao SNS, a sustentabilidade e de que maneira os doentes podem participar”, afirmou o responsável do Infarmed.
Medicamentos

Garantir a todos o acesso aos cuidados da medicina

467
A garantia do acesso dos cidadãos aos medicamentos de que necessitam é uma das vertentes do direito fundamental da protecção da saúde, essencial para ´uma vida com o mínimo de qualidade e dignidade.
Infarmed

Infarmed retira medicamento para azia do mercado

4276
O Infarmed ordenou este sábado a retirada de vários lotes de protetores gástricos contendo ranitidina do mercado. Terá sido detetado um possível agente carcinogénio no princípio ativo.
Ministério da Saúde

Medicamentos. Infarmed reúne com associações

A ministra da Saúde afirmou reunir-se com as associações de doentes para perceber melhor quais são os constrangimentos ao nível da falta de medicamentos e identificar as formas de os ultrapassar.
Doenças

Esclerose múltipla. Pedidos novos medicamentos 

Associações querem garantir que doentes "tenham assegurados os seus direitos enquanto cidadãos". Defendem, entre outras medidas, acesso a um "plano integrado de gestão da doença".
Antibiótico

Bactérias cada vez mais resistentes a antibióticos

1399
Nos últimos cinco anos, uma agência de saúde pública de Inglaterra identificou 32 bactérias capazes de resistir a todos os antibióticos. Mortes por resistência a antibióticos deverão aumentar.
ADSE

ADSE limita financiamento a fármacos de cancro

2755
Subsistema de saúde dos funcionários públicos diz que só pode autorizar o financiamento de fármacos oncológicos “em casos imperiosos para a saúde do doente".
Medicamentos

Infarmed nega medicamentos a doentes com cancro

6009
Ordem dos Médicos denuncia que há centenas de doentes com cancro sem acesso a novos medicamentos. Infarmed garante que médicos podem fazer pedidos excecionais e que critérios para recusa são clínicos.
Saúde

Ainda os medicamentos

176
O Infarmed concedeu duas autorizações de utilização especial para um medicamento de eficácia muito duvidosa, longe de estar comprovada a longo prazo.
Espanha

Fármaco deixou bebés com síndrome de lobisomem

381
Vários lotes com o princípio ativo de omeprazol que foram distribuídos por uma empresa tinham, afinal, minoxidil, destinado à prevenção da queda de cabelo. Lotes não chegaram a Portugal.
Medicamentos

Falta de medicamentos deixa doentes sem opções

829
As farmácias portuguesas ficaram sem stock de mais de dez medicamentos durante o mês de julho. Há medicamentos esgotados há pelo menos um ano. Hipertensos são dos que mais preocupam.
Cabo Verde

Cabo Verde vende seis empresas públicas até maio

A Empresa Nacional de Produtos Farmacêuticos, a Inpharma, a única fábrica de medicamentos de Cabo Verde, e a Electra, empresa pública de eletricidade e água, são algumas das privatizações previstas.
Medicamentos

Porto. Hospital sem dinheiro para medicamento caro

347
Daniela Braga sofre de paramiloidose e é acompanhada no Hospital de Santo António, no Porto, que diz não ter verbas para assumir os custos do medicamento que estagna a doença.
Medicamentos

Interação de medicamentos afeta mais as mulheres

Estudo feito durante 18 meses mostrou que os problemas variam consoante a idade — acontece mais, por exemplo, a partir dos 50 anos, quando as mulheres entram na menopausa.
Medicamentos

Aprovada lei que diminui rutura de medicamentos

Estudo concluiu que houve 64,1 milhões de embalagens de medicamentos que não puderam ser dispensadas no momento em que as pessoas as tentaram adquirir nas farmácias, em 2018.
Saúde

Canábis. Observatório quer formar médicos

O Observatório Português de Canábis Medicinal está a reunir verbas para dar formação aos médicos sobre a prescrição de medicamentos, preparações e substâncias à base desta planta.
Greve

Apifarma quer serviços mínimos para medicamentos

Apifarma pede que a distribuição de medicamentos nos hospitais e farmácias e assistência técnica a equipamentos de análises sejam serviço mínimo na greve dos transportes de matérias perigosas.
Medicamentos

Fármaco à base de cannabis vai ser comparticipado

910
Sativex destina-se a doentes com esclerose múltipla. Fármaco deverá chegar ao mercado português em setembro deste ano, diz a empresa responsável pela venda na Europa.
Indústria Farmacêutica

Bayer vende Dr. Scholl's por 522 milhões de euros

A Yellow Wood Partners, uma empresa com sede em Boston, Estados Unidos, adquiriu os direitos da marca Dr. Scholl's, criada há 110 anos, e com 30 empregados nos EUA e Canadá.
Medicamentos

Novas medidas de segurança para medicamentos

102
Agencia Europeia do Medicamento recomenda medidas de segurança para evitar erros na prescrição e administração de medicamentos com metotrexato, indicado para casos de cancro e doenças inflamatórias.
Medicamentos

Bebé Matilde já está em casa

681
Os pais anunciaram na quarta-feira que a bebé teria alta hospitalar do Hospital Santa Maria esta quinta. Depois de várias semanas internada, Matilde já está em casa, confirmaram os pais à TVI.
Medicamentos

Portugueses demoram mais a ter novos medicamentos 

175
Portugal é o país da OCDE onde se consomem mais ansiolíticos, SNS é marcado por uma "inércia" governativa, e há dificuldades no acesso a novos medicamentos, diz relatório do Observatório da saúde.
Saúde

Matilde começa a ser tratada com outro medicamento

479
Bebé começa esta terça-feira a ser tratada com medicamento que existe em Portugal e que vai ajudar a "travar" a doença. Para o medicamento dos EUA, "a parte burocrática está ultrapassada", dizem pais.
Medicamentos

Sobre as Matildes

138
Queixamo-nos de que pagamos demasiados impostos. Há quem prometa baixá-los, quem exija cortá-los, mas ninguém nos explica como sustentar o SNS onde os medicamentos tenderão a ficar cada vez mais caros
Medicamentos

Matilde. Parte dos 2 milhões arrisca pagar imposto

5847
Lei que enquadra donativos para o medicamento da bebé é a mesma para prendas de casamento e jogos sociais. Fiscalista apela a "bom senso" e defende que nenhum montante deva ser tributado.
Doenças raras

Bebé Matilde. Remédio pode chegar à Europa em 2019

951
O Zolgensma é o medicamento mais caro do mundo. O laboratório que o produz já pediu autorização para o comercializar na Europa. O remédio que pode curar Matilde pode chegar a Portugal este ano.
Doenças raras

Bebé Matilde. Donativos passaram os 800 mil euros

321
Bebé que sofre de doença rara precisa de um medicamento que custa quase dois milhões de euros. Pedido de ajuda dos pais já motivou donativos superiores a 800 mil euros.
Saúde Pública

A legalização da venda de estupefacientes

O debate ideológico ou moral não nos esclarece sobre o que é mesmo importante. Em causa não está saber se a venda deve ser legal, mas se a legalização da venda introduz ou tira valor à saúde pública.
Alzheimer

Pfizer não quis investir no combate ao Alzheimer

26203
A empresa norte-americana detetou num anti-inflamatório a capacidade de reduzir os riscos de sofrer Alzheimer em 64%. Não investiu nesta investigação e tentou omitir as informações do público.
Organização Mundial de Saúde

OMS quer transparência no preço dos medicamentos

Maior transparência no preço dos medicamentos e no apoio à sua produção em países em desenvolvimento é a vontade vincada pelos Estados Membros da Organização Mundial de Saúde.
Medicamentos

Remédio mais caro do mundo custa 1,9 milhões

1959
A Novartis criou um remédio para curar a atrofia muscular espinhal e cobra 1,9 milhões de euros por ele. Chama-se Zolgensma e já foi aprovado pela FDA (o equivalente americano do Infarmed português).
Sociedade

O adeus ao pau de Cabinda. Mito ou mezinha eficaz? /premium

157
Proibido pela UE 26 anos depois de ter chegado a Portugal, ninguém sabe dizer se o pau de Cabinda funciona ou se faz mal à saúde. Quem tomou também se divide: entre uma noite de prazer ou um fracasso.
Medicamentos

Centro europeu distingue fármacos portugueses

Os fármacos inovadores foram desenvolvidos por um instituto da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e distinguidos com o prémio Society Impact Award 2019.
Medicamentos

Uso de anti-histamínicos aumentou em 2018

Lisboa é o distrito onde são consumidos mais anti-histamínicos e Bragança regista o menor número de casos. A Desloratadina é o anti-histamínicos mais utilizado. Outono e primavera têm recorde de uso.
Medicamentos

Questões clínicas, éticas e financeiras das CAR-T

Quando um tratamento pode custar 500 mil euros por doente, como nalguns casos de cancro, como se avalia a relação custo-benefício num SNS exangue onde salvar uma vida pode implicar sacrificar outras?
Medicamentos

França faz advertência ao uso do ibuprofeno

1392
A agência francesa do medicamento fez uma advertência a médicos e pacientes sobre riscos decorrentes do uso do ibuprofeno e do cetoprofeno e pediu uma investigação a nível europeu.
Medicamentos

Doentes e associações na avaliação de medicamentos

117
Infarmed e APH promovem um projeto que permite uma "maior proximidade" entre as associações e os doentes e com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas com hemofilia.
Saúde

Andamos a abusar das drogas contra o colesterol? /premium

569
Não há muitas dúvidas sobre recomendar estatinas a quem tenha problemas cardiovasculares, mas quando o alvo são pessoas saudáveis ou idosos já se levantam mais dúvidas. O que acontece em Portugal?
Cancro

Cientistas criam "transportadores" de medicamentos

Em concreto, os cientistas geraram em laboratório pequenas vesículas esféricas que existem no organismo e que "transportam" por exemplo moléculas que propagam o sinal nervoso nas células nervosas.
Farmácias

Preço dos medicamentos "inevitavelmente" irá subir

178
Presidente da Apifarma garante que "Portugal compara os seus preços com os países de referência mais baixos que pode haver" e que, sobretudo nos produtos mais baratos, o preço terá de subir.
A página está a demorar muito tempo.