Medicamentos

Medicamentos

Infarmed aconselha cuidados com Nolotil

1.565
O Infarmed aconselha cuidados no uso de medicamentos para as dores contendo metamizol, como o Nolotil. Em Portugal há 11 casos de reações adversas ao medicamento. Morreram 10 pessoas em Espanha.
Medicamentos

Medicamentos gratuitos beneficiam 3 mil famílias 

A Associação Dignitude ajudou, em três anos, cerca de 6.000 beneficiários em todo o país, entre idosos e crianças, a adquirirem 120 mil medicamentos de forma completamente gratuita.
Organizações de Saúde

Lei da canábis medicinal concluída até fim do ano

A regulamentação da lei do uso da canábis para fins medicinais, desde o cultivo até à dispensa dos medicamentos em farmácia, deverá estar concluída até ao final do ano, disse a presidente do Infarmed.
Medicamentos

Laboratório que fabrica Nolotil nega restrições

Farmacêutica que comercializa o analgésico Nolotil nega que tenha havido restrições ao medicamento para turistas em Espanha. "Houve, sim, um reforço de que apenas deve ser utilizado com prescrição".
Medicamentos

Nolotil. Mortes em Espanha, casos em Portugal /premium

20.107
Dez britânicos morreram em Espanha enquanto tomavam Nolotil. Não foi estabelecida qualquer associação direta com o analgésico. A venda do medicamento, porém, foi restringida. E em Portugal?
Medicamentos

Medicamentos evitaram mais de 110 mil mortes

247
Um estudo sobre a realidade do medicamento em Portugal feito para a Apifarma conclui que a utilização de fármacos acrescentou dois milhões de anos de vida saudável aos portugueses.
Fact Check

Hiperatividade. Medicamentos devem ser proibidos? /premium

667
PAN leva o tema ao parlamento esta 4ª feira. Médicos concordam com mais psicólogos nas escolas e no SNS e que haja uma discussão sobre a hiperatividade, mas não aceitam condicionamentos.
INTERPOL

Interpol apreende 500 toneladas de medicamentos

Mais de 500 toneladas de medicamentos foram apreendidas numa megaoperação envolvendo autoridades de 116 países, incluindo Portugal, e que resultaram em 859 detenções, revelou a Interpol.
Venezuela

Venezuela fixa preço de 56 remédios por 90 dias

O Governo venezuelano decidiu fixar, por 90 dias, o preço de 56 princípios ativos de medicamentos, que correspondem a 172 duas apresentações, segundo resolução publicada na Gazeta Oficial.
Cabo Verde

Reações adversas a medicamentos em Cabo Verde

Segundo um estudo realizado por investigadores do regulador dos produtos farmacêuticos e alimentares, desordens gastrointestinais e de foro neurológico foram os eventos mais frequentes.
Medicamentos

Pode o Parlamento proibir prescrever medicamentos?

310
Esta iniciativa do PAN é injustificada e configura uma interferência política num ato médico, desvalorizando o saber e a prática clínica, o que apenas costuma ser observado em regimes totalitários.
Medicamentos

Carta aberta à presidente do Infarmed

385
Portugal é o 15º país da União Europeia, e o 29º do mundo, cuja agência do medicamento foi reconhecida pela sua contraparte norte-americana como tendo demonstrado integridade e competência.
Farmácias

Medicação comparticipada dá prejuízo às farmácias

As farmácias portuguesas perdem sete cêntimos por cada dispensa de medicamentos comparticipados, que resultam em milhares de euros de prejuízo. Em 2015, o prejuízo foi de 3434 euros.
Medicamentos

Medicamento para Parkinson em falta no mercado

O medicamento Sinemet, para o tratamento da doença de Parkinson, está em rutura de stock, informou o Infarmed que diz estar à procura de alternativas para os doentes.
Medicamentos

Analgésico diclofenac aumenta risco de enfarte

939
Uma pesquisa publicada no "British Medical Journal" avança que medicamentos com diclofenac, substância comum em analgésicos, aumenta riscos de enfarte em 50%. Está presente no Voltaren e no Arthrotec.
Doenças

Parkinson. Novo medicamento disponível em Portugal

1.131
Após dois anos de espera por autorização, a Bial anunciou estar já disponível no mercado português um novo medicamento para doentes com Parkinson que atrasa os sintomas de progressão da doença.
Medicina

Quando a terapia alternativa é um problema maior /premium

4.479
Ervas e homeopatia não curam o cancro. No mínimo, não fazem nada. No limite, agravam tanto o problema que o tornam impossível de resolver. Tudo o que mostra ser eficaz é integrado na medicina.
Venezuela

55 mil pessoas com cancro não têm medicamentos

119
Na Venezuela há mais de 55 pacientes com cancro que estão sem tratamento por falta de medicamentos, denunciou segunda-feira a ONG Codevida.
Medicamentos

Cristas admite Estado a produzir medicamentos 

A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, admitiu que a proposta do PCP de produção de medicamentos pelo Estado poderá ser uma ideia interessante, mas apenas se ficar mais barato.
Medicamentos

Comprados 16 mil remédios para alergias por dia

Os portugueses compraram diariamente mais de 16 mil embalagens de anti-histamínicos no ano passado, em média, para alívio das alergias.
Serviço Nacional de Saúde

Medicação. Hospitais deixam de dar doses unitárias

748
Ordem dos Farmacêuticos informou que há "serviços em alguns hospitais" públicos onde se deixou de distribuir a medicação por dose unitária, que é uma prática mais segura, por falta de profissionais.
Medicamentos

Infarmed retira medicamentos para tensão arterial

O Infarmed mandou retirar do mercado vários lotes de medicamentos contendo a substância ativa valsartan, usada no tratamento da tensão arterial elevada, depois de encontrar impureza.
Indústria Farmacêutica

Indústria quer acordo para despesa em medicamentos

O presidente da Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica falou no esforço que o Ministério da Saúde tem feito na aprovação de novos medicamentos em Portugal, mas diz que é preciso "fazer mais".
Infarmed

Infarmed no Porto: poupança demora 15 anos

Relatório do grupo de trabalho encarregue de analisar a deslocação afirma que apesar do custo inicial da mudança rondar os 17 milhões de euros, poderá vir a recuperar 8,4 milhões, mas em 15 anos.
Infarmed

Infarmed. 111 medicamentos aprovados em 2 anos

Foram aprovados 111 medicamentos nos últimos dois anos pela Infarmed, a maioria em áreas como o cancro e a Sida. No ano passado a instituição evoluiu em todas as áreas, segundo a presidente.
Saúde

Parlamento aprova uso terapêutico de canábis

2.246
A legalização do uso de produtos feitos à base de canábis para fins medicinais foi aprovada por todas as bancadas parlamentares, com a abstenção do CDS.
Medicina

Cancro pancreático. Terapia alarga tempo de vida

Os investigadores acreditam que poderá ser uma mudança de paradigma no combate à doença, que tem baixa taxa de sobrevivência, desde que o tumor seja detetado e removido antes de se espalhar.
Alimentação

Banco vai ajudar Angola com 2 mil milhões 

O African Export-Import Bank está a preparar uma linha de financiamento de até 2 mil milhões de dólarespara garantir importações de alimentos e medicamentos por Angola.
Medicamentos

VIH. Infarmed avalia segurança de medicamento

A Agência Europeia de Medicamento recomenda que não sejam prescritos medicamentos com dolutegravir, usado no tratamento do HIV, a mulheres que queiram engravidar, após os resultados de um estudo.
Moçambique

Maputo. Crise de fármacos em farmácias do Estado

As farmácias estatais de Moçambique enfrentam crise de medicamentos essenciais, privando de fármacos doentes sem meios para recorrer a farmácias privadas.
Medicamentos

Medicamento à base de canábis aguarda aprovação

O medicamento baseado numa fórmula purificada de canabidiol mostrou ser seguro e eficaz no tratamento de duas formas raras de epilepsia que não respondem aos tratamentos existentes.
Angola

Angola. Concurso de seis milhões para medicamentos

Foram lançados, na segunda-feira, três concursos públicos para a aquisição de medicamentos e consumíveis hospitalares por quase seis milhões de euros, em Angola.
Venezuela

Venezuela. 728 protestos só em março

Os venezuelanos realizaram 728 protestos durante o mês de março, pela falta de dinheiro em notas nos bancos, eletricidade, gás, água, transporte e pela escassez de alimentos e medicamentos
Venezuela

Mais de 100 mil doentes com sida sem medicação

Um médico do Hospital José Gregório Hernández, em Caracas, denunciou a falta de medicamentos para doentes com sida. Médicos e doentes vão protestar a 18 de abril frente ao Ministério da Saúde.
Medicamentos

Farmacêuticos contra descontos dos medicamentos

Os farmacêuticos estão contra a prática de descontos no preço dos medicamentos ao balcão das farmácias, por considerarem que gera "desigualdades e iniquidades" no acesso aos fármacos e à saúde.
Infarmed

VIH. 100 pessoas com acesso precoce ao medicamento

A farmacêutica que produz o medicamento contra o VIH disponibilizou doses para 100 pessoas, sem encargos para o Serviço Nacional de Saúde, enquanto o processo de financiamento não está concluído.
Medicamentos

Mais três municípios com medicamentos grátis

Os municípios de Ansião, Pampilhosa da Serra e Guimarães passaram a integrar o programa de dispensa gratuita de medicamentos para doentes carenciados da Associação Dignitude.
Proteção de Dados

Proteção de Dados alerta para regime de remédios

A Comissão de Proteção de Dados avisa que o novo regime jurídico de medicamentos cria um sistema de registo de reclamações que pode conter dados pessoais que podem ser sensíveis.
Medicamentos

Programa de medicamentos grátis em 60 concelhos

Cerca de 60 municípios já aderiram ao programa Abem, da Associação Dignitude, criado há dois anos para ajudar pessoas com doenças crónicas na compra de medicamentos.
Infarmed

Quatro medicamentos com paracetamol suspensos

390
As autorizações de introdução no mercado de quatro medicamentos com paracetamol de libertação prolongada foram suspensas. Avaliação de segurança concluiu que trazem mais riscos do que benefícios.
Canábis

Prescrição de canábis "exige todos os cuidados"

A Ordem dos Médicos disse esta quinta-feira que a prescrição de canábis como medicamento "exige todos os cuidados". Uma delegação da Ordem foi ouvida esta quinta-feira no Parlamento.
Medicamentos

Um em cada 10 não compra remédios por dinheiro

741
Um em cada dez portugueses deixou no último ano de comprar medicamentos prescritos pelo médico por falta de dinheiro, um valor que baixou relativamente a 2016.
Bial

Bial vai distribuir medicamentos na Coreia do Sul

A Bial vai distribuir medicamentos para a epilepsia e o Parkinson na Coreia do Sul. A farmacêutica aumenta assim para 60 o número de países onde está presente.
Farmácias

Governo quer limitar descontos acima de 3%

118
Governo está a preparar projeto para impedir farmácias de aplicar descontos acima de 3% em alguns medicamentos sujeitos a receita médica.
Canábis

Médicos preocupados com uso de canábis medicinal

Enquanto em Portugal se discute a utilização de canábis com fins medicinais, dando exemplos do que se tem feito noutros países, há médicos em locais onde o uso é possível que pedem mais ponderação.
Farmácias

Recolha solidária de medicamentos este sábado

O Banco Farmacêutico promove este sábado mais uma recolha de medicamentos, uma iniciativa que conta com o apoio de 230 farmácias de todo o país e se destina a apoiar os utentes de 100 instituições.
Hepatite C

Mais de 15 mil doentes com Hepatite C tratados

513
Desde que foi firmado o acordo para utilização dos primeiros medicamentos antivíricos de ação direta aprovados em Portugal, foram concluídos mais de 12 mil tratamentos e 8.870 doentes ficaram curados.
Infarmed

Medicamento Esmya analisado após lesões hepáticas

O medicamento Esmya está a ser analisado, devido a casos de lesões hepáticas graves. Até que a avaliação seja concluída, a EMA e o Infarmed recomendam aos doentes que o utilizem que façam análises.
Canábis

Infarmed. Canábis seria "fantástico" 

A presidente do Infarmed defende que, para alguns doentes, a canábis como medicamento seria "fantástico". Ainda assim, Maria do Céu Machado não está a favor do auto cultivo.
Gripe A

Antiviral contra a gripe A vai ser incinerado

201
A reserva do antiviral Oseltamivir, adquirida em 2005 por 22,5 milhões como prevenção contra uma pandemia de gripe A, vai ser incinerada. As doses deixaram de ter condições de segurança.
Gripe

Menos vacinas da gripe dadas em toda a Europa

O número de vacinas da gripe dadas a grupos de risco caiu durante sete anos. As autoridades de saúde internacionais alertam para a diminuição da proteção de grupo e para o risco de pandemia.
Medicamentos

Infarmed. Medicamentos ilegais em site português

O Infarmed detectou um site em português que promove a venda de medicamentos ilegais e perigosos para emagrecer. Promoção é feita também via Facebook e Whatsapp.
Inovação

Programa de medicamentos vence prémio

O programa Abem, que procura dar resposta aos problemas de acesso ao medicamento motivados por condições socioeconómicas, ganhou o Prémio António Sérgio, na categoria de Inovação e Sustentabilidade.
Medicamentos

Medicamento contra cancro do pulmão comparticipado

1.227
O cancro do pulmão de células não-pequenas vai poder ser tratado com imunoterapia, como primeira linha de tratamento, com comparticipação do Estado.
França

Leite em pó Lactalis retirado em 83 países

A Lactalis vai retirar do mercado mais de 12 milhões de latas de leite em pó para bebés, de 83 países, suspeitas de contaminação com a bactéria salmonela. O caso não afeta Portugal.
Fact Check

Fact check. Canábis: o que diz a ciência?

295
Para defenderem as suas propostas BE, PAN e PCP enumeram uma série de benefícios associados à utilização de canábis, mas muitas dessas aplicações ainda não foram demonstradas em humanos. Fact check.
Luanda

Luanda encerra primeiras farmácias ilegais 

As farmácias em situação ilegal foram cadastradas em 2017 e a sua maioria "não cumpre com as boas práticas farmacêuticas". Numa primeira fase serão encerradas 40 das 100 ilegais detetadas.
Canábis

Legalizar a canábis ou os medicamentos derivados?

367
O BE e o PAN defendem a legalização da canábis e produtos associados para fins medicinais, mas cientistas e médicos dizem que só os medicamentos deveriam ser aprovados e só depois de testados.
Medicamentos

Hospitais poupam 30 milhões com três genéricos

110
É na área do cancro e do tratamento do VIH que os hospitais estão a conseguir poupar mais com o uso de medicamentos genéricos. Especialista alerta para o risco de abandono do mercado de fornecedores.
Saúde

Medicamentos para disfunção erétil vendem-se mais

357
É o número mais alto de sempre: no ano passado, venderam-se em Portugal 732.936 embalagens de medicamentos para a disfunção erétil, revelam os últimos dados do Infarmed.
Medicamentos

Infarmed instaura 30 processos de contraordenação

O Infarmed realizou este ano 410 inspeções e instaurou 30 processos de contraordenação, alguns por venda de medicamentos fora de prazo ou sem receita médica.
VIH

Resistência a medicamentos contra VIH/sida aumenta

A resistência a medicamentos contra VIH/sida está a aumentar em África, na Ásia e na América Latina. A maioria dos seropositivos que apresenta resistência já foi exposto a antirretrovirais.
Saúde

Plasma português será fracionado

Os primeiros 30 mil litros de plasma português para transformação em medicamentos vão começar a ser fracionados e, numa segunda fase essa quantidade deverá atingir os 50 mil litros.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)