A Câmara de Sintra vai avançar com a reabilitação energética de 126 fogos na freguesia de Casal de Cambra, num investimento de 1,3 milhões de euros, para melhorar as condições de habitabilidade, foi anunciado esta segunda-feira.

Segundo uma nota da autarquia, foram assinados, na sexta-feira, “os autos de consignação que marcam o início da empreitada de reabilitação energética referentes a 126 fogos na freguesia de Casal de Cambra, num investimento no valor de um milhão e 300 mil euros“.

De acordo com a câmara, os trabalhos de reabilitação energética destes fogos habitacionais em três lotes da Rua de Monte Carlo, em Casal de Cambra, integram a Estratégia Local de Habitação, que visa garantir “condições de acesso a uma habitação condigna a pessoas que não dispõem de capacidade financeira para aceder a uma solução habitacional adequada”.

Temos vindo a investir nestas empreitadas de reabilitação energética, pois precisamos de colmatar as dificuldades sentidas pela população, promovendo melhores condições de habitabilidade aos munícipes”, salientou o presidente da autarquia, Basílio Horta (PS), citado na nota.

Os trabalhos de reabilitação energética consistem na substituição das caixilharias, isolamento térmico de paredes, instalação de equipamentos de produção de águas quentes sanitárias (AQS), que “permitem uma redução de 10% das necessidades de aquecimento ou arrefecimento“, pinturas e revestimentos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Numa anterior nota, em agosto, a autarquia tinha indicado que vai “investir mais de oito milhões de euros na reabilitação energética de 351 fogos de habitação social municipal”.

As deliberações para adjudicação de empreitadas e abertura de concursos públicos para reabilitação energética de habitação social em diversos locais do concelho abrangem 351 fogos localizados nomeadamente nas uniões de freguesias de Agualva e Mira-Sintra, de Massamá e Monte Abraão, de Queluz e Belas, e nas freguesias de Algueirão-Mem Martins e de Rio de Mouro.

A autarquia explicou que a Estratégia Local de Habitação de Sintra pretende dar resposta às necessidades de habitação no território e “beneficiará mais de 3.000 famílias, prevendo-se um investimento de cerca 179 milhões de euros até 2026”, com “a reabilitação de mais de 1.600 fogos municipais existentes e um aumento de mais de 1.400 novos fogos pela via da aquisição ou construção”.

Este investimento é apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), notou a autarquia.