Os fortes ventos do fluxo polar que levaram à rápida formação da violenta e rara tempestade Ciarán, que a partir da madrugada desta quinta-feira vai afetar toda a meteorologia da Europa, conseguiram com que se batessem recordes na aviação. Isso mesmo. As viagens entre várias cidades da costa leste americana, como Miami, Nova Iorque ou Boston, até ao Reino Unido foram reduzidas em cerca de uma hora ou até hora e meia.
The same jet stream winds which will power up #StormCiarán on Thursday is also helping aircraft with fast flight times across the Atlantic from the USA to Europe, This BA flight from Boston to London travelling at nearly 750mph, normally it’s around 530-570mph! #Aviation… pic.twitter.com/rIOHy2nCkR
— WEATHER/ METEO WORLD (@StormchaserUKEU) October 31, 2023
Um voo da British Airways, que atravessa o Atlântico de Boston para a Londres a uma velocidade habitual de 860/900 km/h, conseguiu fazê-lo a 1200 km/h. E houve registo até de velocidades superiores.
The jetstream firing Storm Ciaran across the Atlantic is also giving planes a good boost.
Nearly 800mph at 37,000 ft.
Normal cruising speed is about 500-550mph pic.twitter.com/quxVXJvWeS
— Dave Throup (@DaveThroup) October 31, 2023
Two planes almost side by side BUT note the difference between riding with or against the current #JetStream! Depending upon direction your adding or taking away 1/1.5hrs flight time… Could the record fall over the next day or two? pic.twitter.com/UzKR6OiLJd
— MarkVoganWeather.com (@MarkVogan) October 31, 2023
Mesmo viagens da costa oeste registaram diferenças significativas. Quem viajou de Las Vegas apanhou a embalagem do jet stream para chegar mais rápido ao destino.
A very strong jetstream over the Atlantic today. Currently we are tracking 6 aircraft with ground speed above 650 knots. pic.twitter.com/1pXnui4vlB
— Flightradar24 (@flightradar24) October 31, 2023
A Ciarán é uma rara tempestade que se formou no Atlântico Norte, acima de Nova Iorque e muito rapidamente se movimentou para junto da costa do Reino Unido. Trata-se de uma depressão muito cavada, o que significa que a pressão atmosférica vai baixar muito rapidamente em apenas 24 horas (o normal é entre 24 20/24 hPa e podemos estar perante algo na ordem dos 29 hPa). Isso fará com que produza ventos ciclónicos, com efeitos ao nível do mar, onde as ondas possam ser de mais de 18 metros de altura. Mas também provocará chuvas intensas e arrastará uma massa de ar frio polar, com neve.
O Reino Unido, onde terá mais impacto, está em alerta máximo, bem como França e Holanda, para onde se deslocará em seguida. Portugal, bem como Espanha, não terá um impacto direto, mas sofrerá o efeito de uma das frentes que lhe está associada.
Incoming Storm Ciarán…
A violent wind storm is brewing in the open waters of the Atlantic right now.
Ciarán unfortunately reaches peak intensity upon arrival on European shores with severe weather warnings issued.
THREAD pic.twitter.com/MeZTF3ZJZV
— Scott Duncan (@ScottDuncanWX) October 31, 2023
Assim, o tempo vai agravar-se em Portugal já quarta-feira à noite, com vento com rajadas que podem chegar aos 150 km/h, ondas até 17 metros e neve. Mas também muita chuva. Há alertas laranjas para a costa portuguesa e amarelos para a maior parte do país para chuva e vento.