O funeral do ator Matthew Perry, o eterno “Chandler” da série norte-americana “Friends”, realizou-se esta sexta-feira em Los Angeles. A cerimónia decorreu no cemitério Forest Lawn, a poucos minutos de distância dos estúdios da Warner Bros, onde era gravada a série, e onde estão nomes como Elizabeth Taylor ou Lucille Ball.

De acordo com o TMZ, a cerimónia foi discreta e contou com a presença de cerca de 20 pessoas, incluindo o elenco de “Friends”. A derradeira despedida do ator, que morreu aos 54 anos, contou com a presença das cinco estrelas de uma das séries mais bem sucedidas dos anos 90 – Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc e David Schwimmer.

Morreu Matthew Perry, o ator que interpretou “Chandler” na série “Friends”. Tinha 54 anos

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Perry deu vida a “Chandler Bing” entre 1994 e 2004, uma personagem que conquistou os fãs com os seus comentários sarcásticos e pelos momentos cómicos com “Joey”, interpretado por Matt LeBlanc. O ator foi encontrado morto a 28 de outubro, na sua casa de Los Angeles.

Os cinco protagonistas da série quebraram o silêncio sobre a morte de Perry na passada segunda-feira, através de um comunicado conjunto. “Estamos todos devastados com a perda do Matthew. Éramos mais do que simples colegas de elenco. Somos uma família”, disseram na declaração enviada à revista People. “Há tanto para dizer, mas agora vamos tirar um momento para fazer o luto processar esta perda insondável”.

Elenco de “Friends” quebra silêncio sobre morte de Matthew Perry. “Éramos mais do que simples colegas. Somos uma família”

Na cerimónia de despedida do ator estiveram também a mãe do ator, Suzanne Morrison, acompanhada pelo marido, Keith Morrison. Também John Bennett Perry, o pai do ator, esteve presente.

O ator foi encontrado morto cerca de um ano após a publicação do seu livro de memórias, intitulado “Friends, Lovers and the Terrible Big Thing”, onde relatou a sua luta de décadas com a dependência de álcool e comprimidos. Na altura do lançamento, Perry dizia que estava sóbrio há cerca de ano e meio.

Matthew Perry lança livro sobre vícios. “Gastei nove milhões de dólares e metade da minha vida a tentar ficar sóbrio”

No mesmo dia do funeral do ator, foi lançada a Fundação Matthew Perry, que se vai dedicar ao apoio a pessoas que estejam a combater a dependência de substâncias. A Reuters escreve que a fundação “vai honrar o legado e ser guiada pelas próprias palavras e experiências e impulsionada pela sua paixão de fazer a diferença em tantas vidas quanto possível”.

No site da fundação está presente uma frase do ator: “Quando eu morrer, não quero que ‘Friends’ seja a primeira coisa a ser mencionada”. “Quero que ajudar os outros seja a primeira coisa que seja mencionada. E é isso que vou tentar provar o resto da minha vida.”

O ator tinha transformado a sua casa de 10 milhões de dólares em Malibu na Perry House, em 2012, uma casa para ajudar quem estivesse a lutar contra alguma adicção. O projeto chegou a receber um prémio da Casa Branca em 2013. O ator vendeu a casa anos mais tarde, mas desde então que continuava a trabalhar em ações solidárias. “Queria ajudar outros viciados e isso dava-lhe propósito”, disse Marta Kauffman, co-criadora de “Friends” ao Today Show da NBC.

Matthew Perry estava “feliz e sóbrio” nas semanas antes de morrer, diz criadora de “Friends”. E até tinha deixado de fumar