A secretária de Estado da Energia e Clima, Ana Fontoura Gouveia, cancelou a participação na Web Summit, que decorre ao longo da próxima semana, numa altura em que o seu nome aparece ligado à Operação Influencer, que investiga negócios de hidrogénio, lítio e o centro de dados da Start Campus. O nome da governante foi ‘apanhado’ nas escutas por ser mencionado por promotores do projeto de armazenamento de dados em Sines.

A informação foi esta sexta-feira avançada pelo Jornal de Negócios. O Observador tentou confirmá-la junto do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, mas ainda não obteve qualquer resposta. Neste momento,  Ana Fontoura Gouveia já não aparece na lista de oradores da Web Summit e o seu nome não consta na conferência em que iria participar.

“Muito malandro”, a lei do “bar aberto” e o “medo de Deus em cima dele”. O que revelam as escutas da Operação Influencer

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Durante a manhã, Ana Fontoura Gouveia ainda aparecia como uma das oradoras da conferência “Turning Iberia into the Next Cleantech Industrial Hub”, que decorre no próximo dia 15 de novembro pelas 15h com o intuito de “descobrir quais são os setores que podem ter maior impacto na aceleração da transição europeia — e ibérica — para a energia verde”. A meio da tarde, o nome da secretária de Estado deixou de aparecer.

A sessão em que Ana Fontoura Gouveia estaria presente

O nome da Secretária de Estado já não consta da lista de oradores da conferência

Embora Ana Fontoura Gouveia já não vá participar, na lista de oradores da Web Summit mantêm-se outros membros do Governo, que, de acordo com as informações disponíveis até ao momento, não terão a intenção de cancelar a presença. É o caso do ministro da Economia, António Costa Silva, que estará presente na cerimónia de abertura e será responsável pelo encerramento.

Entre os oradores da cimeira tecnológica, que decorre entre 13 e 16 de novembro, surgem também os nomes de Ana Catarina Mendes, ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, de Mário Campolargo, secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, e de Bernardo Ivo Cruz, secretário de Estado da Internacionalização.

Inicialmente, António Costa também estaria presente, mas o seu nome desapareceu do site da Web Summit no dia em que anunciou a demissão do cargo de primeiro-ministro.

Saem gigantes tecnológicas e atores, entra Cristina Ferreira e um robot. Quem são (para já) os oradores esperados na Web Summit?