Crise Política

Nicarágua

Primeira demissão no Governo da Nicarágua

O Governo da Nicarágua anunciou na quinta-feira a primeira demissão, o presidente do Conselho Supremo Eleitoral, Roberto Rivas, na sequência dos últimos confrontos que causaram 15 mortos.
América

Nicarágua. Crise política já causou 85 mortos 

A Comissão para a Verdade, Justiça e Paz da Nicarágua elevou para 85 o número de mortos e 997 o número feridos durante a crise política e a violência nas ruas do país, desde meados de abril.
Guiné-Bissau

Guiné. Acordo de Conacri vai ser analisado 

O Acordo de Conacri foi elaborado devido à falta de consenso entre as forças políticas e agora vai ser analisado porque a CEDEAO entende que ainda não foi posto em prática.
Guiné-Bissau

Cancelada reunião para resolver impasse político

A reunião para tentar resolver o impasse na formação do governo guineense foi adiada mas "muito provavelmente poderá acontecer no decorrer desta semana".
Guiné-Bissau

Crise política obriga a presença internacional

Devido à crise política que afeta a Guiné-Bissau, a ONU tem de manter o foco no apoio aos líderes guineenses para a nomeação de um primeiro-ministro e na criação de um Governo inclusivo.
Timor-Leste

Timor. Presidente dissolve parlamento 

Francisco Guterres Lu-Olo dissolveu, no Palácio Presidencial, em Díli, o parlamento e anunciou eleições antecipadas para resolver o impasse político que o país atravessa.
Timor-Leste

Timor. Ramos-Horta defende eleições antecipadas

472
Ramos-Horta diz que é mais democrático fazer eleições antecipadas em Timor do que "tentar impor um arranjo de Governo" que depois não dá resultados. O país vive há vários meses num impasse político.
São Tomé e Príncipe

ONU apela à calma dos políticos são-tomenses 

São Tomé e Príncipe vive uma crise política agravada depois de uma crise institucional, razão pela qual o enviado de secretário-geral da ONU apelou à calma das forças políticas do país.
Timor-Leste

PR ouve Conselho de Estado para resolver impasse

Lu-Olo, eleito em março do ano passado, convocou pela primeira vez na semana passada o Conselho de Estado, com vista a solucionar o atual impasse político pelo qual Timor-Leste atravessa.
Timor-Leste

Quarto partido cumpre "qualquer decisão" do PR

O Partido Democrático afirmou que "o Presidente da República é que decide" e que o partido "está pronto para qualquer decisão", referindo-se à crise política que atravessa Timor-Leste.
Guiné-Bissau

Guiné. Líderes religiosos tentam mediar crise

O pedido de mediação foi feito pelo Presidente guineense, José Mário Vaz, e o grupo é liderado pelo bispo de Bissau, José Camanté. O grupo de religiosos foi recebido pelo líder do PAIGC.
Guiné-Bissau

Guiné. Divergências sobre saída da crise política

José Mário Vaz, quis ouvir os partidos com assento parlamentar, a direção do próprio Parlamento e a coordenação do grupo dos deputados expulsos do PAIGC, sobre a saída da crise política.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. PR recebe 5 partidos quinta-feira

O Presidente da Guiné-Bissau pretende ouvir os representantes de cinco partidos com assento parlamentar para discutir a saída da crise política que afeta o país.
Timor-Leste

Governo quer proteger Estado durante impasse

O Governo timorense quer salvaguardar o funcionamento das instituições do Estado durante o impasse político que o país vive atualmente. A crise política está a situação financeira de Timor.
Guiné-Bissau

Guiné. Presidente rejeita solução externa

O Presidente da Guiné-Bissau rejeita qualquer solução externa para a crise política do país. José Mário Vaz pediu a união de todos os guineenses para encontrar uma solução.
Guiné-Bissau

Guiné. Presidente convoca PAIGC para reunião

O presidente da Guiné-Bissau convocou o PAIGC para uma reunião. O objetivo é discutir uma saída para a crise política que se vive no país.
Angola

Fundo Soberano nega demissão de presidente

A imprensa angolana noticiou que José Filomeno dos Santos tinha pedido a demissão do conselho de administração. Esta informação já foi negada pelo Fundo Soberano de Angola.
Venezuela

Oposição vai retomar diálogo com governo de Maduro

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, saudou na quinta-feira a decisão da oposição de retomar o diálogo com o Governo, cujo processo deverá decorrer a 1 e 2 de dezembro na República Dominicana.
Fome

África subsariana: 224 milhões passam fome

Na África subsariana 224 milhões de pessoas passam fome, 12% a mais que aos números relatados em 2016. Ali, a fome tem aumentado nos últimos tempos, tal como noutras partes do globo.
Zimbabué

Zimbabué. Presidente sul-africano convoca reunião

O chefe de Estado sul-africano, Jacob Zuma, na qualidade de presidente da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), convocou para analisar a crise político-militar no Zimbabué.
Guiné Equatorial

Guiné Equatorial. Opositores desiludidos com CPLP

Os líderes das duas forças partidárias opositoras do Governo de Teodoro Obiang, na Guiné Equatorial, manifestaram-se desiludidos com a falta de críticas dos observadores da CPLP.
Guiné-Bissau

Oposição propõe soluções para crise política

Um coletivo de 15 partidos que contestam o Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, divulgou uma carta aberta na qual apresentam ao chefe de Estado soluções para acabar com a crise política.
Catalunha

"Políticos não vão gerir o caso de Puigdemont"

O chefe da diplomacia da Bélgica disse que "não são os políticos que vão gerir" o caso de Puigdemont e acrescentou que, apesar de ter apelado ao diálogo, este deve ser apenas entre Madrid e Barcelona.
Catalunha

Puigdemont não regressa a Barcelona - como aconteceu

902
Puigdemont foi à Bélgica para conseguir uma resolução para a questão catalã. Admitiu-se que voltaria a Barcelona esta terça-feira mas continua em Bruxelas. Justiça quer ouvi-lo esta quinta-feira.
Catalunha

Puigdemont explica razões da fuga para Bruxelas

566
Carles Puigdemont e cinco membros do governo deixaram a Catalunha rumo a Bruxelas onde poderão pedir asilo. Esclarecimentos serão dados hoje, mas Bélgica já reagiu e - e pode não estar pelos ajustes.
Guiné-Bissau

Reino Unido pede solução à Guiné

O embaixador do Reino Unido no país pediu aos atores políticos guineenses uma solução para o impasse político. George Hodgson disse que a comunidade internacional só pode acompanhar.
Peru

Parlamento do Peru força saída do governo

Fernando Zavala tinha pedido um voto de confiança para a sua política de educação, mas o parlamento peruano retirou o apoio ao primeiro-ministro e ao seu executivo.
China

Venezuela. China reafirma neutralidade do país

O ministro chinês dos Negócios Estrangeiros, Wang Yi, reiterou esta quarta-feira a neutralidade do seu país, face à atual crise política que atinge a Venezuela.
Venezuela

Sabotagem na rede deixa cinco estados sem Internet

Uma sabotagem na rede de fibra ótica venezuelana deixou hoje cinco dos 23 Estados sem serviço de Internet, anunciou a empresa estatal Companhia Anónima Nacional da Venezuela (CANTV).
China

China apoia Assembleia Constituinte da Venezuela

A China apelou a outros países à não intervenção de outros países nos assuntos internos da Venezuela, referindo-se à votação para a Assembleia Nacional Constituinte da Venezuela, celebrada no domingo.
Venezuela

EUA insinuam que querem Maduro fora do poder

O secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, diz que Trump está preocupado com a situação na Venezuela e que a saída de Maduro é admissível.
Venezuela

Maduro rejeita sanções norte-americanas

225
O Presidente da Venezuela rejeita as sanções que lhe foram impostas pelos Estados Unidos, na sequência da eleição da Assembleia Constituinte, cujos protestos terão feito, pelo menos, dez mortos.
Venezuela

Venezuela. Zapatero visita opositor de Maduro

Quatro dias depois de ter sido libertado, Leopoldo Lopez, um dos principais líderes da oposição venezuelana, recebeu a visita do ex-primeiro-ministro espanhol, José Luis Zapatero.
Venezuela

O atirador de Maduro voltou e prometeu novo ataque

152
Óscar Pérez, o militar que disparou sobre o Ministério do Interior e a sede do Supremo Tribunal venezuelano, voltou. Num vídeo publicado nas redes sociais, prometeu novo ataque ao governo de Maduro.
Venezuela

Venezuela. Helicóptero ataca Tribunal e Ministério

255
Um helicóptero disparou e lançou explosivos contra o Ministério do Interior e contra a sede do Supremo Tribunal venezuelano quando Maduro falava aos jornalistas. Não foram registados feridos.
Guiné-Bissau

Guiné pede mais tempo para resolver crise política

O Presidente da Guiné-Bissau pediu mais tempo para resolver a crise político que o país atravessa. O pedido foi dirigido à Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental.
Finanças Públicas

Tudo há-de correr bem, até acabar mal

1.570
Há quinze anos, desde que a crise orçamental começou em 2001-2002, que todas as épocas de bonança têm sido apenas a calma antes da próxima tempestade. Vai agora ser diferente?
Óscares

Óscar para melhor intervenção política vai para...

É um púlpito privilegiado. Milhões de pessoas em todo o mundo assistem aos Óscares fazendo desta noite uma ocasião propícia à ação política. Esta pode ser a edição mais politizada de sempre.
Porto

Porto. PS e PSD em acordo para Área Metropolitana

O presidente da Federação Distrital do PS/Porto, Manuel Pizarro, garantiu que irá aprovar o nome indicado pelo PSD para liderar a Área Metropolitana do Porto.
Europa

Quem é que, afinal, não é populista?

151
A polarização, a demagogia, e a irresponsabilidade atribuídas ao "populismo" não são, como agora nos querem fazer crer, exteriores ao actuais sistemas políticos. São parte desses sistemas.
China

China substitui três ministros, incluindo Finanças

O órgão máximo legislativo da China aprovou uma remodelação do Governo que substitui três ministros, incluindo o das Finanças, noticiou esta segunda-feira a agência oficial chinesa Xinhua.
Crise Política

O presidente, Costa e os outros

538
Na política portuguesa, quase todos estão neste momento reféns uns dos outros, isto é, destituídos de iniciativa. Não há aqui Maquiavéis, mas apenas náufragos num regime à deriva.
Crise Política

Londres confirma contacto com Dhlakama

Ministro britânico para o Desenvolvimento Internacional, Nick Hurd, confirmou um contacto telefónico com o líder da Renamo, Afonso Dhlakama.
Crise Política

Polícia moçambicana impede bloqueio de estradas

Polícia moçambicana assegurou que vai impedir, usando todos meios, postos de controlo anunciados pela Renamo e evitar qualquer forma de bloqueio das estradas do centro de Moçambique.
IRS

Sobretaxa. Governo pediu pareceres e preparou lei

159
Todas as medidas extraordinárias caem em 2016 sem Orçamento? Há dúvidas sobre a sobretaxa do IRS. Governo pediu pareceres e estudou lei autónoma. Agora está tudo parado, mas alguém terá de decidir.
Legislativas 2015

Portugal e Cuba? Em comum só têm "praias ótimas"

Fernando Ulrich diz que olha com "tranquilidade e normalidade" o impasse político. "É a vida, é a democracia", afirma o presidente executivo do BPI.
Crise Política

António Costa do outro lado do muro

6.255
Só novas eleições poderão resolver a crise política portuguesa: ou dando à coligação PSD-CDS a maioria absoluta que lhe faltou, ou dando a um bloco Costa-PCP-BE a vitória eleitoral que não teve.
Maioria de Esquerda

A fraude pós-eleitoral

14.979
António Costa era candidato a primeiro-ministro. Caso os portugueses quisessem um governo liderado por António Costa teriam certamente posto o PS à frente. Não puseram.
Crise Política

PR guineense solicitou novo Primeiro Ministro

O Presidente da República da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, solicitou, por escrito, ao Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) que indique um nome para o cargo de primeiro-ministro, anunciou a presidência.
Brasil

Dilma conta com Senado para enfrentar crise

Dilma Rousseff está a apostar no apoio do Senado do país para conter a atual crise política do país e para aprovar um pacote de reformas que poderá ajudar na recuperação económica.
Guiné-Bissau

Tensão política iminente na Guiné-Bissau

O primeiro-ministro e o presidente do Parlamento da Guiné-Bissau encontram-se no aeroporto da capital a aguardar a chegada ao país do Presidente guineense, José Mário Vaz, depois de uma semana de crise política iminente.
Economia

Lei Macron: crise política em França

A falta de maioria no Parlamento obrigou o Governo francês a legislar por decreto um polémico conjunto de medidas que prevêem a liberalização da economia e maior flexibilidade nos despedimentos.
Timor-Leste

Xanana apresentou a demissão e sai do Governo

Xanana Gusmão demitiu-se hoje do cargo de primeiro-ministro de Timor-Leste, numa carta endereçada ao Presidente da República, Taur Matan Ruak, a que a agência Lusa teve acesso.
Suécia

PM sueco convoca eleições antecipadas

123
Primeiro-ministro Stefan Löfven, líder de um governo minoritário, não se entendeu com a oposição acerca do orçamento.
Constituição da República Portuguesa

Rio quer alterar o sistema político

1.044
Se nada for feito, "o que vai acontecer é um afastamento entre a sociedade que está a evoluir e o sistema político que está estagnado", afirmou Rui Rio.
Crise Política

Rebeldes controlam governo no Iémen

Os rebeldes xiitas tomaram hoje a sede do Governo e a rádio estatal iemenita, em Sanaa, e o primeiro-ministro, Mohamed Basindawa, renunciou ao cargo, informaram altos funcionários do governo.
França

Voilà! Já há novo governo em França

Valls e Hollande optaram por um governo leal, nomeando Emmanuel Macron, um dos conselheiros mais próximos do primeiro-ministro e do Presidente para a importante pasta da Economia.
Luís Marques Mendes

"Esta gente não está boa da cabeça"

182
Luís Marques Mendes diz que há quem, no seio do PSD e do CDS, esteja a fazer "jogo duplo" ao defender eleições antecipadas. "Isso era dar uma vitória ao Costa", disse na SIC.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)