771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Crise Política

Orçamento do Estado

Orçamento em vigor acomoda planos de novo Governo

O PSD começa a admitir que o orçamento em vigor pode ter margem para acomodar medidas a implementar já em 2024. Professores, forças de segurança, saúde e IRS podem, mesmo, avançar sem retificativo.
Fora do Baralho

Temos a esquerda que a extrema-direita gosta?

Partidos à esquerda têm de escolher se querem combater direita ou extrema-direita. Se impedirem AD de governar, são eles e não Montenegro que destroem linhas vermelhas para próximas eleições?
Noticiário

7h. AD com vitória tangencial, PS assume oposição

Luís Montenegro pede "responsabilidade" aos partidos da oposição. Pedro Nuno Santos assume derrota, com avisos: AD não vai contar com o PS para levar o Governo ao colo.
Noticiário

11h. Montenegro está "tranquilo" e "otimista"

Líder da AD já votou em Espinho, acredita numa forte mobilização dos portugueses. Destaque ainda para a noite dos Óscares. Há um luso-descendente na corrida aos maiores prémios do cinema.
Noticiário

8h. Legislativas. Mesas de voto já estão abertas

Mais de 10 milhões de eleitores decidem hoje quem vai suceder a António Costa como primeiro-ministro. E, está escolhida a música que vai representar Portugal na Eurovisão.
Fora do Baralho

Campanha de indecisos, boçalidades e fantasias

Balanço da campanha eleitoral das "incertezas": quem se destacou pela positiva e pela negativa, análise às sondagens e Marcelo a avisar que não aceita "golpes de Estado". 
Noticiário

10h. Ventura denuncia "desvirtuar de eleições"

Líder do Chega diz que há comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo que não receberam os boletins. Ainda neste jornal, a antevisão do clássico FC Porto x Benfica.
Noticiário

8h. AD começa dia na Figueira com Santana Lopes

Caravana da Aliança Democrática ruma ao litoral centro, para ação de campanha com o ex-primeiro-ministro. Ainda neste jornal, a antevisão do clássico entre Futebol Clube do Porto e Benfica.
Noticiário

12h. PS responde a Cavaco: "não esperava apoio"

Pedro Nuno Santos cola Aníbal Cavaco Silva ao passado ao qual o país não deve regressar. E, em Roma, António Costa alertou para os perigos da União Europeia.
Noticiário

7h. Após Durão, AD chama Rui Moreira à campanha

Presidente da Câmara do Porto participa num almoço na Trofa, onde vai anunciar ao apoio a Luís Montenegro. À esquerda, António Costa estreia-se na campanha do Partido Socialista.
Fora do Baralho

Tiros no pé da AD e maus fígados entre BE e Livre

Não há "estados de alma" em campanhas. O que o CDS da AD afirma agora sobre o aborto quer dizer que a PAF andou a mentir sobre a IVG? E ainda a credibilidade de Passos, Livre/direita e Costa árbitro.
Noticiário

9h. "Paralisia" da ONU custa vidas, diz Ramallah

Embaixador da Palestina na ONU considera que o povo de Gaza está a pagar o preço da inércia do Conselho de Segurança das Nações Unidas. E, BE e Chega criticam Rui Tavares.
Direto ao Assunto

Crise Madeira. "Há uma separação perigosa"

Manuel António Correia, candidato à liderança do PSD Madeira e adversário de Miguel Albuquerque, fala num "divórcio político que se sente quando se anda na rua". Eleições sim, não nomeação de governo.
Fora do Baralho

PSD matou o tabu, mas Passos trouxe o "sim é sim"?

Ex-primeiro-ministro apareceu ao 2º dia de campanha da AD, em Faro. Ao falar de imigração, abriu a porta ao Chega? Ainda os "elogios mornos" a Montenegro. E a abrir, cartas para o debate das rádios.
Noticiário

9h. Demite-se PM da Autoridade Palestiniana 

Demissão foi motivada pela “escalada sem precedentes” do conflito no Médio Oriente. E, a contagem decrescente para o debate nas rádios, o último antes das eleições de 10 de março.
Fora do Baralho

Passos Coelho é uma fragilidade na campanha da AD?

A ausência de Ventura mostra a sua visão sobre a democracia. PNS é cristalino quanto a um acordo à esquerda, Montenegro está fechado em copas. E há ainda um "fantasma" que paira no ar: Passos Coelho.
Noticiário

10h. Bielorrússia. Lukashenko recandidato

Presidente bielorrusso anuncia intenção de se candidatar a eleições do próximo ano. E, em dia de arranque de campanha, abrem inscrições para o voto antecipado em mobilidade.
Noticiário

8h. Primárias. Trump vence na Carolina do Sul

Ex-presidente norte americano conseguiu vantagem em mais um estado e está mais perto da nomeação. E, campanha eleitoral arranca oficialmente. Metade dos partidos escolheram o norte do país.
Noticiário

13h. AD critica posição da esquerda sobre Ucrânia

Líder da AD diz que PS tem "dois pesos e duas medidas" ao aceitar coligação com PCP e BE. Ainda neste jornal, IL lamenta que país ande a duas velocidades.
Noticiário

12h. Ucrânia mais perto de vitória, diz Zelensky

No dia em que se assinalam dois anos de invasão russa, presidente ucraniano descreve soldados de Kiev como "pilares" do país. Neste jornal, o rescaldo do debate a oito.
Noticiário

8h. Portugal ao lado de Kiev, garante PM

Presidente da República e primeiro-ministro deixaram mensagem de apoio ao povo ucraniano, no dia em que se assinalam dois dias de guerra. E, AD mantém tabu sobre cenários de governabilidade.
Noticiário

7h. Viabilização? AD mantém tabu, PS quer clareza

Luís Montenegro não diz o que vai fazer, caso fique em segundo lugar nas eleições de março. Pedro Nuno Santos pede clareza. E ainda, Ursula von der Leyen em Kiev para assinalar dois anos de guerra.
Fora do Baralho

PNS tirado a papel químico e a anedota de Mortágua

Taticismo do PS resvala para a "palhaçada"? A bagunça da viabilização de governos, o caso da avó da coordenadora do BE, Costa a fazer campanha pela AD e as boçalidades que Ana Abrunhosa não quis ouvir
Governos Regionais

Açores: Bolieiro iniciou contactos com partidos

Intenção é ouvir a opinião dos restantes partidos representados na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores para que possa definir a data do debate e da votação do Programa.
Noticiário

8h. Avó de Mortágua arrenda apartamento a IPSS

Sábado revela que avó da líder bloquista arrenda apartamento a uma IPSS numa das avenidas mais conhecidas de Lisboa. E, Porto vence Arsenal e está mais perto dos "quartos" da Liga dos Campeões.
A História do Dia

O debate dos debates e as lágrimas na TV

O frente a frente entre Pedro Nuno e Montenegro era um dos mais aguardados. Muda alguma coisa? E as entrevistas mais pessoais na televisão? Susana Rogeiro Nina, investigadora, é a nossa convidada.
Madeira

Pedro Calado: justiça precisou do tempo necessário

Ex-autarca do Funchal diz que a justiça precisou do tempo necessário, apesar de "excessivo". Pedro Calado nega ilegalidades e alerta para particularidades da Madeira para explicar relações de poder.
Noticiário

12h.Madeira.IL pede eleições antecipadas

O presidente da Iniciativa Liberal sobre o caso da Madeira diz que é tempo de deixar a justiça funcionar. Ainda hoje, as soluções para a crise política no arquipélago devem ser conhecidas.
Noticiário

06h. Madeira. Ireneu Barreto fala hoje ao país

Ireneu Barreto anuncia decisão sobre a situação na Madeira, depois da reunião com Marcelo Rebelo de Sousa em Belém. Ainda, os destaques dos debates eleitorais entre PS e BE, e Livre e Chega.
Fora do Baralho

Justiça-choque: meia-razão de Rio e culpa de Costa

Costa queimou oportunidade única de 8 anos para reforma na Justiça. As dimensões do choque do caso judicial da Madeira. Marcelo e o silêncio de ouro. O "erro" de Pedro Nuno e os debates pós-debate.
Crise Política

Madeira. Decisão é conhecida no sábado

O juiz conselheiro esteve reunido cerca de uma hora com Marcelo no Palácio de Belém, em Lisboa, a propósito da crise suscitada pela demissão do presidente do Governo Regional, Miguel Albuequerque.
Justiça

Justiça. Ferro defende intervenção de Marcelo

Em declarações ao Jornal Público, Ferro Rodrigues diz que Marcelo deve agir "rapidamente" e dar um "sinal" de que a atual situação na Justiça "não pode continuar" e que é "necessária uma intervenção".
Noticiário

8h. PS/Madeira insiste em eleições antecipadas

Marcelo Rebelo de Sousa recebe hoje Representante da República para a Madeira. Paulo Cafôfo insiste que solução passa por novas eleições. E, Ucrânia relata "combates ferozes" no leste do país.
360º

Sentenças de tabacaria e ardinas da campanha 

Se há sentenças de tabacaria (diferentes das da justiça), há também muitos ardinas nesta pré-campanha eleitoral. E hoje há decisão sobre o futuro político na Madeira.
Crise Política

O circo

O público começou a protestar na rua, queria o teatro de volta e considerava que o circo não tinha qualidade. Assustados os excluídos criaram uns espectáculos ainda piores.
A História do Dia

Fact Check. Pensões, a avó e a saída do euro

Vamos parar uns minutos e olhar para aquilo que tem sido dito nesta pré-campanha. O que é verdade e não é. Uma conversa com a editora de Economia do Observador Alexandra Machado.
Noticiário

7h. PS critica "ambiguidade" política do PAN

Pedro Nuno Santos e Inês Sousa Real estiveram frente-a-frente, num debate com pontos de entendimento. CDU e AD trocaram acusações sobre os tempos da troika.
Noticiário

13h. IL acusa PS de incompetência

Presidente dos liberais, Rui Rocha, defende que é preciso uma mudança no país, quando falta um mês para as legislativas. Governo prolonga proteção temporária concedida aos cidadãos ucranianos.
Noticiário

7h. CDU e Chega usam "passado" como arma de ataque

Dois candidatos começaram a falar do combate à corrupção, mas colocaram-se de imediato em diferentes extremos ideológicos. E, 7 pessoas morreram num ataque russo em Kharkiv.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos